Cursos por Faixa Etária - Adultos

Anna Costa e SilvaPráticas artísticas de vida

Laboratório vivencial sobre as relações entre práticas artísticas e narrativas pessoais com ênfase no desenvolvimento dos projetos de cada participantx. Tendo a escuta e a experimentação em grupo como principais metodologias, buscaremos um olhar atento para as questões que movem cada umx, de que forma suas narrativas emergem e quais as linguagens e caminhos apropriados para cada projeto. Pensaremos juntxs sobre as relações entre arte e vida, olhando para diversos projetos e artistas ao longo da História da Arte, e como esses se relacionam com o interesse e a prática dxs alunxs. Construção de narrativa, memória, trauma, público x privado, escuta do outro, autorrepresentação, autoficção, redes sociais, lugar de fala, interseções entre as artes visuais e as artes cênicas serão alguns temas abordados ao longo do curso.
2º semestre
13 de agosto a 10 de dezembro
Terça-feira, 19:00–22:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Ana Emerich Atelier da escuta - som, espaço e imaginação política

Atelier da escuta - som, espaço e imaginação política, dedica-se a interlocuções entre o campo sonoro-experimental da arte, a linguagem musical tradicional e um pensamento escultórico que articula volumes do espaço – materiais ou efêmeros, em deslocamentos conceituais e poéticos – no tempo presente.
Curso intensivo 2019
07 de outubro a 25 de novembro
[Dias 07, 14, 21 e 28 de outubro e 04, 11, 18 e 25 de novembro]
Segunda-feira, 19:00–22:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Ana Miguel   Brígida Baltar   Clarissa DenizConversas de Arte

O curso propõe ativar as relações entre a pesquisa e as ramificações da obra de arte em seu tempo. No decorrer dos encontros, serão estudados conceitos da teoria da arte e filosofia aplicados a artistas nacionais e internacionais. Acompanhamento das pesquisas dos alunos com referências históricas, tramas conceituais e culturais.
2º semestre
14 de agosto a 11 de dezembro
Quarta-feira, 14:30–17:30
R$ 430,00/mês
saiba mais...
Bernardo Magina  PINTURA ALÉM DO QUADRO

O curso tem como objetivo levar o aluno a desenvolver um pensamento plástico com conceitos básicos de pintura e desenho (sobretudo com pincel) e capacitá-lo para criar em escala mural ou para intervir na rua e/ou arquiteturas com ou sem o uso da tinta. Visa ainda apresentar uma reflexão histórica da pintura desde as cavernas, passando por afrescos, pela invenção do quadro, muralismo mexicano, graffitti, street art e outras possibilidades contemporâneas.
2º semestre
13 de agosto a 11 de dezembro
Turma 1: Terça-feira, 10:00–13:00
Turma 2: Quarta-feira, 14:00–17:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Bia Amaral   Giodana Holanda Experiências gráficas

O curso visa a produção e a experimentação em torno da imagem gráfica no contexto da arte contemporânea. Propostas e projetos de trabalho são desenvolvidos introduzindo pesquisas, discussões e acompanhamento técnico. Combinando processos e técnicas de gravura em metal, monotipia, fotografia e imagem digital, estimula-se o pensamento da gravura de forma expandida.
2º semestre
15 de agosto a 12 de dezembro
Quinta-feira, 18:00–21:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Bia Amaral   Jac Siano OBSERVAÇÃO E DESENHO: OFICINA PARA JOVENS

Destinado a jovens a partir de 12/13 anos, o curso é prático e tem como objetivo desenvolver a percepção visual, o olhar sobre o espaço, o desenvolvimento de ideias e a habilidade em resolver questões por meio da prática do desenho. Serão propostos exercícios abordando questões como espaço, superfície, linha, composição e escala. Além de estimular o prazer das descobertas, a observação e a invenção, Observação e Desenho: Oficina para Jovens propõe a experiência visual do desenho como possibilidade de desenvolvimento de uma linguagem atemporal. Para tanto são utilizados os mais diversos materiais como barbante, grafite pleno, nanquim, caneta esferográfica, lápis grafite, bloco de notas e papéis variados.
2º semestre
13 de agosto a 10 de dezembro
Terça-feira, 17:15-19:15
R$ 380,00
saiba mais...
Bob N   Edmilson NunesARTE AGORA: Liberdade, Rigor, Poética

Curso dirigido a estudantes de arte com projetos próprios em desenvolvimento, artistas em busca de novas informações e profissionais de áreas afins com objetivo de criar entre os participantes – professores e alunos – um ambiente de troca e convivência que enriqueça os processos criativos aumentando a capacidade de reflexão acerca da própria obra e de sua relação com as demais produções, o mundo, as artes ao longo da história e da época presente, elaborando sobretudo a partir das questões, vivências e experiências individuais dos alunos o desenvolvimento de suas próprias poéticas e linguagens, de forma livre e independente de imposições e temas preestabelecidos.
2º semestre
13 de agosto a 10 de dezembro
Terça-feira, 19:00–22:00
R$ 200,00/mês
saiba mais...
Bruno MiguelPortfólio de Artista : estratégias de apresentação e desenvolvimento

O curso é voltado para artistas em diferentes estágios de carreira e pesquisa que estejam buscando profissionalização. Artistas interessados em uma melhor apresentação e entendimento dos mecanismos para maior chance de acesso a editais, residências artísticas e inserção no circuito. Debateremos sobre a construção da carreira artística analisando os aspectos objetivos inerentes à mesma.

Curso Intensivo 2019
03 de outubro a 21 de novembro
[Dias 03, 10, 17, 24 e 31 de outubro e 07, 14 e 21 de novembro]
Quinta-feira, 19:00–22:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Carli PortellaImagem: Do Desenho Aos Outros Meios

O curso se caracteriza pela utilização de meios experimentais na construção de imagens, que podem se concretizar pela linguagem da pintura, do desenho ou por técnicas mistas.
2º semestre
13 de agosto a 12 de dezembro
Terça e quinta-feira, 14:00–17:00
R$ 380,00/mês (1 x/semana)
R$ 450,00/mês (2 x/semana)
saiba mais...
Charles WatsonO Proceso Criativo

Criatividade não se trata de pílula mágica ou de “baixar o santo”. Ao contrário do que o senso comum sugere, a criatividade não é uma qualidade livre e autônoma, que pode ser dissociada do envolvimento verticalizado com uma atividade ou linguagem específica. Quem não investe não lucra ou, como diz o escritor Robert Heinlein, “Não há boca livre no universo”. Assim sendo,”estratégias” ou “técnicas” criativas só se tornam viáveis/eficazes na presença de forte comprometimento ao longo de um tempo mínimo necessário para internalizar as regras do jogo. Alcançar o desempenho criativo em seu nível máximo requer, além de tempo de investimento, paixão, curiosidade, persistência, tolerância a ambiguidades e coragem para aceitar que muitos erros virão pela frente – erros não são apenas permitidos, são uma pré-condição para criação.
2º semestre
12 de agosto a 04 de dezembro
Segunda e quarta-feira, 19:30–21:30
R$ 760,00/mês
saiba mais...
Charles WatsonCreativity MasterClass 03: Estratégias oblíquas

Se é possível ensinar uma pessoa a ser criativa ou não, é difícil dizer, mas certamente é possível ensinar alguém a estar mais ciente dos obstáculos e barreiras que ela mesma cria durante o processo. E isso já é metade do caminho. Paixão e trabalho duro, embora essenciais para o processo criativo, em si são insuficientes. Mas, uma vez que a energia para agir está no lugar certo, existem muitas técnicas que podem ser utilizadas para nos tornarmos mais conscientes das armadilhas conceituais e perceptivas que impedem a geração de novas ideias. Como disse Linus Pauling – duas vezes ganhador do prêmio Nobel – “O caminho para ter boas ideias é ter muitas ideias e jogar as ruins fora.”
Curso Intensivo
18, 19 e 20 de outubro
Sexta-feira, 19:00–22:00
Sábado e domingo, 14:00–18:00
R$ 700,00
saiba mais...
Charles WatsonCREATIVITY MASTERCLASS 04: VISUALIZAÇÃO

O termo visualização refere-se ao processo de pensar através de imagens ao invés de palavras. Apesar de ser uma poderosa ferramenta para a conceitualização criativa, tem sido sistematicamente negligenciada nas estruturas educativas existentes. Uma vez sabendo que nosso córtex visual é a maior região do cérebro destinada ao processamento de dados sensoriais, seria um desperdício não levar isso em consideração. Pesquisas recentes não estão apenas transformando a maneira que pensamos sobre o papel da visualização no processo criativo, como também confirmando o que mentores e professores já conhecem há anos – que a habilidade de visualizar é uma das mais importantes ferramentas no arsenal de táticas criativas. Do ponto de vista neurocientífico, existem semelhanças entre fazer algo, e a simulação visual da mesma ação. Não há mais dúvidas que a capacidade de formar e manipular imagens associadas a uma atividade é capaz de promover mudanças inclusive na nossa arquitetura cognitiva.
Curso Intensivo
05 a 08 de dezembro
Quinta e sexta-feira, 19:00–22:00
Sábado e domingo, 14:00–18:00
R$ 700,00
saiba mais...
Chico CunhaConstrução, conceito e narrativa na figura pintada

O curso enfatiza a questão da figura pintada e suas possibilidades na arte contemporânea. A partir de grupos de pintores, sempre formado por um contemporâneo e dois outros que sejam seus pares (influências) na história da arte, serão debatidas questões inerentes à pintura, as pesquisas e as similaridades poéticas e suas adaptações à diversas épocas. O semestre consiste em 18 aulas abordando a produção de 54 pintores na história da arte e na produção contemporânea.
2º semestre
14 de agosto a 11 de dezembro
Quarta-feira, 19:00–22:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Chico CunhaA Prática Da Pintura

O objetivo do curso é demonstrar ao aluno a necessidade de compreensão do que é construção de pintura para a realização de um projeto pessoal nesta mídia. O curso é composto de uma série de exercícios que abordam técnicas fundamentais da pintura como: aplicação de tinta, volume, representação, cor, valor tonal, transparência, luminosidade, etc…
2º semestre
12 de agosto a 14 de dezembro
Turma 1: Segunda e quarta-feira, 14:00–17:00
Turma 2: Segunda-feira, 19:30–22:30
Turma 3: Sábado, 10:00–13:00
R$ 380,00/mês (1x/semana)
R$ 450,00/mês (2x/semana)
saiba mais...
David CuryAntiformas De Intervenção

Tendo em vista que a Arte exige convivência (com seu acervo e história, seus propositores e pensadores, com seu lugar social e formas de exibição) ― e considerando sobretudo que a Arte Contemporânea rejeita hierarquias de qualquer ordem (ideia, forma, matéria, técnica) ― busca-se produzir um descondicionamento generalizado do Artista, estimulando-o à uma radicalização de suas pesquisas individuais bem como à contínua experimentação. Trata-se de uma Oficina para multisuportes e multimeios, com orientação prática e conceitual simultaneamente: desde o ciclo histórico do Conceitualismo (1965-1975), imaginar já é fazer o trabalho de arte; e fazer o trabalho de arte já é pensar.
2º semestre
13 de agosto a 12 de dezembro
Turma 1: Terças-feiras, 19:00–22:00
Turma 2: Quinta-feira, 16:00–19:00
R$ 450,00/mês
saiba mais...
Denise CathilinaFotografia Expandida

Curso prático e introdutório que pretende discutir, a partir das ideias de Vilém Flusser, a fotografia para além das questões técnicas e estimular o desenvolvimento de uma linguagem pessoal. Propiciar a orientação e o aprofundamento do discurso e da prática relacionada às imagens. Sendo uma das bases da sociedade de consumo com seu alto poder de reprodutibilidade, a fotografia tende a obter como resultado um tipo de visualidade extremamente desgastada em virtude do fato de ser produzida por meio de um aparelho com programa pré-estabelecido. Contrariar esta lógica através de interferências no programa, e expandir o conceito de foto para além do clicar, e fazer as cópias é o objetivo do curso.
2º semestre
14 de agosto a 12 de dezembro
Turma 1: Quarta-feira, 14:00–17:00
Turma 2: Quarta-feira, 19:00–22:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Denise CathilinaArte & Tecnologia

O curso tem como objetivo fornecer subsídios técnicos, e orientação crítica para que os participantes possam desenvolver seus projetos pessoais em imagem produzida por aparelhos: fotografia, scanner, xerox, impressoras, projetores, vídeo ou computador. No decorrer do curso serão propostos exercícios que estimulem o uso desses aparelhos. Também serão discutidos temas e estratégias recorrentes na produção de arte contemporânea relacionadas aos trabalhos dos alunos, de modo a criar embasamento teórico para aprofundar as questões relativas à imagem máquina. O aluno receberá orientação e acompanhamento para construção de projeto de será apresentado ao final do curso.
2º semestre
13 de agosto a 10 de dezembro
Turma 1: Terça-feira, 10:00–13:00
Turma 2: Terça-feira, 19:00–22:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Evany CardosoSERIGRAFIA NÃO FOTOGRÁFICA

O objetivo da oficina é transmitir um conhecimento da serigrafia, através de vários tipos de máscaras: de papéis, espontâneas, de goma arábica, de grafite, possibilitando impressões sobre diversos suportes. Uma maneira de se trabalhar com a matriz serigráfica sem necessidade de aparelhagem especial como a câmara escura e utilização de emulsão foto-sensível.
2º semestre
13 de agosto a 10 de dezembro
Terça e quinta-feira, 14:00–17:00
R$ 450,00/mês
saiba mais...
Fábia SchnoorLaboratório de Pesquisa: respirar, comer e dormir

Laboratório colaborativo que propõe articular pesquisas individuais em um âmbito coletivo e multidisciplinar, criando percursos de leitura dinâmicos entre os trabalhos individuais e as imagens ou dados trazidos pelo grupo. Nesse semestre o eixo da pesquisa coletiva proposto é respirar, comer e dormir. O caminho de reflexão sugerido é partir de três funções fisiológicas humanas primordiais, em volta das quais nos organizamos, para observar e investigar como se estabelecem as relações pessoais, culturais e sociais em torno delas. O programa inclui convidados de diferentes áreas de conhecimento, oficinas e propõe aos participantes explorar conteúdos de diferentes mídias e disciplinas nas pesquisas. A inscrição é aberta a todas as pessoas, estudantes, artistas e profissionais de todas as áreas que tenham interesse em trabalhar de forma colaborativa.
2º semestre
17 de agosto a 14 de dezembro
Sábado, 10:00–13:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Fernanda LopesLaboratório De Pesquisa E Prática De Texto Em Arte

A partir da visita a exposições em cartaz na cidade, o curso visa estimular a prática da escrita assim como a discussão sobre aspectos das produções artística e crítica, além das possibilidades do uso do texto no campo artístico.
2º semestre
14 de agosto a 12 de dezembro
Turma 1: Quarta-feira, 10:00–12:00
Turma 2: Quinta-feira, 19:30–21:30
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Fernando Cocchiarale   IVAN PASCARELLITÓPICOS ESSENCIAIS DE CURADORIA E
MONTAGEM DE EXPOSIÇÕES DE ARTE


Apresentar para estudantes, artistas, designers, arquitetos, produtores culturais e demais interessados, as etapas essenciais da curadoria e da conceituação espacial do projeto de montagem de exposições de arte. Não é, portanto um curso de especialização, mas de introdução às principais etapas do trabalho curatorial.
2º semestre
15 de agosto a 12 de dezembro
Quinta-feira, 10:00–13:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Fernando Cocchiarale   Marcos BonissonConversações sobre Escritos de Arte

A proposta desse curso teórico concentra-se em diálogos livres a partir de textos escolhidos. Para pautar as conversações sobre escritos de arte, serão selecionados, cerca de dezesseis textos de filósofos, teóricos, artistas e curadores. Nesse sentido, para que todos os participantes possam lê-los, previamente, aos debates em aula. Entre os autores: Julia Kristeva, Hélio Oiticica, Lucy Lippard, Nietzsche, Waldemar Cordeiro, Sol Le Witt, Susan Sontag, Artur Barrio, Joseph Beuys, Lygia Clark, Michel Foucault, Ana Mendieta, Kasimir Malevich, Rosalind Krauss, Jacques Derrida, Carolyn Christov-Bakargiev, Tristan Tzara, Joseph Beuys, Tania Rivera, entre outras.
2º semestre
14 de agosto a 27 de novembro
Quarta-feira, 10:00–12:00
R$ 350,00/mês
saiba mais...
Gianguido BonfantiModelo Vivo

Sem intimidade com a forma, matéria bruta do campo visual, o desenho, a pintura e a arquitetura não seriam possíveis. Não importando se a linguagem é abstrata ou figurativa, a forma será sempre a matriz fundadora desses universos. O curso de Modelo Vivo é orientado para desenvolver no aluno, através da observação do corpo humano, a percepção visual, o que lhe permitirá, ao entender visualmente as formas, desenhá-las. Tendo o desenho como meta principal, o curso trabalha o discurso gráfico como campo expressivo, sendo a sensibilidade da linha um de seus elementos indispensáveis.
2º semestre
14 de agosto a 12 de dezembro
Turma 1: Quarta-feira, 19:30–22:00
Turma 2: Quinta-feira, 10:00–12:30
R$ 380,00/mês
*Não inclui o custo de modelos.
saiba mais...
Iole de FreitasEncontros e Reflexões

O grupo é levado a refletir sobre a poética das obras apresentadas por cada participante.

2º semestre
15 de agosto a 12 de dezembro
Quinta-feira, 10:00–12:00
R$ 305,00/mês
saiba mais...
Iza Valente   Rogério EmersonLuz e Cena

O curso permeia as múltiplas possibilidades de pensar e criar cenografia e iluminação, assim como a inter-relação entre esses dois segmentos da arte.
2º semestre
12 de agosto a 25 de novembro
Segunda-feira, 19:00–22:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
João AtanásioGravura: Teoria, Prática E Experimentação

Incentivar os alunos a explorar os limites das técnicas da gravura, em especial gravura em metal, buscando novos recursos gráficos a fim de obter resultados plásticos, objetivando ajudá-los a refletir sobre o seu processo de trabalho e desenvolvimento de um projetográfico.
2º semestre
14 de agosto a 11 de dezembro
Quarta-feira, 14:00–17:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
João Carlos GoldbergCONVERSANDO SOBRE ESCULTURA, OBJETO ETC. E TAL
(COM ÊNFASE NO ETC. E TAL)


O curso, prático-teórico, enfoca os aspectos da produção da arte no campo tridimensional, com base na análise das técnicas, métodos e materiais, além do processo criativo de artistas modernos e contemporâneos. Os alunos podem utilizar o ateliê-oficina e receber orientação do professor para o desenvolvimento de seus trabalhos.
2º semestre
14 de agosto a 11 de dezembro
Quarta-feira, 14:00–17:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Júlio Castro   Ana Clara LemosStencil em Base Fotográfica – da gravura à arte pública

A produção de imagens em stencil (molde vazado) tem se evidenciado na última década no âmbito da arte urbana no Brasil e vem se aprimorando com o uso da imagem fotográfica, acentuada pelo uso das novas tecnologias de manipulação de imagem e tem se mostrado carregado de um forte cunho crítico e ao mesmo tempo poético na relação com a cidade e seus habitantes.

O curso propõe uma imersão na linguagem do stencil e pretende mostrar a versatilidade dessa prática no que diz respeito a possibilidades de desdobramentos: arte urbana, impressão em papel, tecido, criação de lambe-lambe, entre outros. Serão apresentados todos os processos de criação, desde a produção fotográfica, passando pela edição da imagem, corte das matrizes, impressão e as circunstâncias de produção/impressão dos trabalhos no ambiente da cidade.
2º semestre
12 de agosto a 09 de dezembro
Segunda-feira, 14:00–17:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Júlio CastroXilogravura e Conexões

O curso objetiva capacitar prática e teoricamente o desenvolvimento da xilogravura como linguagem no âmbito da arte contemporânea. A partir de uma abordagem histórica da xilogravura no decorrer dos diversos movimentos artísticos e do conhecimento dos instrumentos de gravação, suportes e meios de impressão, os participantes serão estimulados a produzir e a refletir coletivamente sobre os desafios que os recursos da xilogravura suscitam, associando a procedimentos da gravura como um todo e seus desdobramentos tais como a monotipia, o stencil e a imagem digital.
2º semestre
12 de agosto a 09 de dezembro
Segunda-feira, 19:00–22:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Júlio Castro   Pedro RochaPalavra Impressa

Palavra Impressa busca desenvolver as possibilidades da poética da palavra no espaço do papel e seus desdobramentos como livro objeto, cartaz etc. Investigar o aprofundamento do poema e até mesmo de uma única palavra através dos procedimentos da gravura. Ao instrumentalizar os participantes da oficina da palavra impressa com as técnicas da gravura, criando matrizes e formas de gravar alternativas, ampliamos as bordas do conteúdo escrito e insuflam-se camadas na comunicação. Com variáveis diversas e toda a possibilidade de invenção, a gravura adiciona intenções distintas a um mesmo texto como fosse a própria oralização da escrita. Imagem narrada, narrativa gravada.
2º semestre
12 de agosto a 09 de dezembr
Segunda-feira, 14:00–17:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Luiz ErnestoQuestões Fundamentais Da Pintura

Neste curso o aluno terá contato com inúmeros procedimentos técnicos de pintura sempre discutidos à luz de seus aspectos históricos e conceituais. Através da apresentação de imagens em livros ou em Power points, será mostrado como o surgimento de novos materiais e técnicas foi concomitante às mudanças na concepção de arte ao longo da história.
2º semestre
12 de agosto a 11 de dezembro
Turma 1: Segunda-feira e quarta-feira, 14:00–17:00
Turma 2: Quarta-feira, 19:00–22:00
R$ 380,00/mês (1x/semana)
R$ 450,00/mês (2x/semana)
saiba mais...
Bruno Miguel  Luiz ErnestoQuestões Prático-Teóricas Da Pintura Na Contemporaneidade

Através do debate crítico e das dinâmicas de apresentação e defesa das obras dos alunos se fomentará também o desenvolvimento teórico específico para artistas dispostos a se aprofundar nas questões da pintura na contemporaneidade. Curso voltado para pintores em nível intermediário e avançado.

2º semestre
12 de agosto a 09 de dezembro
Segunda-feira, 19:30–22:00
R$ 415,00/mês
saiba mais...
Marcelo RochaA Arte do Século XXI

A grande diversidade da produção artística que encontramos no mundo em nossos dias constitui um painel rico e complexo de ideias e possibilidades renovadoras no âmbito da arte contemporânea. Nomes como Tatsuo Myajima, Ryoji Ikeda, Ai Weiwei, Subodh Gupta, Mikhal Rovner, Doris Salcedo, Damian Ortega, Tara Donovan, Claire Morgan, Michel de Broin, entre muitos outros, vêm renovando a cena da arte de maneira marcante, com obras contundentes e dotadas de perspectivas inovadoras acerca de nossas sociedades, de nosso presente histórico, e acerca da arte mesma. O objetivo do curso é trazer ao conhecimento do público carioca a obra destes artistas que estão contribuindo decisivamente para os modos como concebemos e realizamos arte hoje, no século XXI.

2º semestre
15 de agosto a 12 de dezembro
Quinta-feira, 19:30–21:00
R$ 350,00/mês


saiba mais...
Marcos BonissonLinguagens Visuais: Teorias e Práticas em Fotografia e Vídeoarte

O curso tem como objetivo orientar/dialogar com todos os interessados (sem pré-requisitos) em pesquisar e trabalhar a partir de leituras, teorias e práticas experimentais com fotografia, videoarte, colagem e outros suportes, em direção ao desenvolvimento de um trabalho pessoal ou aquisição de conhecimentos no campo das artes visuais.
2º semestre
15 de agosto a 12 de dezembro
Quinta-feira, 19:00–22:00
R$ 380,00/mês

saiba mais...
Mariana ManhãesPRÁTICA DO ARTISTA: FIOS PARA LABIRINTOS

O título do curso faz referência à obra do filósofo francês Gaston Bachelard, “A Chama de uma Vela”, uma ode ao silencioso processo de criação poética. Sabendo que esse processo pode ser bastante angustiante, a intenção é promover o convívio e a troca de ideias. Acreditamos que, ao compartilhar as tensões e dúvidas com outros artistas que estejam na mesma situação, pode-se acender uma ou mais chamas a iluminarem os caminhos de cada um.
2º semestre
14 de agosto a 11 de dezembro
Quarta-feira, 10:00–12:00
R$ 350,00/mês
saiba mais...
Marcos DuarteOficina de transformação de materiais

A OFICINA DE TRANSFORMAÇÃO DE MATERIAIS é uma atividade permanente da Oficina 3D que propõe pensar este espaço como um laboratório de experimentações e execução de projetos escultóricos e de objetos. Nesse ambiente, o aluno desenvolverá seu projeto com acompanhamento e discussões sobre a melhor forma de executar o trabalho e a escolha de materiais e técnicas. As atividades serão desenvolvidas buscando o aprimoramento das práticas de uso da oficina, observando normas de segurança, tais como uso de equipamentos de proteção individual, e o conhecimento do maquinário e das ferramentas.

2º semestre
13 de agosto a 10 de dezembro
Terça-feira, 14:00–17:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Millena LíziaEXPERIÊNCIAS EPIDÉRMICAS: ENTRE PRODUÇÕES DE ENCONTROS E CONFRONTOS

Este curso não é necessariamente sobre artes, mas, antes, sobre uma tomada de posicionamento de que não há territórios de opressão, de destruição e de colonialidade, por fim, que se façam sem resistências – e entendendo a produção de resistência como campo plural de ativação que se materializa também em termos estéticos, teóricos, poéticos, discursivos, subjetivos, criativos, vitais.

2º semestre
15 de agosto a 12 de dezembro Quinta-feira, 14:00–17:00 R$ 200,00/mês
saiba mais...
Nadam GuerraA Arte do tarô
Curso vivencial. Prático e teórico. Iremos fazer fazer exercícios de sensibilização e intuição. Conversar sobre as tradições de oráculos, a história do Tarô e suas inúmeras variantes. Experimentar a leitura de imagens e a criação de nosso próprio oráculo pessoal. Indicado para qualquer pessoa interessada nas conexões entre arte e tarô com ou sem experiência.
2º semestre
12 de agosto a 27 de novembro
Segunda e quarta-feira, 19:00–22:00
R$ 450,00/mês
saiba mais...
Rodrigo Torres   Pedro VarelaCOLAGEM COMO FORMA DE PENSAMENTO

A colagem é um dos procedimentos chave para se compreender a imagem da modernidade até os dias atuais. Apesar de todas as mudanças que estamos vivendo nas últimas décadas a colagem, como forma de pensar e não apenas como meio, continua sendo um mecanismo muito importante para produção visual, e sua compreensão é importantíssima para pensar a produção de imagens hoje. Pensar a colagem hoje é um desafio mas também um ótimo exercício de percepção da imagem que permite ao aluno ver de forma diferente sua construção tanto no seu aspecto formal, técnico e conceitual.
2º semestre
15 de agosto a 12 de dezembro
Turma 1: Quinta-feira, 14:00–17:00
04 de setembro a 12 de dezembro
Turma 2: Quarta-feira, 14:00–17:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Ronaldo MacedoArte da Pintura

O curso, destinado a artistas com produção autoral, propõe a discussão sobre as diferentes técnicas e processos de criação na pintura, a partir do contato com diversos equipamentos, suportes e materiais. Por intermédio da análise dos trabalhos dos participantes, serão propostos debates, com ênfase na dinâmica da cor e sua utilização no contexto da arte contemporânea.

2º semestre
13 de agosto a 10 de dezembro
Terça-feira, 14:00–17:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Sonia SalcedoPoética Expositiva: Desenvolvimento E Acompanhamento De Projetos

O curso tem por objetivo acompanhar e desenvolver projetos artísticos que visem sua exposição. Destina-se a artistas, curadores, designers, historiadores, produtores, pesquisadores, criadores e demais profissionais interessados em desenvolver um pensamento sobre seu próprio trabalho no campo das exposições de arte como meio de criação e/ou pesquisa de sua poética. Encontros em salas/ateliers tratarão de etapas de desenvolvimento projetivo – da conceituação a realização –, visando o lugar expositivo como modelo estrutural da obra.
2º semestre
13 de agosto a 10 de dezembro
Terça-feira, 19:00–22:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Sonia SalcedoDa curadoria a expografia: concepção e prática expositiva

Curso teórico-prático que visa, a partir da apresentação de procedimentos técnicos e poéticos em concepções e montagens de exposições, estimular o conhecimento sobre a concepção e a prática expositiva, com destaque para a relação entre a organização do material exposto no processo de realização da expografia e o entendimento do processo de conceituação curatorial.
2º semestre
15 de agosto a 12 de dezembro
Quinta-feira, 19:00–22:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Susana Spadaccini A Gravura Em Outras Bases E Em Todos Os Níveis

O curso toma como ponto de partida a monotipia e a serigrafia à base de água. Abrange, na sequência, conteúdos de diversos métodos não tóxicos de gravura e suas interações com o desenho, a pintura, a fotografia e a impressão digital. Destina-se a todos que, mesmo sem experiência em produção gráfica, desejem explorar o potencial das novas dinâmicas nos processos de reprodutibilidade. Visa a criar um espaço de prática e discussão sobre as possibilidades inerentes à experimentação desses recursos, priorizando a análise e o acompanhamento individual do trabalho do aluno no intuito de capacitá-lo ao desenvolvimento de um projeto pessoal.
2º semestre
14 de agosto a 27 de novembro
Quarta-feira, 19:00–22:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Susana Spadaccini   Beatriz FinkielsztejnLABORATÓRIO TÊXTIL: CORES DA NATUREZA

Laboratório de impressão botânica, com introdução ao tingimento natural têxtil e a outras técnicas, como tie dye, serigrafia, estênceis e carimbos, para a criação de padronagens e estampas. Serão utilizadas nos processos tintas e colorações naturais de origem renovável, folhas, cascas de árvores, raízes e sementes. Os procedimentos apresentados servirão como ponto de partida para que o participante inicie sua jornada de pesquisa e experimentações, conectando-se com questões relevantes como a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável.
Curso Intensivo 2019
03 de setembro a 26 de novembro
Terça-feira, 10:00–13:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Tina VelhoLitografia

O curso é oferecido a artistas, alunos com trabalhos em desenvolvimento e iniciantes. É destinado àqueles que pretendem desenvolver trabalhos em litografia e tenham interesse em discutir sua produção dentro do universo contemporâneo. O curso objetiva, através da prática de ateliê, explorar e entender os princípios da litografia, estendendo suas possibilidades, de forma a combinar e mesclar diferentes procedimentos utilizando também como veículo gráfico o computador e outras ferramentas contemporâneas. A partir de aulas práticas entremeadas por debates sobre textos e artistas contemporâneos, será estimulada a produção de projetos individuais, com orientação e discussão dos trabalhos.
2º semestre
14 de agosto a 11 de dezembro
Quarta-feira, 10:00–13:00 e 14:00–17:00
R$ 380,00/mês (1x semana)
R$ 450,00/mês (2x semana)
*Taxa de material não incluída.
saiba mais...
Thiago BarrosFotografia Iniciante

O curso objetiva o descobrimento do ato fotográfico e seu aprofundamento conceitual como ferramenta artística, explorando as principais técnicas para controle de seus resultados. A partir de encontros com uso de material áudio visual, intercalados com vivências práticas, será estimulada a formação histórica, articulada com conceitos teóricos e práticos na fotografia.
2º semestre
05 de setembro a 31 de outubro
Quinta-feira, 19:00–21:30
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Valerio Ricci MontaniO DESENHO NA ARTE CONTEMPORÂNEA. DAS VANGUARDAS ARTÍSTICAS À CONTEMPORANEIDADE

O curso propõe analisar a técnica do desenho nas principais manifestações artísticas do século XX e da arte contemporânea, tendo como premissa a ruptura definitiva com a tradição acadêmica e a renovação do conceito do fazer artístico das vanguardas. Por meio de aulas teóricas e práticas, será proposto desenvolver projetos individuais a partir do trabalho de artistas como Pablo Picasso, Henri Matisse, David Hockney, Kiki Smith (Colagem), Guillame Apollinaire, Mira Schendel, Bruce Nauman, Barbara Kruger, Alighiero Boetti (Poesia Visual), Max Ernest, Masao Okabe, Do Ho Suh (Surrealismo, Frottage), Kandinskij, Klee, Mirò, Cy Twombly (Abstracionismo), Ad Reinhardt, Frank Stella, Agnes Martin, Carl Andre, Sol LeWitt, Robert Morris, Olafur Eliasson (Arte processual), entres outros.
2º semestre
12 de agosto a 09 de dezembro
Segunda-feira, 14:00–17:00
R$ 380,00/mês
saiba mais...
Valerio Ricci MontaniVanitas e Memento Mori. Dialogo e Produção na Arte Contemporânea

O curso é voltado a artistas com práticas em andamento que procurem orientação e acompanhamento de trabalhos, relacionando suas pesquisas com as práticas da arte contemporânea. Durante o semestre é proposto aos alunos o tema de pesquisa “Vanitas e Memento Mori”, a fim de desenvolver um projeto individual por meio de aulas teóricas e práticas.
2º semestre
15 de agosto 12 de dezembro
Quinta-feira, 14:00–17:00
R$ 350,00/mês
saiba mais...