Obra em Progresso: Fazendo Livros de Fotos

Obra em Progresso: Fazendo Livros de Fotos

Rony Maltz

Professor: Rony Maltz

2º semestre
13 de agosto a 10 de dezembro
Segunda-feira, 19:00–22:00
R$ 450,00/mês

*Inclui papel, tinta e materiais para impressão e acabamento dos livros feitos conjuntamente ao longo do curso.

Apresentação
Diante do volume de imagens produzidas e postas em circulação diariamente, já na década de 70, críticos como Susan Sontag alertavam contra a banalização dos efeitos da fotografia. No espaço de uma geração, esse dilema se tornou provinciano. Apenas no último ano, foram postadas na rede mais imagens digitais do que a totalidade das fotografias analógicas produzidas em 180 anos de história. A imagem incorpórea, desmaterializada, tornou-se a forma dominante de representação e mediação do mundo.

Pensadores contemporâneos como Jonathan Crary e Hans Ulrich Gumbrecht argumentam que a oferta infinita de atrações e solicitações e a homogeneização e aceleração dessa oferta funcionam como incapacitantes da experiência visual. Permanentemente atarefados e nunca desligados (ainda que no modo silencioso), estaríamos perdendo nossa capacidade de devanear, de sonhar acordados.

É nesse contexto que ressurge o termo “fotolivro”, na virada do século, na esteira da revolução digital. As imagens já não se conformam a análises individualizadas, devem ser entendidas como integrantes de um conjunto em que “o todo é mais do que a soma de suas partes”. Com seu apelo aos sentidos, colocando o corpo do observador no centro da experiência estética, essas obras seriam produtos de (e respostas a) um presente em que a imagem resiste a se fixar e nossas experiências estão submetidas a demandas e temporalidades cada vez mais impossíveis.
Sinopse

Por meio da análise de fotolivros, exercícios práticos e experiências diversas com o formato impresso, o curso destrincha um repertório de técnicas e estratégias em que livro é tratado não apenas como suporte, mas como a própria materialidade da obra fotográfica. As aulas exploram ao máximo o Parque Lage e as instalações da EAV, percorrendo diversos espaços além da sala de aula: o laboratório digital, os ateliês, a biblioteca, os arquivos, a floresta. A cada 2 encontros, a turma vai produzir um livro coletivamente, do conceito à página impressa, passando pela edição e diagramação (no InDesign). E ao longo das 12 semanas de curso cada um vai desenvolver seu próprio projeto, culminando com a publicação de uma boneca de livro por participante.

Bibliografia
– CRARY, Jonathan. 24/7: capitalismo tardio e os fins do sono.
– GUMBRECHT, Hans Ulrich. Produção de Presença.
– LOCKERMANN, Bettina. “A Phenomenological Approach to the Photobook”. In: Imprint. Visual Narratives in Books and Beyond, Art and Theory Publishing, 2013.
– DUBOIS, Philippe. Trace-Image to Fiction-Image: The Unfolding of Theories of Photography from the ’80s to the Present. In: October, Massachusetts, no 158, p.155-166, Dezembro, 2016.

Artigos online
– BADGER, Gerry. Porque fotolivros são importantes. Revista Zum, 2015. https://revistazum.com.br/revista-zum-8/fotolivros/
– ENTLER, Ronaldo. Sobre fantasmas e nomenclaturas [parte 3]: fotolivros. Icônica, 2015. http://www.iconica.com.br/site/sobre-fantasmas-e-nomenclaturas-parte-3-fotolivros/.
– LAMPERT, Letícia. Fotolivro ou livro de artista? Eis a questão. Dobras Visuais, 2015. http://www.dobrasvisuais.com.br/2015/06/fotolivro-ou-livro-de-artista-eis-a-questao-por-leticia-lampert/
– MALTZ, Rony. Zines e fotografia: uma história de resistência em tempos digitais. Revista Zum, 2018. https://revistazum.com.br/radar/zines-fotografia/