Imagem: do desenho aos outros meios

Carli Portella; sem título; s/d.

Professora: Carli Moore Portela

Férias de Inverno 2019
02 de julho a 1º de agosto
[Dias 02, 04, 09, 11, 16, 18, 23, 25, 30 de julho e 1º de agosto]
Terças e quintas-feiras, 14:00–17:00
R$ 380,00 (1x por semana)
R$ 450,00 (2x por semana)

O curso se caracteriza pela utilização de meios experimentais na construção de imagens, que podem se concretizar pela linguagem da pintura, do desenho ou por técnicas mistas.

Pré-requisitos
O curso se dirige a artistas que tenham conexão profunda com seus trabalhos e processos, e que queiram compartilhar suas experiências com seus semelhantes. Ser sensível à percepção do tempo de falar e, principalmente, de escutar. A capacidade de silenciar será valorizada.

Prática do desenho, pintura, colagens e seus segmentos, incluindo estudos e pesquisas da história da arte moderna e contemporânea.

As aulas são orientadas para a prática. Trabalharemos com diferentes recursos referentes ao desenho e as diversas técnicas e materiais pictóricos. Faremos pesquisas de imagens impressas e sua manipulação utilizando recorte e colagens, xerox, técnicas de impressão entre outras.

Carli Moore Portella é natural de Campos dos Goytacazes, RJ. Artista plástica, mora atualmente, no Rio de Janeiro. Formação profissional: Museu de Arte Moderna – RJ, Centro de Pesquisa de Arte, Secretaria de Educação e Cultura, EAV – Escola de Artes Visuais, entre outros cursos. Exposições coletivas: 34 participações no Brasil e no exterior (Estados Unidos e Alemanha), incluindo 4 participações no Salão Nacional de Arte Moderna do Rio e do VI Salão Nacional de BH. Exposições individuais: EAV Parque Lage – 1984, Ambiental no Noites Cariocas – 1985, Galeria Klee – 1987, Gabinete Orlando Bessa – 1990, Galeria Cândido Mendes – 1996, EAV Parque Lage – 1996, Galeria de Arte UNIRIO – 2000, Centro Cultural Cândido Mendes de Ipanema – 2002, Galeria 90 Arte Contemporânea – 2005, entre outras. Participações: Projeto da Central de Outdoor para artistas – EAV Parque Lage – 1984, Projetos Dialeto I, II, VII e VIII, Jornal Pasquim 21 edição 115 – 2004, Grupo PY – 2006, entre outras. Atividades didáticas: Professora de cursos de desenho e pintura no MAM entre 1974 e 1986, e na EAV Parque Lage desde 1986. Outros cursos ministrados: Festival de Inverno de Ouro Preto, Cursos de Atualização em Artes para professores da rede pública municipal, estadual e federal. Coordenação de monitores para programas de arte do município do Rio, Coordenação de projetos de cursos infanto-juvenis na EAV e no Galpão das Artes do MAM.
.