LUZ E CENA

LUZ E CENA

Professores: Iza Valente e Rogério Emerson

1º semestre 2019
11 de março a 17 de junho
Segunda-feira, 19:00–21:00
R$ 380,00/mês

O curso gira em torno das múltiplas possibilidades de criação de cenografia e iluminação, para palcos e galerias. Através de visitas guiadas, aulas práticas e teóricas, abordaremos temas que servirão para aprimorar o processo criativo de cada aluno. Como objetivo final, realizaremos uma montagem de Luz e Cena in loco.

Objetivo
O curso tem como objetivo, a compreensão básica sobre o uso da iluminação junto a cenografia, nas múltiplas áreas de atuação cênica.

Conteúdo
Entendimento sobre a história da iluminação/cenografia, da idade média aos dias atuais; pesquisa sobre os diferentes palcos teatrais e galerias; estudo das fontes de luz e seu uso nas artes cênicas, expositiva; construção de maquetes e adaptações das técnicas usadas nas áreas cênicas e expositivas. Apresentação de glossário e equipamentos usados nessas áreas.

Dinâmica/Metodologia
Aulas teóricas e práticas; visita a um teatro, levantamento in loco para execução de maquete; visitação a exposições de artes; a importância da interdependência entre a direção, luz, cenografia, repertório, figurino e atores/músicos/artistas; planejamento orçamentário; realização de um projeto final, cenografia + luz, que será inserido na maquete construída.

Público alvo
É destinado a estudantes e profissionais, de iluminação, arquitetura, cenografia, artes visuais, teatro e design.

Bibliografia
Jonathan Crary, Técnica do observador.
John Gage, A Cor na Arte.
Jacques Aumont, A Imagem.
Edgar Moura, Luz, Câmera e Ação.
Yan Michalki, Zembinski e o Teatro Brasileiro.
Hélio Eichbauer, Cartas de Marear.

Filmes
MacBeth de Orson Welles
O Leopardo de Luchino Visconti
A Ronda da Noite de Peter Greenaway
Os Iluminados de Cristina Leal

Veja aqui o registro de atividades do curso.

Iza Valente
Bacharel em Arquitetura e Urbanismo e Pós-Graduada em Economia e Gestão da Sustentabilidade em Construção Civil, inicia seus estudos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage em 1997. Como assistente de cenografia desenvolveu e produziu projetos para os cenógrafos Luís Stein, Marcos Flacksman, entre outros. De 1999 a 2002 faz parte da equipe de cenografia do escritório Estratosfera_GringoCardia. Como assistente de cenografia desenvolveu e produziu projetos para os cenógrafos Luís Stein, Marcos Flacksman, entre outros. Ministrou aulas de Artes Plásticas e Cenografia na Faculdade de Arquitetura da universidade Santa Ursula no período de 2005 a 2010. Em 2007 cria o espaço ARQ_YÀ escritório/atelier onde realiza projetos para Arquitetura, Cenografia e Artes Visuais.

Rogério Emerson
Formado no Teatro Tablado em 1979, começou no grupo “O Pessoal do Despertar” participando de atividades, como ator, contrarregra, sonoplasta, iluminador e produtor. Assistente de iluminadores Jorginho de Carvalho e Luiz Paulo Nenen, e trabalhando na Oficina de Luz, participando de espetáculos, shows e eventos, além de vivenciar a trajetória do Circo Voador. Iluminador dos shows de Chico Buarque ede espetáculos de teatro, música e eventos culturais. Assistente de produção no Free Jazz, Calton Dance e Rock in Rio e shows internacionais da Madona e Rolling Stones. Ilumina projetos arquitetônicos e exposições de arte: MAM, Mac, Paço e outros. Ministra aulas de “Iluminação para Artes”, faz coordenação técnica ,como no Centro de Artes da Maré.