Gravura: Teoria, prática e experimentação

07 de fevereiro a 27 de junho
Quarta-feira, 14:00–17:00
R$ 380,00/mês

Taxa de material não incluída

Objetivo
O curso pretende introduzir o aluno no conhecimento e na prática da gravura em metal.

Incentivar os alunos a explorar os limites das técnicas da gravura, em especial gravura em metal, buscando novos recursos gráficos a fim de obter resultados plásticos, objetivando ajudá-los a refletir sobre o seu processo de trabalho e desenvolvimento de um projetográfico.

Introdução às etapas de realização de uma gravura em metal, os diferentes procedimentos envolvidos e sua utilização por artistas. Apresentação, desde o preparo dos suportes (metal, madeira, linóleo, etc.) para a execução e gravação das placas, até sua transformação em uma obra acabada.

Bibliografia
CAMARGO, Iberê, CARNEIRO, Mário. Iberê Camargo / Mário Carneiro: Correspondências. Rio de Janeiro: Casa da Palavra / Rio Arte, 1999.
CHAMBERLAIN, Walter. The Thames and Hudson manual of woodcut printmaking and related techniques. London: Thames & Hudson, 1978. 184 p.
CRAIG, James. Produção Gráfica: para planejadores gráficos, editor, diretor de arte, produtor, estudante. São Paulo: Mosaico Ed. Universidade de São Paulo, 1980.
MELLO, José Barbosa. Síntese Histórica do Livro. Rio de Janeiro: Editora Leitura, 1972.
TALA, Alexia. Installations & Experimental Print Marketing. London: A&Black, 2008.

João Atanásio
Artista. Graduado em Biblioteconomia pela Universidade Santa Úrsula. Estudou na EAV Parque Lage, Faculdade de Bellas Artes San Fernando em Madri e foi bolsista do atelier de gravura do Museu Espanhol de Arte Contemporânea. Participou de exposições no Brasil e no exterior, entre elas o Salão Nacional de Artes Plásticas, “Grande Orlândia”, 7ª Triennale de Chatelier na França e Bienal de Taiwan.