LABORATÓRIO ABERTO – Fotografia

O Laboratório Aberto é um programa de viabilização de acesso ao Laboratório Fotográfico e estímulo à produção e à prática da fotografia analógica. É destinado ao desenvolvimento de pesquisas fotográficas com materiais fotoquímicos e fotossensíveis. A EAV disponibiliza este espaço para revelação e impressão analógica de imagens, bem como experimentação de processos alternativos.

Este programa visa estimular o intercâmbio artístico e a realização de projetos de meios analógicos e híbridos. A iniciativa permite oferecer a estrutura do laboratório para desenvolvimento de trabalhos por professores, alunos e artistas.

A utilização dos laboratórios será acompanhada permanentemente por um monitor em horários pré-estabelecidos, mediante agendamento na secretaria da Escola.

 

Horários de funcionamento

Segundas, quartas e sextas: de 10 às 18h

Terças e quintas: de 14 às 20h

 

Valores para aluguel do laboratório

(O pagamento deverá ser feito antecipadamente na secretaria da EAV)

Alunos inscritos e professores da EAV

R$ 120,00 por período mínimo de 3h

Público externo

R$ 150,00 por período mínimo de 3h

 

Equipamentos e materiais incluídos

– Tanques de revelação de filmes com espirais

– Bandejas diversos tamanhos com pinças para revelação de papéis

– Materiais químicos: reveladores (de papéis e filmes) e fixadores

– Ampliadores com lente e timer

– Filtros de contraste

– Marginador e guilhotina

OBS: Os demais materiais (tais como filmes e papéis fotográficos) e ferramentas de uso pessoal deverão ser trazidos pelo usuário.

 

Termo de responsabilidade

Ao solicitar o uso do laboratório, o usuário concorda com suas normas de utilização e se compromete com os termos abaixo.

No início da sessão, deverá informar ao assistente sobre o trabalho que irá realizar e quais materiais e equipamentos irá utilizar. O assistente ficará responsável por disponibilizá-los para o usuário.

O uso dos equipamentos é responsabilidade de cada usuário. Cabe a cada um zelar pela conservação dos mesmos e seguir as regras e orientações estabelecidas pela EAV para a utilização de equipamentos, materiais e do espaço.

Caso o usuário necessite de algum material ou equipamento não incluído na lista acima, o mesmo será considerado de uso pessoal e deverá ser providenciado pelo próprio usuário.

Em caso de dúvidas sobre materiais simples ou acessórios, o usuário deverá consultar o assistente sobre a disponibilidade, ou não, dos mesmos para utilização.

O usuário deverá comunicar antecipadamente ao assistente caso pretenda trabalhar com emulsões alternativas, ou fazer qualquer modificação nos banhos químicos tradicionais.

Ao final dos trabalhos, o usuário deverá preencher a planilha fornecida pelo monitor para o controle do trabalho realizado e materiais utilizados, ex: revelação de 2 filmes 36 poses; ampliação de 10 cópias 18 x 24 etc.

Nesta mesma planilha serão anotados os produtos do trabalho que eventualmente venham a ser deixados para secar no laboratório (filmes e/ou cópias). O usuário deverá marcar com o assistente para buscá-los. A EAV não poderá se responsabilizar por estes materiais deixados no laboratório por mais de 30 dias; os mesmos serão considerados abandonados e serão descartados.

Qualquer outro material utilizado pelo usuário (tiras de testes, máscaras, ou qualquer outro objeto) será de sua inteira responsabilidade e, após o uso, caso não o leve consigo, deverá ser descartado.

O espaço do laboratório, incluindo seus equipamentos e materiais, deverão ser deixados nas mesmas condições de limpeza e arrumação em que foram encontrados.

Caso algum equipamento seja danificado por uso não apropriado, o usuário deverá arcar com os custos de reparo ou substituição do mesmo.

Para poder dispensar a orientação direta do assistente, o usuário deverá comprovar que já possui conhecimento e prática das técnicas e materiais utilizados no laboratório.

Por medida de segurança, a EAV recomenda que enquanto estiver trabalhando no laboratório, o usuário e assistente mantenham a porta da sala de fotografia trancada com chave. Quem precisar entrar poderá tocar a campainha. A EAV não se responsabiliza pelo extravio de materiais deixados na sala de fotografia pelos usuários.

Para manter o ambiente do laboratório devidamente escuro, sem qualquer vazamento de luz, recomenda-se manter fechada a porta de acesso à sala de aula.

O usuário declara ter conhecimento e se compromete a respeitar os princípios básicos de segurança para lidar com químicos: evitar contato direto com a pele, usar luvas, se necessário, não ingerir, não permitir contato com os olhos etc.

Ainda que os produtos químicos utilizados sejam de baixa toxicidade, pessoas com algum tipo de sensibilidade especial poderão apresentar sintomas alérgicos ao contato, ou ao odor, com os químicos. Neste caso, a EAV não recomenda o uso do laboratório.

A EAV se exime de qualquer responsabilidade por acidentes ocasionados ou que venham a ser sofridos pelos usuários no uso indevido do espaço do laboratório.