Foto-transformação: fotografia em movimento

Foto-transformação: fotografia em movimento

foto: Salvador Dalí e Man Ray

Foto-transformação: fotografia em movimento
Professores: Alexis Zelesnky e Luana Vieira Gonçalves
6 a 9 de janeiro
13:00-15:00
Idade: 6 a 12 anos

Sobre o curso
Nesta edição da Descolônia o curso Criação de documentário convida as crianças para brincar entre imagens estáticas e em movimento. Através da inspiração em trabalhos de artistas como Douglas Soares, Rafael BQueer, Patrick Willcocq, Ventura Profana, Salvador Dalí e Man Ray, vamos criar imagens onde seja possível inventar e transformar realidades. Durante as aulas vamos criar cenários imaginários e movimentá-los entre fotografias e vídeo.

Professores

Alexis Zelensky, Paris, 1982, vive no Rio de Janeiro.
Cineasta, formado em matemática pela Université Paris Dauphine (Paris, 2006) e em Ciências políticas pela Universidad Católica de Valparaíso(Chile, 2007). Dirigiu documentários em diferentes países como Brasil, França, Togo, Niger, Rússia e Chile. Alguns de seus filmes estão em festivais internacionais e são difundidos em canais de televisão como TV5Monde, CineBrasil TV e Canal Futura. Atuou como professor de cinema para crianças na Cinémathèque Robert Lynen (Paris, 2013). É professor do Parquinho Lage.

Luana Vieira Gonçalves, São Paulo, 1984, vive no Rio de Janeiro.
Artista educadora, formada em Artes visuais pela UNICAMP (Campinas, 2009) e pelo master em Arte Contemporânea na Université Paris VIII (Paris, 2014). Coordenou projeto de intercâmbio cultural entre crianças togolesas e brasileiras (Lomé, 2015). Foi educadora na Galerie des enfants/Centre Pompidou (Paris, 2010-2014), na Casa Guadalupana (Campinas, 2009) e no projeto Curumim (SESC-SP, 2016). Atua como professora no Instituto Pró-Saber e integra o coletivo Desenhação. É supervisora e professora do Parquinho Lage.