FUCK THE INTENTION

FUCK THE INTENTION

Michel Majerus, “If we are dead, so it is”

Professores: Bob N & Edmilson Nunes

Férias 2019
10 de janeiro a 28 de fevereiro
Quinta-feira, 19:00–22:00
R$ 380,00/mês
 

Público-alvo
Estudantes de arte com projetos próprios em desenvolvimento, artistas em busca de novas informações e profissionais de áreas afins.

Objetivos
Criar entre os participantes – alunos e professores – um ambiente de troca e convivência que enriqueça os processos criativos, estimulando o desenvolvimento de suas próprias poéticas e linguagens, de forma livre e independente de imposições e temas preestabelecidos.

Conteúdo
Tomando como referência a obra “If we are dead, so it is” do holandês Michel Majerus no seu playground project em que o artista constrói um rampa de skate com diversas imagens e a inscrição “fuck the intention of the artist” o curso propõe uma abordagem focada na experiência e processo do fazer artístico em contraponto às imposições de um modelo que pressupõe enunciados anteriores à própria obra. Trabalhando com liberdade e atenção às poéticas de cada participante o curso busca oferecer condições para que a obra seja uma geradora de afetos, de singularidade e a expressão diferenciada de cada artista.

Dinâmica
Durante os encontros os alunos apresentarão seus projetos que serão considerados em seus diversos aspectos e sobretudo serão ponto de partida para trocas e reflexões mais abrangentes, propondo desafios, explorando possibilidades e desenvolvendo afetos até que a aula se torne a própria experiência artística.

Bob N
Bob N, nasceu, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Faz arte desde criança. Usa protetor solar, mas às vezes esquece. Artista Plástico. Estudou com Ivan Serpa, Orlando Mollica e Jan van Eyck, mesmo. A Felicidade às vezes mora aqui, MAC – Niterói, 2013, 29ª Bienal de São Paulo SP (programação dos terreiros) 2010, Pindorama Lounge individual MAM-RJ 2009, A Gentil Carioca – Rio de Janeiro, 2008 RJ, Ncruzilounge, Bienal de Liverpool (The Independent), 2002, Contemplation Room Overgaden Gallery – Copenhagen, Dinamarca, 2002.Um Século de Arte Coleção Gilberto Chateaubriand, MAM – RJ, Pinacoteca – SP, 2006, VERBO, Galeria Vermelho – São Paulo, SP, 2005, Salão da Bahia, MAM – BA, 2000, RJ.

Edmilson Nunes
Edmilson Nunes, Campos RJ, vive e trabalha em Niterói. Artista plástico, professor, curador e diretor de arte. Estudou Arquitetura e Urbanismo na UFRJ, onde teve seu primeiro contato com Arte, conhecendo Celeida Tostes e Lygia Pape, entre 1985 a 1990. Em 1992, estudou no núcleo de aprofundamento da EAV-Parque Lage. Em 1993 fez sua primeira individual na Galeria Anna Maria Niemeyer. Em 2007 individual no Paço Imperial RJ. Desde 2002 faz a direção artística da escola de samba mirim “Pimpolhos da Grande Rio”. Foi professor nas oficinas do Museu do Ingá de 2003 a 2008.