Laboratório de pesquisa e prática de texto em arte

Professora: Fernanda Lopes

1º semestre
08 de março a 29 de junho
Turma 1: Quarta-feira, 19:30–21:30
Turma 2: Quinta-feira, 19:30–21:30
R$ 380,00/mês
2º semestre
05 de julho a 21 de dezembro
Turma 1: Quarta-feira, 19:30–21:30
Turma 2: Quinta-feira, 19:30–21:30
R$ 380,00/mês

Objetivos
A partir da visita a exposições em cartaz na cidade, o curso visa estimular a prática da escrita assim como a discussão sobre aspectos das produções artística e crítica, além das possibilidades do uso do texto no campo artístico.

A partir das exposições visitadas em grupo ou individualmente, serão abordados temas sobre história da arte e produção de artísticas e críticos de arte, nacionais e estrangeiros. Questões levantadas durante a visita ou durante a realização e discussão dos textos sobre as exposições também serão desenvolvidas em sala de aula.

Curso teórico e prático ministrado de maneira essencialmente expositiva, tendo como ponto principal a visita a exposições em cartaz na cidade e a produção de textos a partir delas, contando com o apoio de vasto material iconográfico, além de bibliografia complementar para consulta e pesquisa individual.

ARGAN, Giulio Carlo. Arte e Crítica de Arte. Portugal: Estampa, 1995
DUARTE, Paulo Sergio. Arte Brasileira Contemporânea. Rio de Janeiro: Instituto Plajap, 2008.
FABRIS, Annateresa & GONÇALVES, Lisbeth Rebollo (org). Os lugares da crítica de arte. São Paulo: ABCA: Imprensa Oficial do Estado, 2005.
FERREIRA, Gloria (Org). Crítica de Arte no Brasil: Temáticas Contemporâneas. Rio de Janeiro: Funarte, 2006.
OBRIST, Hans Ulrich. Uma breve história da curadoria. Rio de Janeiro: BEI, 2010.

Fernanda Lopes
Curadora assistente do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (RJ) e do Departamento de Arquitetura da PUC-Rio. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da UFRJ, é organizadora, ao lado de Aristóteles A. Predebon, do livro Francisco Bittencourt: Arte-Dinamite (Tamanduá-Arte, 2016). Em 2012 recebeu Bolsa de Estímulo à Produção Crítica (Minc/Funarte) com pesquisa publicada sobre a Área Experimental do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Funarte/Figo Editora, 2013): Área Experimental: Lugar, Espaço e Dimensão do Experimental na Arte Brasileira dos Anos 1970. Foi Membro do Conselho Cultural da Galeria IBEU (RJ, 2013-2014), Curadora associada de Artes Visuais do Centro Cultural São Paulo – CCSP (2010-2012) e editora dos sites ARTINFO Brasil (2012-2013) e Obraprima.net (2000-2004). Mestre em História e Crítica de Arte pela EBA/UFRJ (2006), sua tese de mestrado, “Éramos o time do Rei” – A Experiência Rex, ganhou o Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça, da FUNARTE, em 2006, e em 2009 foi publicada pela Alameda Editorial (SP). Entre as curadorias que vem realizando desde 2009 está a Sala Especial do Grupo Rex na 29a Bienal de São Paulo (2010).

Regulamento de bolsas ➝