Luz e cena

Luz e cena

Edward Hopper – Rooms by the sea

Professores: Rogério Emerson e Iza Valente
1º semestre
02 de abril a 25 de junho
Segunda-feira, 19:30–22:00
R$ 380,00/mês
Primeira aula aberta a todos

Público-alvo
Estudantes e profissionais de iluminação, arquitetura, cenografia, artes visuais, teatro, design e a interessados pelo tema.

Objetivos
O curso gira em torno das múltiplas possibilidades de criação de cenografia e iluminação para palcos e galerias.Através de visitas guiadas, aulas práticas e teóricas abordaremos temas que servirão para aprimorar o processo criativo de cada aluno.

Conteúdo
Breve passagem pela historia desses segmentos, aos dias atuais; pesquisas sobre os diferentes tipos de palcos; apresentação de glossário com termos e equipamentos; análise de montagens para exposições, galerias, espetáculos teatrais e shows.

Dinâmica
Aulas teóricas e práticas; visita a um teatro, levantamento in loco para execução de maquete; visitação a exposições de artes; a importância da interdependência entre a direção, luz, cenografia, repertório, figurino e atores/músicos/artistas; realização de um projeto final, cenografia + luz.

Bibliografia
Técnica do observador de Jonathan Crary
A Cor na Arte de John Gage
A Imagem de Jacques Aumont
Luz, Câmera e Ação de Edgar Moura
Cadernos de Iluminação, Arte e Ciência de Jamile Tormann Zeminski e o Teatro Brasileiro de Yan Michalki
Cartas de Marear de Hélio Eichbauer
Filmes: MacBeth de Orson Welles, O Leopardo de Luchino Visconti, O Palhaço de Frederico Fellini; A Ronda da Noite de Peter Greenaway, Os Iluminados de Cristina Leal.
A importância da cenografia de José Dias
Cenografia de Anna Mantovani
Antitratado de cenografia de Gianni Ratto

Rogério Emerson Magalhães é nascido no Rio de Janeiro em 1960. Em 1975, descobre na Escola no Teatro “O Tablado” as atividades de ator, contrarregra, sonoplastia, operador de luz e montagem de cenário. Em 1979, além de participar profissionalmente com essas atividades no grupo “O Pessoal do Despertar”, e torna-se assistente de iluminadores como “Jorginho de Carvalho” e “Luiz Paulo Nenen”, aprendendo as técnicas da iluminação teatral, passando a assinar vários espetáculos. Em 1980 trabalha começa a trabalhar em Firmas de Equipamentos de luz, onde desenvolve técnicas de iluminação de shows. Também nos anos oitenta, vivencia a trajetória do Circo Voador no Arpoador, Lapa, São Luiz, Fortaleza e em Recife como iluminador. Desde 1987, ilumina os shows de Chico Buarque e diferentes Artistas da música Brasileira, Projetos Culturais de Música e Teatro. Participa como produtor de vários Shows Internacionais no Brasil como Rolling Stones e Madona e Festivais como Free Jazz. Em 1992, começa a trabalhar paralelamente como assistente de fotografia de “Edigar Moura” e como produtor em projetos cinematográficos, clipes, Dvds e comerciais por diversas produtoras. E desde 1996, passa a iluminar também, exposições de importantes artistas plásticos Brasileiros em diversos Museus e Galerias. Em 2012 cria a Art & Luz onde desenvolve projetos Luminotécnico para galerias e Museus. Unindo sua habilidade técnica à sensibilidade artística, desenvolvidas em 36 anos de carreira, ministra aulas de “Iluminação para Artes”, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e continua a realizar trabalhos de iluminador em várias atividades das artes.

Iza Valente
Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela universidade Santa Úrsula em 1997. Pós-Graduada em Economia e Gestão da Sustentabilidade em Construção Civil, UFRJ. Inicia seus estudos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage em 1997, e passa a cursar aulas de história, desenho e pintura.  Participa de algumas tertúlias com o mestre Hélio Eichbauer no Espaço Tom Jobim entre os anos 2007 a 2010. Em 1997 arquiteta no projeto Favela Bairro na Comunidade da Mangueira, situada na Zona Central do Rio de Janeiro. Em 1998 trabalha como assistente de cenografia para o PROJAC. De 1999 a 2002 faz parte da equipe de cenografia do escritório Estratosfera_Gringo Cardia, atuando como estagiária/assistente de cenografia. Como assistente de cenografia desenvolveu e produziu projetos para os cenógrafos Luís Stein, Marcos Flacksman, entre outros. Ministrou aulas de Artes Plásticas e Cenografia na Faculdade de Arquitetura da universidade Santa Ursula no período de 2005 a 2010. 2015 realiza junto ao iluminador Rogério Magalhães o curso de férias “Luz e Cena”, na escola de artes visuais do Parque Lage. Em 2007 cria o espaço ARQ_YÀ escritório/ateliê onde atua até hoje realizando projetos para Arquitetura, Cenografia e Artes Visuais.