EAV Parque Lage

Jornadas de outubro: SEM MEDO

Jornadas de outubro: SEM MEDO

Imaginar outros mundos. Outros contornos e afetos para os seres vivos e para o planeta. Novas formas de conexão – tudo isso apresenta-se urgente no mundo que partilhamos hoje.

Para a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, fundada no regime militar brasileiro, a arte tem sido historicamente um importante espaço para o diálogo e a imaginação. Será preciso borrar fronteiras entre as teorias e práticas para que possamos construir coletivamente outros acordos para vivermos com respeito às nossas vidas, histórias e, por consequência, por tudo aquilo que é criado por nós. Em tempos de isolamento social, o que compartilhamos? E o que de fato partilhamos? Com qual ética buscaremos nossos recursos e materiais? Onde é seguro estar e como a natureza pode ser um espaço de descoberta? Como podemos nos entusiasmar com aquilo que ainda não sabemos e conhecemos? Como dar valor ao que intuímos e sabemos? Como exercitar o afeto?

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 12 de outubro: oficinas presenciais na EAV Parque Lage

• Das 10h às 11h30
Aula de Yoga para família | Äline Besourö
Em meio à floresta realizaremos práticas de Kundalini Yoga com exercícios voltados especialmente para as crianças. Toda família é bem vinda nesta aula que abre nossas atividades do dia das crianças. Venha com roupas leves para se movimentar e aproveitar essa experiência que combina exercícios com práticas meditativas.

• Das 13h às 14h30
Inventar perguntas: podemos criar mundos? | Júlia Saldanha
Estamos acostumados com: crianças perguntam e adultos respondem. E se os adultos não tiverem todas as respostas? Nesse momento de pandemia, distanciamento e muito cuidado de si e de outres, nos faltam respostas. Mas e se déssemos mais atenção às perguntas do que às respostas?! A ideia é fazer um jogo! O que você gostaria de perguntar para alguém? Você já perguntou para alguém o que sonhou hoje? Como os jacarés dormem? Você está indo para escola? O que você mais sentiu falta no último ano? Ao fim da proposta as perguntas serão lançadas no muro da escola em forma de cartazes.

• Das 15h às 16h30
Levantar | 
Fábia Schnoor
[Respirar Comer e Dormir] Quando nascemos, ainda conectados pelo cordão com a mãe, damos o primeiro respiro, que é também o primeiro choro, a primeira voz. A respiração é também o início daquela pessoa, que vai dar o último suspiro antes de sua morte. Entre os dois, a vida. Vemos também aquilo que os outros estão experimentando no mundo e aprendemos uns com os outros. Pela semelhança ou diferença nos reconhecemos, e nos formamos, e mudamos de forma a cada dia, a cada instante, testemunhas/agentes desse maior acontecimento que é o mundo como conhecemos. A vida toda continuamos nesse repetir, de forma diferente todo dia.Como em uma engrenagem, que fazemos parte, precisamos ocupar nosso espaço intransferível e manter a voz ativa, para fazer girar a roda. Sozinho e junto. A oficina partirá da construção de pequenas formas de barro para criar uma instalação coletiva autoportante, serão investigadas as dimensões coletivas enquanto força de criação, também a materialidade do barro e suas possibilidades espaciais e poéticas. O encontro será presencial na floresta da EAV Parque Lage com participação de 15 famílias previamente inscritas. As inscrições serão realizadas no site da EAV e as vagas serão preenchidas por ordem.


De 16 a 30 de outubro
Atividades online voltadas para todas as idades transmitidas gratuitamente pelo canal da EAV Parque Lage no YouTube.

• No dia 16/10, às 10h, a EAV Parque Lage transmite gratuitamente uma contação de história com o artista Anderson Barreto. ‘PLOFT! Onde vivem os medos’ é a livre adaptação de um conto tibetano que desperta reflexões sobre a nossa relação com a floresta e com a multiplicidade de narrativas.

•  No dia 23/10, às 10hLeon e Juca participam da oficina de marionetes ‘Espécies Invisíveis’. A oficina é uma atividade voltada para crianças que pretende investigar e encontrar espécies invisíveis dentro e fora da gente. Que seres habitam nossos íntimos e nascem a partir de conversas com as mãos? “Construir os pés que fazem um caminho sempre ainda por descobrir, uma cabeça com nuvens e os sonhos nas mãos” escreveu Sônia Gouveia, psicóloga e educadora da Casa Alameda, sobre a experiência.

• No dia 26/10, às 10h, a EAV Parque Lage divulga ‘Instruções para perder-se com a floresta’, um vídeo-diálogo entre crianças e natureza com Patrícia Alves Dias. “Para as crianças de muitos povos originários, as Árvores, Montanhas, Rios – as Paisagens – são personagens, têm histórias. Quais histórias a Natureza te contou? E quais você narrou para ela?”

• No dia 30/10, às 10h, será lançado o vídeo ‘Tecnologia é natureza’, um experimento entre arte, ciência e tecnologia com pequenolab. A partir de um passeio pelo parque, vamos desvendando pelo caminho o que existe por trás das tecnologias comuns do nosso dia a dia. Do que são feitos os fios de ligam nossos brinquedos? O que existe dentro das baterias dos eletrônicos? Para responder estas perguntas, vamos criar projetos usando desde as folhas das árvores até lixo eletrônico, fazendo descobertas na prática e transformando a floresta em um grande ateliê-laboratório.


Ocupações

•  Äline Besourö na piscina da EAV Parque Lage
A partir do dia 12 de outubro
A partir do universo mitológico latino e afro diaspórico, em fusão com os saberes da Yoga, a artista Äline Besourö desenvolve uma pesquisa repleta de seres imaginários e reais, visíveis e invisíveis que habitam seu imaginário, imagens e práticas de trocas de saberes entre corpos. A partir da técnica da serigrafia – uma linguagem do contato – a artista desenvolve indícios desses seres no mundo: pinturas em diversas escalas que elaboram novos contornos para o que sentimos. Fazendo eco às perguntas que deram início ao Parquinho Lage, a partir do sonho e do medo, convidamos Äline Besourö a fazer nossa história mover-se em espiral: voltar ao tema a partir de um de seus motes: SEM MEDO. Em alto e bom som, exercitaremos o ar em nossos pulmões para gritar nossa coragem de construir um mundo mais justo e solidário. Juntos.


SAIBA MAIS
Quem são os artistas das Jornadas de outubro: SEM MEDO?
História das Jornadas de outubro
Fotos das oficinas no dia 12 de outubro