História da arte e gênero

Jusepe de Ribera – La Mujer Barbuda (1631)

Professor: Cezar Bartholomeu
04 de outubro a 29 de novembro de 2017
Quarta-feira, 18:30–20:30
R$ 380,00/mês

Seja a partir de um tema representado ou do olhar que enfrenta a representação, seja a partir da disciplina da história da arte, a construção de seu seu objeto e seu método, o problema artístico insere-se em múltiplas disciplinas de gênero. Nesse sentido, este curso busca observar tais instâncias formulando elementos iniciais e críticos de uma história da arte transversal. Tomaremos, assim, objetos que desafiam perceptivamente, tematicamente, ou ainda historicamente o problema da estrutura dual-naturalista do gênero e seus dispositivos e marcadores ideológicos. Propõe-se alinhavar uma visada ampla sobre os movimentos da relação entre arte e gênero.

Para tanto, observa-se também a necessidade de um iniciar operando desconstrução da posição naturalista sobre a sexualidade, conclamando minimamente autores como Foucault, Preciado e Butler, para em seguida trazermos tal questão para a crítica do campo da arte, cultura e história: como a arte é regulada, regula e depende do gênero como disciplina. Nesse sentido, trata-se de problema tanto clássico quanto anticlássico. Por fim, tal visada necessariamente demanda deliberar sobre o conceito de arte e o processo histórico de estabelecer novos valores – como sistema e conceitos fundadores daquilo que consideramos arte dependem e se afirmam sob tal disciplina.

Objetivos
Discutir a arte e sua história a partir das questões advindas de gênero e sexualidade. Detectar e analisar, no campo da história da arte, instituições e rupturas de tais questões constituindo uma visada transversal. Problematizar os diferentes projetos estéticos da arte – enquanto problemas de gênero – associados a tensões e sobrevivência das imagens na cultura. Construir um arcabouço teórico que permita cartografar os processos psicossociais, históricos, estéticos e epistemológicos que relacionam arte e gênero.

Artistas visitados no curso
Giacometti; Duchamp; Andy Warhol; Nan Goldin; Cindy Sherman; Dzi Croquetes Joel-Peter Witkin; Giuseppe Campuzano; Guerrila Girls; Judy Bamber; José de Ribera Catherine Opie; Del LaGrace Volcano; Judy Chicago; Diane Arbus

Aula 1 OUT Gênero como transversal: Uma introdução
Aula 2 OUT Transversal Gênero: desconstrução do ser e do saber.
Aula 3 OUT Gênero na Arte Antiga. Trans-cendência em 3 casos.
Aula 4 OUT Arte, natureza e norma: Pintura, Olhar.  Pintoras e colecionadoras de arte do Renascimento
Aula 5 NOV Gênero e modernidade I
Aula 6 NOV Gênero e modernidade II
Aula 7 NOV Gênero e contemporaneidade I
Aula 8 NOV Gênero e contemporaneidade II;  globalização e decolonialismo
Aula 9 NOV Arte Brasileira em questão

Cezar Bartholomeu (1966, São Paulo, SP). Artista plástico, lida com prioritariamente questões da fotografia como arte: prática, história e teoria, já expôs no Brasil e no exterior. Principais exposições: Colisões/, 2016, Paço Imperial; O desejo, Oi Futuro RJ, 2016; Táticas da Imagem, Centro de Artes H´lio oiticica, 2015; Eu|Outro|Eu, Galeria Gustavo Schnoor, Uerj, 2014; Deslocamento/Fricção, Galeria Gustavo Capanema, Funarte RJ, 2012; Mar(é), 2006, Galeria Novembro, Parfum Brûlé – Le brésil et l’age d’or. 2005, Galeria da ENSP Arles;O corpo na arte brasileira contemporânea, Itaúcultural, 2005; Artefoto, 2002 CCBB-RJ; Outros Territórios, Museu da Imagem e do Som, São Paulo SP, 1994; A inflação – Projeto Macunaíma, Palácio Gustavo Capanema IBAC, Rio de Janeiro RJ, 1994; Na Falta da Verdade, Casa Triângulo, São Paulo SP, 1993; Brasilien – Entdeckung und Selbstentdeckung, Fundação Suiça para a Fotografia, Zürich (Suiça), 1992, entre outras. Professor do curso de História da Arte da Escola de Belas Artes da UFRJ na área de teoria da imagem. Doutor em linguagens visuais pela EBA/UFRJ, 2008; mestre em linguagens visuais EBA/UFRJ, 2002; pós-graduado pela PUC – RJ pelo curso de História da Arte e Arquitetura no Brasil, e graduado em Educação Artística (especialização em História da Arte) pela UERJ. Professor do núcleo de imagem técnica da EAv de 1990 a 2002. Editor da Arte & Ensaios, revista do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da EBA/UFRJ, 2010-2017.