Interatividade e programação criativa: som, imagem e interfaces

Professor: Magno Caliman

1º semestre
08 de março a 28 de junho
Quarta-feira das 19h às 22h
R$ 380,00/mês
2º semestre
31 de julho a 19 de novembro
Segunda-feira das 19h às 22h
R$380,00/mês

Nesse curso serão apresentados os fundamentos de programação que fazem parte do processo de criação de instalações interativas, obras audiovisuais, e arte digital. Serão trabalhados na prática os conceitos básicos de computação, para que o artista possa aprender a criar seus próprios programas, experimentando o desenvolvimento de código enquanto ferramenta criativa.

Através da utilização de três ambientes de programação, o aluno será guiado na criação de pequenos programas em três vertentes distintas do campo da programação criativa: processamento e síntese de som, utilizando Supercollider; manipulação de imagem e animação, via Processing; e interfaces físicas de hardware, com a utilização de microcontroladores Arduino.
Se tratam de ambientes de desenvolvimento gratuitos, de código aberto, criados visando a sua utilização não por engenheiros ou programadores profissionais, mas sim por designers, músicos e artistas em geral.

Ao dominar os fundamentos de programação e criar seus próprios programas, o artista se torna capaz de desenvolver projetos e obras que não se veem limitadas pelas restrições de softwares comerciais, tendo assim uma relação com a tecnologia que se mostra progressivamente menos utilitária, e consequentemente mais exploratória e especulativa.

Não é necessário conhecimento anterior em programação. Todos os conceitos serão apresentados pressupondo nenhuma experiência prévia em computação.

O curso possui taxa de material única de R$35, referente ao custo de kit individual contendo:
▪ Microcontrolador Arduino (clone)
▪ Protoboard
▪ Componentes eletrônicos diversos como sensores de luz, potenciômetros, resistores e sensores de pressão.

O kit com Arduino será disponibilizado na primeira aula e NÃO precisará ser devolvido ao final do curso, ficando com o aluno para o desenvolvimento de seus projetos futuros (limitado aos 10 primeiros inscritos, por conta da quantidade de kits disponíveis).

Magno Caliman
Compositor formado pela UFRJ, performer e pesquisador, atualmente pesquisa e desenvolve métodos e materiais para ensino de programação e áudio no Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO. Trabalha com áudio e tecnologia em diversas áreas. Projeta e desenvolve sistemas interativos de som para exposições e outros artistas sonoros como Dora Longo Bahia, Arto Lyndsay e Claudia Fares, em trabalhos apresentados em festivais dentro e fora do país, como Europalia.Brasil, Panorama de Arte Brasileira e Made by… Feito por Brasileiros. Ministra cursos e oficinas de programação para áudio pelo Brasil, é ex-professor de áudio digital, produção e mixagem na OMiD Academia de Áudio em São Paulo. Como artista explora códigos e circuitos eletrônicos como material de criação para performances sonoro-musicais em diversos meios eletrônicos, acústicos e multimídia. Integra o duo de guitarras Butai Karakuri e o duo de black metal abstrato II|III.

Regulamento de bolsas ➝