EAV Parque Lage

FOTOGRAFIA INICIANTE

Professor: THIAGO BARROS

Curta duração
Turma 1 – 05 a 31 de agosto.  Terças e quintas, de 19h às 21h
Turma 2 – 19 de outubro a 11 de novembro.Terças e quintas, de 19h às 21h
R$ 450,00

butao_matriculabutao_matriculabolsa

*Leia atentamente todas as normas de matrícula antes de se inscrever. Clique aqui.
A matricula online não oferece desconto. A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

 

SOBRE
O curso objetiva o descobrimento do ato fotográfico e seu aprofundamento conceitual como ferramenta artística, explorando as principais técnicas para controle de seus resultados. A partir de encontros com uso de material audiovisual, intercalados com vivências práticas, será estimulada a formação histórica, articulada com conceitos teóricos e práticos na fotografia.

CONTEÚDO
O curso oferece aos alunos uma imersão no mundo da fotografia, através do descobrimento do ato fotográfico pela formação da imagem e das principais técnicas para controle do resultado. É um curso de iniciação voltado também para aqueles que, mesmo já atuantes, buscam um conhecimento prático e teórico do fazer fotográfico. Serão abordadas questões básicas e primordiais da fotografia, além das abordagens conceituais ligadas à estética da imagem. As aulas serão expositivas, intercaladas com análise de exercícios, apresentação de trabalhos de artistas consagrados e estão sempre abertas ao diálogo e trocas entre os alunos e o professor.

DINÂMICA
Aula expositiva em videoconferência; Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula; Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula.

PÚBLICO
Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento. Não exige conhecimentos prévios.

 

REFERÊNCIAS
BARTHES, Roland. A Câmera Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.CARROLL, Henry.  Leia isto se quer tirar fotos incríveis. São Paulo: Gustavo Gili, 2014.
THALES, Trigo.  Equipamento Fotográfico – Teoria e prática. São Paulo: Editora Senac, 2005.
PEDROSA, Israel. OUniverso da Cor. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2003;
ADAMS, Ansel. A Câmera. São Paulo: Senac SP, 2000;
FONTCUBERTA,Juan. O beijo de Judas: Fotografia e verdade. Barcelona: Gustavo Gili, 2010.
FONTCUBERTA, Juan. A câmera de Pandora: afotografi@ depois da fotografia. São Paulo: Gustavo Gili, 2012.

RECURSOS NECESSÁRIOS
Acesso à internet; Computador ou celular com câmera; Possuir câmera fotográfica com recursos manuais é importante mas não imprescindível para o acompanhamento do curso.

SECRETARIA
Todos os cursos online e presenciais emitem certificados. A política de bolsas só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

THIAGO BARROS
Mestre em Artes Visuais pela UERJ, bacharel em Comunicação Social pela UFRJ e fotógrafo representado pela galeria F508. Leciona fotografia desde 1999 na Sociedade Fluminense de Fotografia, em Niterói/RJ e desde 2010 na EAV Parque Lage, no Rio de Janeiro.Trabalhou como laboratorista químico durante vinte anos, ampliando fotografias para grandes profissionais e entidades. Hoje atua comercialmente com a fotografia, desde a captura técnica até a impressão de obras. Possui imagens em publicações, expõe em mostras individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Recebeu o Prêmio Internacional Nikon e o Juan Rulfo de Fotografia e, atualmente, dedica-se a estudos e residências artísticas nacionais e internacionais. Seus trabalhos incorporam as coleções da Maison Européenne de la Photographie, Gilberto Chateaubriand, Joaquim Paiva e Museu Nacional de Belas Artes.