Fazendo Arte: 4 a 12 anos

Fazendo Arte: 4 a 12 anos

Professoras: Daniela Seixas, Jacqueline Siano e Nena Balthar

1º semestre
04 de fevereiro a 24 de junho
Sábado, 10:00–12:00
R$ 355,00/mês
2º semestre
05 de agosto a 16 de dezembro
Sábado, 10:00–12:00
R$ 355,00/mês
 

Público-alvo
Crianças e jovens entre 4 e 12 anos organizadas nas seguintes faixas etárias: 4 a 6; 7 a 9; 10 a 12 anos.
Até 12 alunos por turma.

Objetivos
Proporcionar, por meio de atividades e experimentos, uma aproximação divertida e ao mesmo tempo significativa com a arte feita na contemporaneidade. De modo que o aluno desenvolva a capacidade de produzir, perceber e refletir sobre suas realizações.

Conteúdo
Atividades e exercícios com exploração de materiais diversos (lápis de cor, giz, pastel seco e oleoso, tinta guache, material encontrados em passeio pelo parque entre outros) em suportes variados assim como suas articulações com o pensamento de arte.

Dinâmica
O eixo principal da dinâmica é tornar a sala-estúdio em lugar de experiências e ações. Através de exercícios o aluno é encorajado a criar um portfólio com seus trabalhos de modo a pensar um repertório próprio. Assim são propostos exercícios a partir dos interesses do grupo. Como parte das dinâmicas os alunos têm a oportunidade de caminhar pelo parque, visitar as exposições nas galerias da EAV e as professoras fazem sugestões, trazem informações sobre trabalhos de arte e apresentam artistas visuais para o grupo. O que permite gerar novos olhares e trocas de ideias sobre o que é feito em sala.

Daniela Seixas
Artista, mestre em Processos artísticos contemporâneos e licenciada em Artes visuais pela UERJ. Participou de diversas exposições, como as coletivas: 10ª Bienal do Mercosul: Mensagens de Uma Nova América (Usina – Porto Alegre), Deslize (MAR – Rio de Janeiro), Through the surface of the page (DRCLAS, Harvard University – Massachusetts), City as a process (Parallel program, 2nd Ural Industrial Biennial of Contemporary Art – Rússia), Prêmio EDP nas Artes (Instituto Tomie Ohtake – São Paulo), entre-vistas (Programa Aprofundamento EAV Parque Lage – Rio de Janeiro); e as individuais: A riscar (Paço das Artes – São Paulo), Drawing error (Zip’up, São Paulo), Como habitar palavras ou outros objetos (Flip – Sesc Paraty) e Tarefas rarefeitas (Galeria Ibeu – Rio de Janeiro).

Jacqueline Siano
(JacSiano) é artista-pesquisadora, doutoranda em Processos Artísticos Contemporâneos pelo PPGArtes-UERJ. Vive e trabalha no Rio de Janeiro onde desenvolve pesquisa sobre as relações entre arte e espaços de prática. Iniciou sua formação em artes na EAV-Parque Lage no ano de 1993. Desde 2004 participa de exposições em diversas cidades do Brasil. Nos anos de 2005 e 2006 integra a equipe de educação no MAM-RJ sob coordenação de Maria Tornaghi, passando a seguir, a compor a equipe do núcleo de Crianças e Jovens da EAV-Parque Lage, onde atua como professora.

Nena Balthar
Artista e doutora em processos artísticos no Instituto de Arte/UERJ. Participa de exposições no Brasil e exterior. Recebeu prêmios no 1º Salão Cândido Portinari, no 1º Salão de Inverno da UFRJ e o prêmio Rede Nacional Funarte de Artes Visuais – 7a edição. Sua obra figura em coleções públicas como o Museu de Arte do Rio (M.A.R). Trabalha com desenho, performance e vídeo.Participou de diversos projetos de educação em museus e centros culturais como Museu do Açude, Paço Imperial, Museu Nacional de Belas Artes e SESC-RJ. Fez parte da equipe de educação do MAM-RJ entre 1999 e 2006 sob coordenação de Maria Tornaghi. Foi professora de Litografia na EAV – Parque Lage de 1990-1992 sendo em seguida convidada a fazer parte do núcleo de Crianças e Jovens da mesma escola onde permanece como professora até hoje. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.

Regulamento de bolsas ➝