O Corpo das Imagens / As Imagens do Corpo

O Corpo das Imagens / As Imagens do Corpo

Professor: Cristián Silva-Avária

2º semestre
​8​, 25 de julho ​e​ 0​1 de agosto
Quarta-feira, 10:00–13:00
GRATUITO
 

O workshop “O Corpo Das Imagens / As Imagens Do Corpo” propõe uma série de ações coletivas e colaborativas nos espaços do Parque Lage. Aqui o grupo de participantes pode experimentar com o movimento de seus corpos, de suas câmeras e com a montagem multicanal da série de imagens produzidas nas ações, e ainda tem a oportunidade de refletir sobre as atuais condições de hiperprodução de imagens, da vídeo-vigilância e do exibicionismo mediático.

Como ponto de partida propõem-se exercícios experimentais de gravações coletivas com diversos dispositivos videográficos (celulares, câmeras amadoras, câmeras professionais, etc.), percorrendo o palacete e as redondezas do parque para gerar um tipo de panóptico digital que dá conta de uma forma exponencial dos fenômenos da chamada “imagem dentro da imagem” e do “making of do making of”.

O workshop visa comparar a grande variedade de imagens produzidas pelos diferentes dispositivos, suas variadas texturas e resoluções, os efeitos dos distintos pesos das câmeras, multiplicando as imagens destas ações desmesuradamente. Trata-se de produzir um estado de consciência sobre o fenômeno da auto-representação videográfica na qual todos os participantes se gravam gravando: uma atualização digital do antigo conceito do ver e ser visto.

Público Alvo e Duração
Workshop prático-experimental focado na produção coletiva dos alunos e voltado para artistas visuais, vídeo artistas, atores, performers, estudantes de cinema e afins que queiram participar de uma experiência de criação colectiva.

Workshop proposto para ser realizado nas férias de inverno com um mínimo de 5 e máximo de 20 alunos. O programa contempla uma aula introdutória e de planejamento, 3 sessões para a realização das ações e 3 para montagem e edição. Cada sessão tem duração de 3 horas.

Bibliografia
DUBOIS, Philippe. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: Cosac Naif, 2004.
_______. El acto fotográfico y otros ensayos. Buenos Aires: La marca editora, 2008.
FAROCKI, Harun. Desconfiar de las imágenes. Buenos Aires: Caja Negra. 2013.
KRAUSS, Rosalind, Vídeo: a estética do narcisismo. Arte & Ensaios n. 16, PPGAV-EBA/UFRJ, Rio de Janeiro, jul. 2008.
PARENTE, André. Cinematicos: Tendencias do Cinema de Artista no Brasil. Rio de Janeiro: +2 Editoria, 2013.

STEYERL, Hito. Los Condenados de la Pantalla. Buenos Aires: Caja Negra. 2014.

Cristián Silva-Avária é artista visual, mestre em linguagens visuais pelo PPGAV/EBA/UFRJ. Mora entre Rio de Janeiro e Santiago de Chile, onde é professor das disciplinas “Imagem, Arte e Espaço Público” e “Produção visual” na Universidade Diego Portales e “Acompanhamento de projeto final” na Universidade Finis Terrae.
Já realizou mais de quinze exposições individuais, dentre elas, Mind the Gap, na Galeria Laura Marsiaj em 2014 e Intervalo Incerto na Galeria Mutt em Santiago de Chile em 2015. Em 2016 participou da exposição Recortes acervo MAR, no Museu de Arte do Rio, e ainda teve seu curta Mind the Gap exibido no Oberhausen International Short Film Festival, na Alemanha. Em 2012 participou do workshop Labour in a Single Shot com o destacado cineasta alemão Harun Farocki, cujo resultado foi exposto na 55a Bienal de Veneza, e em 2014 na Haus der Kultur der Welt em Berlim. Sua obra está presente em coleções particulares e públicas no Brasil, Chile, Peru, Argentina, Alemanha, Espanha e EUA.

Mais info em: www.silva-avaria.com

Para ver um exercício anterior revisar o link: