EAV Parque Lage

Introdução à Videoarte

Introdução à Videoarte

Marina Abramovic – Confessions, 2010

Professor: Marcos Bonisson

Curso de Férias – 2021
07 a 28 de janeiro
Quintas, de 19h às 21h
R$ 380,00

butao_matriculabutao_matriculabolsa

*Leia atentamente todas as normas de matrícula antes de se inscrever. Clique aqui.

ARTE CONTEMPORÂNEA, VIDEOARTE, CINEMA DE ARTISTA, IMAGEM EM MOVIMENTO, VÍDEO

SOBRE
O Curso visa apresentar um núcleo de conhecimento histórico e procedimentos artísticos utilizados por artistas brasileiros e internacionais que trabalham Videoarte (imagens em movimento, cinema de artista, filme documentário, vídeo Instalações, etc.).

CONTEÚDO
Em síntese, o conteúdo desse curso introdutório de 4 aulas é compartilhar com os participantes conhecimentos sobre diferentes possibilidades do trabalho com videoarte em campo ampliado da linguagem das artes visuais e seus múltiplos suportes.

O curso objetiva uma dinâmica de caráter dialógico e interdisciplinar em teoria e práticas artísticas com imagem em movimento. Em sentido transversal, as aulas incentivarão um trabalho de curta duração (até um minuto) para o final do curso, a partir de exercícios específicos propostos durante os 4 encontros.

DINÂMICA
Aula expositiva por videoconferência
Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula
Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula
Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula

PÚBLICO
Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento.
Não exige conhecimentos prévios.

REFERÊNCIAS

MACHADO, Arlindo. Made in Brasil. São Paulo: Editora Iluminuras, 2003.

MACIEL, Kátia. Transcinemas. Rio de Janeiro: Editora Contracapa, 2009.

MARTIN, Sylvia. Video Art. Colonia, Alemanha: Editora Taschen, 2006.

RECURSOS NECESSÁRIOS
Acesso à internet
Computador ou celular com câmera

SECRETARIA
– Todos os cursos online emitem certificado.
– A matrícula online não oferece desconto.
– A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

MARCOS BONISSON
Artista, Mestre em Ciência da Arte (UFF) e Doutorando em Estudos Contemporâneos das Artes (UFF). Nasceu e trabalha na cidade do Rio de Janeiro. É graduado em Letras (UNESA) e pós-graduado em Arte e Cultura (UCAM). Estudou gravura, desenho, cinema e fotografia na EAV – Escola de Artes Visuais do Parque Lage (1977–1981), onde, atualmente, é professor autônomo nos cursos livres de Introdução à Videoarte e Conversações sobre escritos de arte com o Curador Fernando Cocchiarale. Marcos Bonisson participou de três Bienais Internacionais: 27ª Bienal Internacional de São Paulo, 2006. Segunda Edição da BienalSur, 2019 e da XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira, Portugal, 2020. Além de ter participado em diversas mostras coletivas de Arte no Brasil e no exterior. Os seus três últimos filmes em parceria com o vídeo artista, Khalil Charif, já foram apresentados em mais de noventa festivais internacionais de cinema, ganhando nove diferentes prêmios na categoria de melhor curta experimental. Marcos Bonisson publicou os livros, Arpoador (Editora Nau, 2011), Pulsar (Editora Binóculo, MAM, 2013) e ZiGZAG (Editora Bazar do Tempo, 2017). Suas mais recentes exposições individuais foram no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2013, na Maison Européenne de la Photographie (MEP-Paris) em 2015, e na Galeria do Parque Lage em 2018, na condição de artista homenageado.