Filme sem câmera: Raiz de azul

Filme sem câmera: Raiz de azul

foto: Luana Moura

Filme sem câmera: Raiz de azul
Professora: Patricia Alves Dias
15 e 16 de julho
15:30-17:30
Idade: 6 a 12 anos

Sobre o curso
“Na Terra tinha raiz de peixe, de ave, de água, de concha, de Sol e de árvore. E no céu Raiz de Azul!” (Trecho da narração “O Menino que engoliu o Sol”).

Inspiradas na observação da floresta e no trecho da narração da série de animação inédita “O Menino que engoliu o Sol”, da EBC e da POLOFILME, as crianças vão criar um filme coletivo sem câmera sobre o tema da primeira semana de julho da descolônia de 2019, “FLORESTA: em cima da terra”.

Os filmes sem câmera serão produzidos em brinquedos óticos, objetos do período do pré-cinema (séc.19) em rolinhos de bobinas de papel.

Professora

Patricia Alves Dias, Recife, 1965. Vive entre o Rio de Janeiro, Pernambuco e Mato Grosso do Sul.
Cineasta e educadora. Formada em Jornalismo pela UFRJ (1992) e Mestre em Educação pela UERJ (2014). É cineasta especializada pelo National Film Board of Canada e pela Embrafilme. Foi artista residente nos Estúdios de Cinema de Barrandov Jirí Trnka, na República Tcheca. Tem especialização em infância, juventude e cultura contemporânea pelo Proped/UERJ e atua como criadora e produtora de filmes para/com crianças e jovens desde 1995. Foi produtora-criadora da série de filmes para crianças Juro que Vi (Japan Prize) e Carta Animada pela Paz (Prêmio UNESCO Melhores Práticas de Mídia nas Escolas da América Latina) na MULTIRIO. Recebeu os prémios “Amiga do cinema infantil” no FICI e “Amiga da criança” na Mostra de Cinema de Florianópolis.