Goma bicromatada - As possibilidades de uma impressão fotográfica do século XIX

Goma bicromatada - As possibilidades de uma impressão fotográfica do século XIX

Foto: Robert Demachy. Struggle, 1904.

Professora: Denise Cathilina

Férias de Verão 2020
03 a 06 de fevereiro
Segunda a quinta-feira, 10:00–13:00
R$ 350,00 (parcela única)
Taxa de material: R$40,00

Oficina introdutória destinado à pesquisa de emulsões fotográficas históricas e os possíveis desdobramentos na arte contemporânea. A goma bicromatada é um processo fotográfico do século XIX, que utiliza goma arábica, bicromato, e pigmentos não solúveis em água. Essa emulsão fotossensível é aplicada em um papel de aquarela com pincel. Uma vez seco, o papel é exposto ao sol ou luz UV. A revelação com água permite que a impressão seja manipulada criando novos elementos e intensificando outros. Uma experiência artesanal de fotografia com cor. Na primeira aula a/o aluna/o deverá levar duas fotografias digitais em formato jpeg.

Conteúdo
• Introdução à técnica da Goma Bicromatada. Contexto histórico, a fotografia do séc XIX e o movimento pictorialista. A goma Bicromata na atualidade;
• O negativo: Preparando a matriz para impressão;
• Lista de material e bibliografia comentada;
• Fórmulas. Emulsionamento do papel fotográfico. Impressão com tinta aquarela;
• Impressão com pigmento;
• Impressão. Análise dos trabalhos;

Dinâmica
• Projeção de trabalhos de artistas que trabalham com a técnica,
• Escolha da fotografia a ser impressa, e orientação para confecção do negativo;
• Preparação do papel no laboratório fotográfico;
• Impressão com a luz do sol;
• Processamento no laboratório fotográfico;
• Bibliografia da oficina comentada e fornecimento de endereços de fornecedores de materiais úteis para continuidade da pesquisa.

Referências
ANDERSON, Christina Z. Gum Printing and Othes Amazing Contac Print. Montana: Bozeman, 2013.
CRAWFORD,William. The Keepers of Light — A History & Working Guide to Early Photographic Processes. New York: Morgan & Morgan, 1979.
MONFORTE, Luiz Guimarães. Fotografia pensante. São Paulo: Editora Senac – SP, 1997.
alternativephotography.com

Denise Cathilina
Artista Visual, fotógrafa, professora de artes, eventualmente curadora, e ex- atriz. Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Tem como interesse de pesquisa a fotografia híbrida, imagem técnica, e os cruzamentos entre a alta e a baixa tecnologia. Com participação em diversas exposições em instituições no Brasil e no exterior (Paço Imperial, Museu de Arte Moderna, Casa França Brasil, Centro de Artes Hélio Oiticica, Oi Futuro Rio de Janeiro, Museu de Arte Contemporânea de Rosário (Argentina) Galeria Gedok (Munique). Em 1996 inicia trajetória como professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Como curadora já produziu cerca de 30 exposições de jovens artistas e realizou a curadoria das duas últimas exposições da artista e arte-educadora, Regina Alvarez.