Fotografia: entre documento e arte

Fotografia: entre documento e arte

San DAMIANO #5, Brussels (1997-1998)

Professora: Daniella Géo
10 de outubro a 07 de novembro
Terça-feira, 19:00–21:30
R$ 380,00/mês

Leitura de portfólio (opcional) dia 14 de novembro
R$ 80,00

Público-alvo
Artistas, fotógrafos (diferentes áreas), pesquisadores, estudantes e iniciados em fotografia e artes.

Objetivos
Abordar o desenvolvimento da fotografia documental e seu papel fundamental na consolidação da fotografia como prática artística contemporânea, refletindo sobre a relação entre documento e arte.

Conteúdo
O curso apresenta a evolução da prática e da definição de fotografia documental, desde iniciativas pré-documentais até sua expansão temática, estética e estatutária, ao ser inscrita na prática artística contemporânea. Nesse cenário, diversos trabalhos fotográficos são apresentados e discute-se, por um lado, as fronteiras entre a perspectiva documental e a fotojornalística e, por outro, a consolidação da relação entre documento e arte.

A última aula é opcional, reservada à leitura de portfólio dos alunos interessados.

Dinâmica
Aula teórica acompanhada de projeção de imagens.

Com base em textos de referência e na observação de trabalhos fotográficos, o curso traça um breve panorama da produção documental e reflete sobre conceitos relativos à dialética arte-documento.

Daniella Géo
Curadora e crítica independente residente em Antuérpia, Bélgica. Doutora em Estudos cinematográficos e audiovisuais pela Sorbonne Nouvelle-Paris III. É curadora da 4e Biennale de Lubumbashi, RDCongo (2015). Foi co-curadora da 5e Biennale internationale de la Photographie et des Arts visuels de Liège. Curadorias recentes incluem as retrospectivas Charif Benhelima: Polaroids 1998-2012, MAC de Niterói, MON, Curitiba, e Roger Ballen: Transfigurações, fotografias 1968-2012, MAM-Rio, MON, Curitiba, MAC-USP.