Linguagens Visuais: Teorias e Práticas em Fotografia e Vídeoarte

14 de março a 27 de junho
Quinta-feiras, 19:00–22:00
R$ 380,00/mês

O curso tem como objetivo trabalhar a partir de práticas experimentais com os suportes da fotografia e do vídeo em direção ao desenvolvimento de um trabalho pessoal, no campo das artes visuais. A proposta desse curso prático e teórico é dar ênfase a orientação de projetos em andamento ou elaborados durante os encontros semanais, a partir de proposições e exercícios específicos.

Objetivo
Introdução à fotografia moderna, pós-moderna e ao cinema de artista das décadas de 60 e 70, até a atualidade. Apresentando teorias e trabalhos seminais com esses suportes, experimentando nos encontros com Livros de Artistas, portfolios e vídeos experimentais de curta duração, como dinâmica de práticas em linguagens visuais. Desse modo, praticando e refletindo, o abrangente escopo interdisciplinar de projetos e semânticas, designadas em abrangência por arte contemporânea.

Dinâmica/Metodologia
A partir de vivências e pesquisas, os participantes serão orientados em suas práticas experimentais com fotografia e vídeo em diferentes estruturas de narrativa, campos poéticos e procedimentos híbridos. A metodologia operada em aula (3 horas) terá dois tempos que se permeiam: projeção e apresentação de trabalhos cruciais com esses suportes no território das linguagens visuais, discussão sobre aspectos da produção atual e seus possíveis desdobramentos. (aprox. primeira hora do encontro). As outras duas horas serão dedicadas ao acompanhamento e a análise dos trabalhos, apresentados em aula pelos participantes do curso.

O curso visa orientar artistas e a todos interessados, em pesquisar e trabalhar com fotografia e vídeoarte (imagem em movimento) no campo das artes visuais. Durante o curso, serão apresentados os trabalhos dos seguintes artistas:

John Baldessari, Nan Goldin, Hélio Oiticica, Bernd & Hilla Becher, Larry Clark, Cindy Sherman, Man Ray,William Eggleston, Marcel Duchamp, Jeff Wall, Artur Omar, Nam June Paik, Diane Arbus, Gary Hill, Bill Viola, Dziga Vertov, Hiroshi Sugimoto, Kenneth Anger, Andreas Gursky, Jack Smith, Andy Warhol, Sophie Calle, Robert Mappelthorpe,Jean-Luc Goddard, Chris Marker, Robert Smithson, Nobuyoshi Araki, Vito Acconci, Chris Burden, Gordon Matta-Clark, Bas Jan Ader, Valie Export, Marina Abramovic, Beuys, Ana Medieta, Maya Deren, Stan Brackhage, Carolee Schneemann, Bruce Nauman, Artur Barrio, Lygia Pape, Antonio Manuel, Miguel Rio Branco, Antonio Dias, Peter Greenway, Sam Taylor-Wood, Pipilotti Risti, Shirin Neshtat, Cao Guimarães, Miguel Angel Ríos, Superflex, entre outros.

Philippe Dubois, O Ato Fotográfico, Edit: Papirus
Susan Sontag, Sobre Fotografia, Edit: Companhia das Letras
Rosalind Krauss, O Fotográfico, Edit: Gustavo Gili, SA
Arlindo Machado, Made in Brasil, São Paulo, Edit: Iluminuras, Transcinemas.
Kátia Maciel, Edit.ContraCapa, 2009. RJ

Filmografia
Gordon Matta-Clark: Clockshower / 13:50 min. 1973.
Robert Smithson: Spiral Jetty / 35 min. 1970
Marcos Bonison: Héliophonia / 17 min. 2002.
Documentário sobre Sophie Calle.
Documentário sobre Nan Goldin.

Marcos Bonisson é Artista e Mestre em Ciência da Arte (UFF). Nasceu e trabalha na cidade do Rio de Janeiro. É graduado em Letras (UNESA) e pós-graduado em Arte e Cultura (UCAM). Estudou gravura, desenho, cinema e fotografia na EAV – Parque Lage (1977–1981) onde leciona, atualmente. Participou da 27ª Bienal Internacional de São Paulo (2006), da XIX Bienal Internacional de Cerveira em Portugal (2017) e foi selecionado para a terceira edição da BienalSur (2019). Bonisson tem participado em diversas mostras coletivas e festivais de filmes experimentais no Brasil e no exterior. Publicou o Livro Arpoador (Editora Nau, 2011), o Catálogo Pulsar (Editora Binóculo, MAM, 2013) e o Livro ZiGZAG publicado pela Editora Bazar do Tempo e lançado no Paris-Photo em 2017. Suas mais recentes exposições individuais foram no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em 2013 e a na Maison Européenne de la Photographie (MEP-Paris) em 2015 e na Galeria do Parque Lage em 2018.