Livrinho de artista

Livrinho de artista

foto: Luana Vieira Gonçalves

Livrinho de artista
Professoras: Luana Vieira Gonçalves e Julia Saldanha
​13 e 20 de julho das 13h00 às 15h00
18 de julho das 15:30 às 17:30
Idade: 6 a 12 anos

Sobre o curso
“Para que serve um livro?
Para se viver melhor!”
Prélibri, Bruno Munari, Danese, Italia, 1980.

O ateliê Livrinho de artista convida as crianças à criação artística através do universo do livro-objeto. Os livros-objetos ou livros de artista, são objetos repletos de plasticidade, que vão além de um veículo de imagens e textos, e nos surpreendem por suas diferentes maneiras de abordar o livro. Através de ateliês, convidamos as crianças a criarem seus próprios livros-objeto, vivenciando experiências táteis, sonoras e visuais ligadas a forma de um livro. Uma vez que os livros são sempre feitos por adultos, esta será a vez das crianças de criarem os seus. Vamos descobrir materiais, olhares e trocar experiências criando livros!

14 de julho – Livro sensorial
18 de julho – Livro sanfona
20 de julho – Livro recortado

Professoras
Luana Vieira Gonçalves
É supervisora e professora no parquinho lage, integra o coletivo Desenhação e é professora no Pró-Saber. Se graduou em artes visuais pela UNICAMP. Viveu em Paris, onde fez o mestrado em arte contemporânea e trabalhou no Centre Georges Pompidou, na Galerie des Enfants, como educadora. Viveu no Togo onde coordenou e participou de um intercâmbio entre crianças togolesas e brasileiras. No Brasil trabalhou como arte educadora com crianças em situação de rua no projeto Casa Guadalupana e no projeto Curumim no SESC-SP.

Julia Saldanha
É graduada em arquitetura pela Escola da Cidade-Associação de Arquitetura e Urbanismo (SP) tendo completado seus estudos na EAV do Parque Lage, no Ateliê Piratininga (SP) e no espaço Cenográfico (SP). É artista. Atua entre as linguagens gráficas e visuais. Seu trabalho artístico explora a pesquisa visual entre texto/ história /palavra/ movimento e imagem ganhando forma no espaço através de cenografias, ilustrações, cartazes, pequenos livros e oficinas de arte. Atualmente também é monitora na disciplina de experiências gráficas na EAV, integra o coletivo Desenhação e atua nas áreas de arte educação, cenografia e ilustração.

Confira a programação completa