Fotografia e imagens técnicas - desenvolvimento de projetos

Cindy Sherman – Untitled #414, 2003

Professora: Denise Cathilina

Semestral 2020.2
Turma 1 – 03 de agosto a 07 de dezembro
Segundas, de 10h às 13h
Turma 2 – 04 de agosto a 08 de dezembro
Terças, de 19h às 22h
R$ 1710,00 ou 5x de R$ 342,00

botao_venda

A matricula online não oferece desconto. A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

FOTOGRAFIA, ARTE MÍDIA, VÍDEO ARTE, INSTALAÇÃO, WEB ARTE, TEORIA DOS DISPOSITIVOS

O curso tem como objetivo fornecer subsídios, orientação teórica e crítica para que os participantes possam desenvolver seus projetos em fotografia e em imagem técnica. Nesse semestre, será dada ênfase às questões relacionadas ao ambiente virtual e à projetos realizados ao ar livre. Os temas abordados durante o curso serão: fotografias híbridas, fotografia e performance, arte-rua, instalações, a imagem em movimento, o high tech e low tech. Serão discutidas estratégias recorrentes na produção de arte contemporânea relacionadas aos trabalhos desenvolvidos ao longo do curso, de modo a criar embasamento teórico para aprofundar as questões.
O curso é destinado a alunos que tenham interesse em arte e tecnologia, tenham familiaridade com o processo fotográfico e com as suas interações digitais, e que possuam conhecimentos básicos de história da arte moderna e contemporânea.

• Orientação individual do projeto de cada aluno.
• Aulas teóricas onde os textos da bibliografia serão debatidos.
• Aulas públicas nas quais os trabalhos serão exibidos.
• Bibliografia complementar individualizada.
• Desenvolvimento e realização de um trabalho ao longo do semestre.

Aula por videoconferência
Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula
Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula
Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula

Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e pessoas com processos artísticos em andamento.

REFERÊNCIAS

D’AVOSSA, Antônio; RAPPMANN, Rainer; FARKAS, Solange; VOLKER, Harlan; MARCOVICZ, Digne M. JOSEPH BEUYS- A revolução somos nós. São Paulo. Edições SESC SP | Associação Cultural Videobrasil,2010

COTTON, Charlotte. A Fotografia como arte Contemporânea. São Paulo; Editora Martins Fontes ,2010.

RUSH, Michael. Novas Mídias na Arte Contemporânea. São Paulo; Editora Martins Fontes ,2013.

PARENTE, André (org.). Imagem-Máquina. São Paulo; Editora 34. 1996

ROUILLÉ,André . A Fotografia entre o Documento e a arte Contemporânea. São Paulo ; Editora Senac , 2009

HAN , Byung-Chul .No enxame: Perspectivas do digital .Rio de Janeiro . Editora Vozes. 2018

HAN , Byung-Chul . Sociedade da transparência . Rio de Janeiro . Editora Vozes. 2017

STEYERL, Hito. In defense of the poor image. In: e-flux Journal #10 – November
2009 – https://www.e-flux.com/journal/10/61362/in-defense-of-the-poor-image/

Acesso à internet
Computador ou celular com câmera

– Todos os cursos online emitem certificado.
– A matrícula online não oferece desconto.
– A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

DENISE CATHILINA
Artista Visual, fotógrafa, professora de artes, curadora e ex-atriz. Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Tem como interesse de pesquisa a fotografia híbrida, imagem técnica e os cruzamentos entre a alta e a baixa tecnologia.
Com participação em diversas exposições em instituições no Brasil – Paço Imperial, Museu de Arte Moderna, Casa França Brasil, Centro de Artes Hélio Oiticica, Oi Futuro Rio de Janeiro – e no exterior – Museu de Arte Contemporânea de Rosário (Argentina), Galería Pasaje 17 (Buenos Aires), Galeria Gedok (Alemanha), onde realizou uma residência artística (Munique). Em 1996 inicia trajetória como professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Como curadora, já produziu cerca de 30 exposições de jovens artistas. Realizou a curadoria das duas últimas exposições da artista e arte-educadora, Regina Alvarez. Desde 2004 realiza pesquisas em web arte, game arte e internet, com participação no Festival Internacional de Cultura Digital, MAM/RJ (2011). Atualmente explora em seus trabalhos e reflexões as fronteiras entre a arte, a comunicação e o ensino da arte no ciberespaço e no ambiente dos jogos eletrônicos. É mestranda do PPGArtes-UERJ e integra o Núcleo de Pesquisa “Fotografia, Imagem e Pensamento” (Eco/UFRJ).