Levezas múltiplas: A experiência desenho

Levezas múltiplas: A experiência desenho

Professor: Suzana Queiroga
11 de março a 01 de julho
Sábado das 10h às 13h
R$ 380,00 /mês

Público alvo
O curso é prático, dirigido ao público interessado em arte em geral, e está aberto tanto aos alunos iniciantes, quanto àqueles que já possuam algum tipo de experiência em artes e que estejam interessados em ampliar a compreensão da linguagem do desenho.

Objetivos
O curso tem como objetivo apresentar o universo do desenho na contemporaneidade em seus aspectos mais amplos, no que diz respeito tanto ao campo ampliado do desenho quanto às distintas narrativas contemporâneas. O curso pretende gerar um terreno de investigações pessoais direcionados à uma prática em forma de oficina/laboratório pensando o desenho à partir da experiência do cotidiano, em especial, à experiência nas cidades.

Conteúdo
▪ Fundamentos do desenho. A percepção e observação do mundo a partir do desenho.
▪ Desenho de observação, desenho/projeto, desenho de invenção.
▪ Espaço interno x espaço externo, a casa, a cidade, o mundo.
▪ A rua e o deslocamento, a cidade desenho, os fluxos urbanos, o mapa como um desenho a ser caminhado. Camadas históricas e camadas memória. As diversas grafias e cartografias. As escritas do desenho.
▪ Percepção da cor, fundamentos da estrutura cromática.

Dinâmica
Experimentação das diversas possibilidades do desenho por meio de uma sequência de propostas com os diversos materiais e recursos para possibilitar uma experiência ampla do universo do desenho. Cada aula apresenta uma proposta específica e inclui, ao final da mesma, a avaliação dos processos de trabalho.

Bibliografia
ARGAN, Giulio Carlo. A História da Arte como História da Cidade, São Paulo: Martins Fontes, 1995.
BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço, São Paulo: Martins Fontes, 1999.
CAUQUELIN, Anne. A Invenção da Paisagem, São Paulo: Martins Fontes, 2007.
CERTEAU, Michel de. A invenção do Cotidiano,I.Artes de Fazer, Petrópolis: Vozes, 1998.
DERDYK, Edith (org.). Disegno. Desenho. Desígnio, São Paulo: SENAC, 2007.
GAGE, John. A Cor na Arte, São Paulo: Martins Fontes, 2012.
LICHTENSTEIN, Jacqueline (org). A Pintura – textos essenciais. Volume 9 – o desenho e a cor, Rio de Janeiro: Editora 34, 2006.
MUMFORD, Lewis. A Cidade na História: Suas origens, transformações e perspectivas, São Paulo: Martins Fontes, 2008.
SENNET, Richard. Carne e Pedra, O corpo e a cidade na civilização ocidental, São Paulo: Record, 2005.

Suzana Queiroga
Artista visual. Doutoranda em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia – HCTE-COPPE/UFRJ. Mestre em Linguagens Visuais pela EBA-UFRJ. Participou de exposições no Brasil e no exterior, como as individuais Olhos D’Água (MAC/ Niterói, 2013), Velofluxo (CCBB Brasília e Museu da Chácara do Céu, Rio, 2008-2009), In between (EAV, 2004) e Como vai você, Geração 80? (EAV, 1984). Recebeu prêmios como a Bolsa RioArte (1999) I Prêmio Nacional de Arte Contemporânea da Funarte (2005), 5 Prêmio Marcantonio Villaça (2012) e Prêmio Aquisição na XVIII Bienal da Cerveira, Portugal (2015).

Regulamento de bolsas ➝