LINGUAGENS DO ESPAÇO E TEMPO – VOLTA AO MUNDO FÍSICO

02 de agosto a 22 de novembro. Segundas, de 10h às 13h
R$ 1.520,00 ou 4x de R$ 380,00

butao_matriculabutao_matriculabolsa

A matricula online não oferece desconto. A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

Curso prático de desenvolvimento de linguagem e pesquisa em oficina. Escuta, análise e apoio na elaboração de projetos individuais. Realização de propostas de exercícios com diferentes materiais e acesso a ferramentas.

Experimentação em escultura, objeto, instalação e demais ações em espaços públicos externos ou internos; linguagens híbridas objeto-imagem, com vídeo e foto. Apresentação de obras referenciais, artistas e processos. Discussão de conceito. Visualização de imagens e filmes de obras e artistas referenciais e debate em aula.

Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula; Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula; Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula.

Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento.
REFERÊNCIAS
AMARAL, Aracy. Projeto Construtivo Brasileiro na Arte. São Paulo: Pinacoteca do Estado de SP, 1977.
ARTE & ENSAIOS. Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da EBA-UFRJ. Diversos números.
BEUYS, Joseph. Cada homem um artista. Porto: Editora 7NÓS, 2010.
BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro. Rio de Janeiro: Cosac & Naify Edições, 1999.
CASTRO, Amílcar de. Repetição e Síntese. Belo Horizonte: CCBB 2013.
CONCINNITAS. Revista do Instituto de Artes da UERJ. Diversos números.
FABRO, Luciano. Luciano Fabro [catálogo da exposição]. Rio de Janeiro: Centro de Arte Helio Oiticica, 1997.
FELIX, Nelson. Nelson Felix. Rio de Janeiro: Casa da Palavra/Canal Contemporâneo, 2001.
FELIX, Nelson. Trilogias – conversas entre Nelson Félix e Glória Ferreira 1999-2004. Rio de Janeiro: Edições Pinakotheke, 2005.
FELIX, Nelson. Camiri/4 cantos/Cavalariças. Rio de Janeiro: Ed. do artista, 2011.
FERREIRA, Glória e COTRIM, Cecilia. Escritos de Artistas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.
KWON, Miwou. One place after another. PDF. Tradução na Revista Arte & Ensaios nº 17.
MAIA, Carmen. Cildo Meireles. Coleção Fala do Artista. Rio de Janeiro: Funarte, 2009.
MATOS, Diego e WISNIK, Guilherme. CILDO estudos, espaços, tempo. Rio de Janeiro: Ubu Editora, 2017.
OITICICA, Helio. Catálogo. Org. Centro de Arte Helio Oiticica. Rio de Janeiro, 1996.
PAPE, Lygia. Gávea de Tocaia. Rio de Janeiro: Cosac & Naify Ed., 2000.
TOSTES, Celeida. Rio de Janeiro, Aeroplano editora, s/d.
filmes:
Chris Burden – diversos
Francis Alys – diversos
Gordon Matta-Clark – diversos
Joseph Beuys – diversos
Lygia Clark – Memória do Corpo
Nelson Félix – O oco
Meireles, Cildo – A Obra de Arte. Direção Marcos Ribeiro; Cildo, de Katia Maciel
Rui Chafes – Comer o Coração
Coleção RIOARTE de vídeos. Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Secretaria das Culturas. s/d.

Papel e lápis para anotações; Ferramentas e materiais necessários aos projetos individuais a serem definidos pelos próprios alunos.

Todos os cursos online e presenciais emitem certificados; a política de bolsas só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

FABIANA ÉBOLI SANTOS
Artista visual, Mestre em Linguagens Visuais na EBA-UFRJ com orientação de Lygia Pape e Paulo Venâncio Filho. Graduada em Sociologia e Política, pós-graduada em Relações Internacionais na PUC-RJ. Expôs individualmente entre os anos de 1997 e 2004, participa de mostras coletivas, oferece oficinas, escreve, é curadora de exposições e organiza livros de Arte. Em 2001 foi premiada com Bolsa de Pesquisa em Escultura na Faperj, e no Projeto Interferências Urbanas RJ, realizando instalação no espaço público. Entre 2011 e 2016 colaborou com curadorias e textos no Projeto Vitrine Efêmera, RJ, dirigido por Julio Castro. Curadorias entre 2005 e 2015 no Rio de Janeiro e em Recife. Professora de Plástica na EBA-UFRJ em 2011 e 2012. Premiada no Edital Pro-cultura do MinC com o livro Mario Carneiro Trânsitos em 2012. Projeto de curadoria aprovado no Paço Imperial para 2021.