III Prêmio Reynaldo Roels Jr.

mac-niteori

Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC Niterói) – Foto: Thiago Cortes
APRESENTAÇÃO
REGULAMENTO DO PRÊMIO
PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO
DIVULGAÇÃO DOS SELECIONADOS
SOBRE REYNALDO ROELS JR.
A Escola de Artes Visuais (EAV) do Parque Lage abriu inscrições para o III Prêmio Reynaldo Roels Jr.
e o Seminário A Síntese entre Arte, Arquitetura e Paisagem, voltados a trabalhos de instalação.

As inscrições, gratuitas, puderam ser feitas até as 12h do dia 14 de setembro. Os 20 selecionados terão seus nomes anunciados na segunda-feira dia 18 de setembro. Os selecionados deverão obrigatoriamente participar do seminário para concorrer ao prêmio. O seminário terá 50 horas de duração e será realizado de 25 de setembro a 06 de outubro de 2017.

O autor do projeto vencedor receberá R$ 20 mil para produzir uma peça com as características de uma instalação, a ser exibida ainda este ano ao ar livre, na praça do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC-Niterói), cujo projeto arquitetônico é de Oscar Niemeyer.

O prêmio foi criado em 2015 para homenagear o crítico de arte Reynaldo Roels Jr., que dirigiu a EAV entre 2002 e 2006. Os patronos do prêmio são os colecionadores Helio Portocarrero, economista, e Nelson Eizirik, advogado.

Por isso, o que se deve pedir à arte – e aos artistas – nesse momento é que ultrapassem os limites e ocupem o território. Reynaldo Roels Jr. “Pede-se ultrapassar o limite”. Exposição coletiva “Território ocupado”, EAV Parque Lage, novembro de 1987.

O I Prêmio Reynaldo Roels Jr. teve como jurados os artistas Rosângela Rennó e Nelson Félix, além do curador Pablo León de La Barra. A vencedora foi Bia Martins, com o projeto “Salário”, exibido no armazém 4 Pier Mauá durante toda a ArtRio 2015.

O II Prêmio Reynaldo Roels Jr. foi concedido a Maria Baigur, pelo projeto “À toa”, realizado em colaboração com o Estúdio Chão. A comissão de premiação foi composta pelos críticos e curadores Clarissa Diniz, Fernando Cocchiarale e Marisa Flórido. A obra foi exibida no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM).

 
Leia o regulamento do III Prêmio Reynaldo Roels Jr. e veja a ficha de inscrição
Veja a programação do Seminário A Síntese entre Arte, Arquitetura e Paisagem
Saiba quem foi Reynaldo Roels Jr.


APOIO INSTITUCIONALMAC