Fotografia & Arte-tecnologia - desenvolvimento de projetos

Terça-feira, 19:30–22:30
R$ 380,00/mês

Público alvo
Destinado a alunos que com interesse em arte e tecnologia, tenham familiaridade com o processo fotográfico e com as suas interações digitais. Além disso, que possuam conhecimentos básicos de História da Arte moderna e contemporânea.

Objetivos
O curso tem como objetivo fornecer subsídios, orientação teórica e crítica para que os participantes possam desenvolver seus projetos em fotografia e em imagem técnica. Fotografias híbridas, fotografia e performance, instalações, a imagem em movimento, o high tech e low tech, serão temas abordados durante o curso. Serão discutidas estratégias recorrentes na produção de arte contemporânea relacionadas aos trabalhos, de modo a criar embasamento teórico para aprofundar as questões.

Conteúdos
Orientação individual do projeto de cada aluno.

Aulas teóricas onde os textos da bibliografia serão debatidos.

Aulas publicas onde os trabalhos serão exibidos.

Bibliografia complementar individualizada.

Dinâmica/metodologia
Curso prático e teórico que tem seu eixo principal na análise crítica e orientação do projeto dos alunos. Serão realizadas visitas a exposições, museus e ateliê de artistas, fornecendo uma visão ampla da inserção da fotografia no universo das artes visuais e das demais artes tecnológicas. O curso conta com um ambiente de ensino virtual, onde o contudo das aulas é complementado e aprofundado.

Bibliografia do curso
Anne Cauquelin. Arte Contemporânea. Uma introdução. São Paulo. Editora Martins Fontes, 2005.

Antônio D’Avossa; Rainer Rappmann; Solange Farkas; Harlan Volker; Digne M Marcovicz; Joseph Beuyes. A revolução somos nós. São Paulo. Edições SESC SP | Associação Cultural Videobrasil, 2010.

Charlotte Cotton. A Fotografia como arte Contemporânea. São Paulo; Editora Martins Fontes, 2010.

Michael Rush. Novas Mídias na Arte Contemporânea. São Paulo; Editora Martins Fontes, 2013.
André Parente. Imagem-Máquina. São Paulo; Editora 34, 1996

Denise Catilina
Artista. Graduada em Artes Cênicas pela Uni-Rio, ex-aluna da EAV Parque Lage. Professora de fotografia desde 1997, participou de exposições individuais e coletivas em instituições como Paço Imperial, Casa França-Brasil e Centro de Arte Hélio Oiticica, todas no Rio.