Livrinho de artista [arte em família] Parquinho Lage

◀ VOLTAR
Livrinho de artista [arte em família]
Professoras: Luana Vieira Gonçalves e Julia Saldanha
Sábado, 26 de agosto, 10:30–12:30
Idade: 6 a 12 anos
R$ 60 + 10 (taxa de material)
Preço e inscrições ❯

« Para que serve um livro?
Para se viver melhor! »

Prélibri, Bruno Munari, Danese, Italia, 1980.

O ateliê Livrinho de artista convida as crianças à criação artística através do universo do livro-objeto. Os livros-objetos ou livros de artista, são objetos repletos de plasticidade, que vão além de um veículo de imagens e textos, e nos surpreendem por suas diferentes maneiras de abordar o livro. Através de ateliês, convidamos as crianças a criarem seus próprios livros-objeto, vivenciando experiências táteis, sonoras e visuais ligadas a forma de um livro. Uma vez que os livros são sempre feitos por adultos, esta será a vez das crianças de criarem os seus. Vamos descobrir materiais, olhares e trocar experiências criando livros!

Professoras

Luana Vieira Gonçalves
Arte educadora, é graduada em arte visuais pela UNICAMP. Viveu em Paris por 5 anos, onde trabalhou 3 anos no Centre Georges Pompidou, dentro da Galerie des Enfants, como mediadora e educadora artística. Fez o mestrado em arte contemporânea na Universidade Paris VIII, sobre a migração da artista Louise Bourgeois. Viveu no Togo onde coordenou e participou de um intercâmbio entre crianças togolesas e brasileiras, ali também realizou um video-arte com o Alexis Zelensky, que foi exposto junto ao coletivo Mirada Migrante em Buenos Aires. No Brasil trabalhou como arte educadora com crianças em situação de rua no projeto Casa Guadalupana (instituto Padre Haroldo), participou das Jornadas de Outubro no Parque Lage e foi educadora do projeto Curumim no SESC-SP. Fez alguns cursos de ilustração para livros infantis na Itália, Espanha e na França e, hoje, sua atividade profissional transita entre a arte educação, pesquisa e produção artística. Atualmente é arte educadora no Parquinho Lage, oferece cursos no SESC-SP e integra o coletivo Desenhação.

Julia Saldanha é graduada em arquitetura pela Escola da Cidade-Associação de Arquitetura e Urbanismo (SP) tendo completado seus estudos na EAV do Parque Lage, no Ateliê Piratininga (SP) e no espaço Cenográfico (SP). É artista. Atua entre as linguagens gráficas e visuais. Seu trabalho artístico explora a pesquisa visual entre texto/ história /palavra/ movimento e imagem ganhando forma no espaço através de cenografias, ilustrações, cartazes, pequenos livros e oficinas de arte. Atualmente também é monitora na disciplina de experiências gráficas na EAV, integra o coletivo Desenhação e atua nas áreas de arte educação, cenografia e ilustração.