Introdução à Imagem em Movimento

05 a 26 de julho
Quinta-feira, 19:00–22:00
R$ 380,00

O Curso visa apresentar um núcleo de conhecimento histórico e procedimentos artísticos utilizados por artistas brasileiros e internacionais que trabalham com imagens em movimento (videoarte, cinema de artista, media arts, etc.) A proposta desse curso introdutório é dar ciência aos participantes sobre diferentes possibilidades do trabalho com imagem em movimento e seus múltiplos suportes. Em sentido prático, as aulas objetivarão um trabalho de curta duração para o final do curso, a partir de exercícios específicos durante os quatro encontros propostos

Filmografia (entre outros):
Gordon Matta-Clark: Clockshower / 13: 50 min. / 1973.
Robert Smithson: Spiral Jetty / 35 min. 1970
Marcos Bonison: Héliophonia / 17 min./ 2002.
Documentário sobre Sophie Calle.
Documentário sobre Nan Goldin.

Made in Brasil: Arlindo Machado. São Paulo, (Edit: Iluminuras, 2003)
Transcinemas. Kátia Maciel. (Edit. ContraCapa, 2009)
Video Art Sylvia Martin (Edit. Taschen, 2006

Marcos Bonisson é artista e Mestre em Estudos Contemporâneos das Artes (UFF). Nasceu e trabalha na cidade do Rio de Janeiro. É graduado em Letras (UESA) e Pós-graduado em Arte e Cultura (UCAM). Estudou gravura, desenho e fotografia na EAV Parque Lage (1978-1981). Começou a trabalhar com fotografia e filme Super 8 no final da década de setenta e com vídeo nos anos oitenta. Participou da 27ª Bienal Internacional de São Paulo em 2006. Publicou o livro Arpoador (Nau, 2011) e o livro Pulsar (Binóculo, 2013). É professor de artes do Iuperj/Ucam e do Ateliê Oriente. Suas mais recentes exposições individuais foram Pulsar no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM), em outubro de 2013 e Arpoador na Maison Européenne de la Photographie (MEP- Paris) em junho de 2015.