Introdução ao arduino | Julio Lucio

Público Alvo
Alunos interessados em aprender a utilizar o Arduino, em adquirir noções básicas de
programação em linguagem c e em compreender circuitos eletrônicos simples tanto
como o funcionamento de sensores e atuadores

Objetivos
O curso, teórico e prático, introduz a utilização básica do Arduino – micro-controlador
open-source de baixo custo utilizado em arte digital para a criação de objetos interativos,
instalações artísticas e pequenos robôs, dentre outras aplicações.
O objetivo é a aquisição de noções básicas na utilização do Arduino. Serão apresentados
os tipos de sensores que podemos conectar ao Arduino, como utilizá-los, quais outros
aparelhos o Arduino pode acionar e assim introduzir ao aluno essa ferramenta disponível
no mundo da interatividade.
Também se mostrará ao aluno que qualquer um pode aprender a utilizar Arduino graças à
grande documentação disponível e aos exemplos de possíveis aplicações que existem
online. Este método de aprendizagem é compartilhado por todas as ferramentas que
funcionam em desenvolvimento aberto.
É recomendável um nível de inglês básico e noções de uso de computador.
Mais informações sobre Arduino podem ser obtidas através do site (www.arduino.cc) e
no documentário “Arduino The Documentary” (vimeo.com/18390711)
A compreensão e utilização do Arduino implica que os alunos tenham que se dedicar
também na aprendizagem de mais duas disciplinas conexas: Programação em C simples
e Eletrônica para Interatividade.

Conteúdo:
Conteúdo Semestre
• Aula 1: Electronica e números:
• Se fará uma primeira introdução na eletrônica y em conceitos como voltagem
resistência e intensidade utilizando modelo da água, se falara de corrente elétrica.
• Se introduziram o funcionamento dos primeiros dispositivos como o l.e.d. e
semicondutor.
• Se entenderam sistemas de números binário e decimal.
• Se falara de conceitos introdutórios na programação , se falara de variáveis , e
especialmente da variável booleano e inteira. Se falara de operações com variáveis.
tramem se introduzira o conceito de mensagem e se introduzirão as primeiras
mensagens de arduino.
• Se falara das portas do arduino, e se explicara como carregar os primeros códigos
em ele.
• Aula 2: Mundo Digital:
• Se introduzirão os conceitos de corrente elétrica continua e alterna e modulada por
pulsos.
• Se introduzirão dispositivos como o botão, a resistencia e o protoboard.
• Se falara de números analógicos e digitais e se explicara o que e digitalização.
• Se introduzira a leitura digital com arduino e as portas digitais.
• Aula 3: Mundo Analogica:
• Se explicarão a leitura analógica dos sensores com arduino.
• Se introduzira o dispositivo potentiometro.
• Se introduzirão os operadores de comparação.
• Se introduzirão as portas analógicas e as pwm de arduino.
• Aula 4: Som:
• Se entenderam os números long e unsigned long.
• Se explicarão mensagens para fazer som com arduino.
• Se introduzira o dispositivo piezelétrico.
• Se falara sobre a fisica do som.
• Se introduzira a interpolação linear e a mensagem map();
• Aula 5: Revisão:
• Se revisarão todos os conceitos das aulas anteriores construindo um pequeno
instrumento musical.
• Aula 6: Array , loops e comunicação serial:
• Se aprendera a como armazenar dados do mesmo tipo em um array e como
percorremos com o loop for para assim tocar melodias com arduino.
• Se aprendera como comunicar as informações que arduino lei dos sensores com
outros programas como processing o purê data.
• Aula 7: Servo motor:
• Se aprendera a controlar servo motores com arduino.
• Aula 8: Display LCD:
• Se aprendera a utilizar o sensor de temperatura.
• Se aprendera a escrever numa tela LCD com arduin0.
• Aula 9: Eletromagnetismo:
• Se introduzira o transistor.
• Se introduzira o campo eletromagnético e os dispositivos que se aproveitam dele:
motor dc, alto-falante, relay.
• Se introduzirão por acima os softwares de desenho de placas eletrônicas.
• Se pedira aos alunos que pensem em algum projeto com arduino para serem
desenvolvidos nas aulas restantes.
• Aula 10 11 e 12: Desenvolvimento de Projetos 1: Se desenvolveram os projetos
apresentados pelos alunos.
• Apresentação projetos alunos: Si tiver alguma exposição de alunos da escola, os
alunos arduino poderiam mostras os projetos juntos
Dinâmica/Metodologia
O curso irá percorrer gradualmente cada um dos diferentes componentes que podem ser
conectados ao Arduino. Para cada um destes componentes serão introduzidos
conceitos de programação e eletrônica.
Assim poderíamos dizer que o curso de Arduino é também um curso de eletrônica e de
programação em C básica.

Os exemplos do curso nos mostrarão como se ligam os diferentes tipos de sensores
(proximidade, temperatura, toque, etc) ao arduino, e também como usaríamos diferentes
tipos de motores, luzes e outros mecanismos para poder atuar no mundo.
Os alunos também entenderão como foram inventados, na História, esses sensores e
atuadores, e como eles funcionam.
Durante o curso o aluno aprenderá conceitos de interatividade e como pensar sistemas
interativos: suas entradas, saídas, processamentos e estados, conceitos aplicáveis a
qualquer campo da interatividade.

Bibliografia
– http://arduino

– http://www.juliolucio.com/EAV/

– http://www.juliolucio.com/EAV/Apostilas/