Introdução à Imagem em Movimento

Confessions, Marina Abramovic (2010)

Professor: Marcos Bonisson

Férias 2019
10 de janeiro a 28 de fevereiro
Quinta-feira, 19:00–22:00
R$ 380,00/mês

Objetivo
O Curso visa apresentar um núcleo de conhecimento histórico e procedimentos artísticos utilizados por artistas brasileiros e internacionais que trabalham com imagens em movimento (videoarte, cinema de artista, media arts, etc.) A proposta desse curso introdutório é dar ciência aos participantes sobre diferentes possibilidades do trabalho com imagem em movimento e seus múltiplos suportes. Em sentido prático, as aulas objetivarão um trabalho de curta duração para o final do curso, a partir de exercícios específicos durante os quatro encontros propostos

Filmografia
Gordon Matta-Clark: Clockshower / 13: 50 min. / 1973.
Robert Smithson: Spiral Jetty / 35 min. 1970
Marcos Bonison: Héliophonia / 17 min./ 2002.
Documentário sobre Sophie Calle.
Documentário sobre Nan Goldin.

Made in Brasil: Arlindo Machado.(Edit: Iluminuras, 2003)
Transcinemas. Kátia Maciel.(Edit. ContraCapa, 2009)
Video Art Sylvia Martin (Edit. Taschen, 2006)

Marcos Bonisson
Marcos Bonisson é Artista e Mestre em Ciência da Arte (UFF). Nasceu e trabalha na cidade do Rio de Janeiro. É graduado em Letras (UNESA) e pós-graduado em Arte e Cultura (UCAM). Estudou gravura, desenho, cinema e fotografia na EAV – Parque Lage (1977–1981) onde leciona, atualmente. Participou da 27ª Bienal Internacional de São Paulo (2006), da XIX Bienal Internacional de Cerveira em Portugal (2017) e foi selecionado para a terceira edição da BienalSur (2019). Bonisson tem participado em diversas mostras coletivas e festivais de filmes experimentais no Brasil e no exterior. Publicou o Livro Arpoador (Editora Nau, 2011), o Catálogo Pulsar (Editora Binóculo, MAM, 2013) e o Livro ZiGZAG publicado pela Editora Bazar do Tempo e lançado no Paris-Photo em 2017. Suas mais recentes exposições individuais foram no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2013 e a na Maison Européenne de la Photographie (MEP-Paris) em 2015 e na Galeria do Parque Lage em 2018.