EAV Parque Lage

Fotografia Expandida

Fotografia Expandida

Denise Cathilina. Área de Tranferência, 2017.

Professora: Denise Cathilina

2º semestre
14 de agosto a 12 de dezembro
Turma 1: Quarta-feira, 14:00–17:00
Turma 2: Quarta-feira, 19:00–22:00
R$ 380,00/mês

O curso prático e introdutório que pretende discutir, a partir das ideias de Vilém Flusser, a fotografia para além das questões técnicas e estimular o desenvolvimento de uma linguagem pessoal. Propiciar a orientação e o aprofundamento do discurso e da prática relacionada às imagens.

Conteúdo
A fotografia como expressão poética de conceitos. Reflexão teórica sobre os exercícios apresentados.

Interferindo na máquina fotográfica. Experimentação crítica dos diversos dispositivos de produzir fotografias, analógicos, digitais, industriais e artesanais como a pin-hole e a câmera obscura.

Interferindo na imagem fotográfica. Técnicas fotográficas históricas. Fotografia e as impressões gráficas. Colagem e negativos construídos. Fotografia e a imagem em movimento. Laboratório p&b e edição digital.

A fotografia híbrida. Foto-objeto. Foto-instalação. Fotografia e performance.

Orientação para o desenvolvimento e finalização de um projeto ao final do curso.

Dinâmica
• Análise em sala de aula dos projetos desenvolvidos pelos alunos.
• Apresentação e análise da obra de artistas brasileiros e internacionais que utilizem a fotografia como meio de expressão poética.
• Aulas teóricas, objetivando o fortalecendo o pensamento crítico do aluno em relação a sua própria produção.
• Exercícios práticos que proporcionem expansão dos recursos expressivos dos alunos.

Bibliografia
FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002.
MACHADO, Arlindo. A Fotografia como expressão do Conceito. Revista Studium, 2. São Paulo: Unicamp, 2000. Disponível em: www.studium.iar.unicamp.br
SANTAELLA, Lucia; NOTH, Winfried. Imagem Cognição e Mídia. São Paulo: Iluminuras, 2001
WEBB, Jeremy. Creative Vision – Digital & Tradicional Methods for Inspiring Innovative Photography. Switzerland: AVA Publishing, 2005.

Denise Cathilina
Artista Visual, fotógrafa, professora de artes, eventualmente curadora, e ex- atriz. Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Tem como interesse de pesquisa a fotografia híbrida, imagem técnica, e os cruzamentos entre a alta e a baixa tecnologia. Com participação em diversas exposições em instituições no Brasil e no exterior (Paço Imperial, Museu de Arte Moderna, Casa França Brasil, Centro de Artes Hélio Oiticica, Oi Futuro Rio de Janeiro, Museu de Arte Contemporânea de Rosário (Argentina) Galeria Gedok (Munique). Em 1996 inicia trajetória como professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Como curadora já produziu cerca de 30 exposições de jovens artistas e realizou a curadoria das duas últimas exposições da artista e arte-educadora, Regina Alvarez.