A Fotografia Iniciante

A Fotografia Iniciante

Professor: Thiago Barros

1º semestre
22 de março a 28 de junho
Quinta-feira, 19:00–21:30
R$ 380,00/mês
   

Resumo:
O curso objetiva o descobrimento do ato fotográfico e seu aprofundamento conceitual como ferramenta artística, explorando as principais técnicas para controle de seus resultados. A partir de encontros com uso de material áudio visual, intercalados com vivências práticas, será estimulada a formação histórica, articulada com conceitos teóricos e práticos na fotografia.

Público Alvo:
Maiores de 15 anos (com exceções)

Objetivos:
Desenvolver formação histórica, teórica e prática na fotografia e propiciar o aprofundamento conceitual da ferramenta artística.

Conteúdo:
O curso oferece aos alunos uma imersão no mundo da fotografia, através do descobrimento do ato fotográfico pela formação da imagem e das principais técnicas para controle do resultado. É um curso de iniciação voltado também para aqueles que, mesmo já atuantes, buscam um conhecimento prático e teórico do fazer fotográfico. Serão abordadas questões básicas e primordiais da fotografia, além das abordagens conceituais ligadas à estética da imagem.

Dinâmica/Metodologia:
Serão ministradas aulas teóricas com o uso de material áudio visual intercaladas com aulas práticas a partir de exercícios propostos pelo professor. É proporcionada a troca de experiência constante em função das conversas em torno das imagens produzidas pelos alunos e também da exibição de inúmeros trabalhos de autores já consagrados.

Bibliografia
BARTHES, Roland. A Câmera Clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984
ROUILLE, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac, 2009.
THALES, Trigo.  Equipamento Fotográfico – Teoria e prática. São Paulo: Editora Senac, 2005.
PEDROSA, Israel. O Universo da Cor. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2003;
ADAMS, Ansel. A Câmera. São Paulo: Senac SP, 2000;

Thiago Barros
Bacharel em Comunicação Social pela UFRJ, fotógrafo e representado pela Galeria Tempo – RJ. Leciona fotografia desde 1999 na Sociedade Fluminense de Fotografia e desde 2010 na EAV Parque Lage. Trabalhou como laboratorista durante dezoito anos ampliando fotografias para grandes profissionais e entidades. Possui imagens em publicações, expõe em mostras individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Recebeu o Prêmio Internacional Juan Rulfo de Fotografia e atualmente, dedica-se a estudos e residências artísticas nacionais e internacionais. Seus trabalhos incorporam as coleções da Maison Européene de la Photographie, Gilberto Chateubriand e Museu Nacional de Belas Artes.