LINGUAGENS VISUAIS: TEORIAS E PRÁTICA EM VIDEOARTE E FOTOGRAFIA

Professor: MARCOS BONISSON

Cursos semestrais
05 de agosto a 25 de novembro.
Quintas, de 19h às 21h
R$ 1.520,00 ou 4x de R$ 380,00

butao_matriculabutao_matriculabolsa

A matricula online não oferece desconto. A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

Curso teórico e prático que tem como objetivo orientar e dialogar com todos os interessados (sem pré-requisitos) em pesquisar e trabalhar a partir de leituras, teorias e práticas experimentais com videoarte, fotografia, colagem e outros suportes em direção ao desenvolvimento de um trabalho pessoal ou aquisição de conhecimentos no campo das artes visuais.

A proposta desse curso teórico e prático é enfatizar a orientação de projetos em andamento ou elaborados durante os encontros semanais, a partir de proposições e exercícios específicos de aula.
Durante o curso, serão apresentados os trabalhos dos seguintes artistas, entre outros: John Baldessari, Nan Goldin, Hélio Oiticica, Bernd & Hilla Becher, Larry Clark, Cindy Sherman, Man Ray, Rivane Neuenschwander, William Eggleston, Valeska Soares. Marcel Duchamp, Jeff Wall, Janet Cardiff, Artur Omar, Nam June Paik, Diane Arbus, Gary Hill, Bill Viola, Dziga Vertov, Hiroshi Sugimoto, Kenneth Anger, Andreas Gursky, Jack Smith, Andy Warhol, Sophie Calle, Robert Mappelthorpe, Jean-Luc Goddard, Chris Marker, Robert Smithson, Nobuyoshi Araki, Vito Acconci, Chris Burden, Gordon Matta-Clark, Bas Jan Ader, Valie Export, Marina Abramovic, Lygia Clark, Beuys, Ana Medieta, Maya Deren, Stan Brackhage, Carolee Schneemann, Bruce Nauman, Artur Barrio, Lygia Pape, Antonio Manuel, Miguel Rio Branco, Antonio Dias, Peter Greenaway, Sam Taylor-Wood, Pipilotti Rist, Shirin Neshat, Cao Guimarães, Miguel Angel Ríos, Superflex, Rosana Paulino.

Aula expositiva em videoconferência
Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula
Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula
Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema
Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento
Não exige conhecimentos prévios

REFERÊNCIAS
MACHADO, Arlindo. Made in Brasil. São Paulo: Iluminuras, 2003
MACIEL, Kátia. Transcinemas. Rio de Janeiro: Contracapa, 2009.
MARTIN, Sylvia. Video Art. Alemanha:  Taschen, 2006.
KRAUS, Rosalind. O Fotográfico. São Paulo: Editorial Gustavo Gili, SA, 2002.
COTTON, Charlotte. A Fotografia como Arte Contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

Acesso à internet
Computador ou celular com câmera

Todos os cursos online e presenciais emitem certificados; A política de bolsas só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

MARCOS BONISSON
Marcos Bonisson é Artista e Mestre em Ciência da Arte (UFF). Atualmente, é Doutorando em Estudos Contemporâneos das Artes (UFF). Nasceu e trabalha na cidade do Rio de Janeiro. É graduado em Letras (UNESA) e pós-graduado em Arte e Cultura (UCAM). Estudou gravura, desenho, cinema e fotografia na EAV – Escola de Artes Visuais do Parque Lage (1977–1981), onde, é professor autônomo nos cursos livres de Introdução à Videoarte e Conversações sobre escritos de arte com o Curador Fernando Cocchiarale. Marcos Bonisson participou de três Bienais Internacionais: 27ª Bienal Internacional de São Paulo, 2006.  Segunda Edição da BienalSur, 2019 e da XXI Bienal Internacional de Arte de Cerveira, Portugal, 2020. Além de ter participado em diversas mostras coletivas de Arte no Brasil e no exterior. Os seus três últimos filmes em parceria com o vídeo-artista, Khalil Charif, já foram apresentados em mais de noventa festivais internacionais de cinema e ganharam doze diferentes prêmios na categoria de Melhor Curta Experimental. Marcos Bonisson publicou os livros: Arpoador (Editora Nau, 2011), Pulsar (Editora Binóculo, MAM, 2013) e ZIGZAG (Editora Bazar do Tempo, 2017). Suas mais recentes exposições individuais foram no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2013, na Maison Européenne de la Photographie (MEP-Paris) em 2015, e na Galeria do Parque Lage em 2018, na condição de artista homenageado.