Naïf para Nenéns [arte em família – convida]

Naïf para Nenéns [arte em família – convida]

foto: Gabi Carreira.

Naïf para Nenéns [arte em família – convida]
Sábado, 01 de junho de 2019, 10:00–10:30 e 11:00–11:30
Professoras: Tatiana Levy, Maria Matina, Licia Gomes e Fernanda Paixão

A atividade acontecerá em duas sessões:
Serão oferecidas 15 vagas para bebês em cada sessão, onde a 1a sessão será para bebês de colo e a segunda sessão para bebês caminhantes.
Cada bebê deverá ser acompanhado por 1 adulto no mínimo e 2 no máximo em função da lotação/capacidade das salas.
10:00 – 10:30 : 1ªsessão – destinada a bebês de colo
11:00 – 11:30 : 2ªsessão – destinada a bebês caminhantes

Os cursos do arte em família são gratuitos.
A programação é destinada a crianças acompanhadas de seus familiares, incentivando a imaginação coletiva e a participação da família nas escolas.

RESERVAS:
parquinho.eavparquelage@gmail.com
Até sexta-feira, às 16h.
Caso o participante não esteja presente 15 minutos antes do início da aula, a reserva será liberada para lista de espera.
Sujeito a lotação.

INSCRIÇÕES NO DIA DA ATIVIDADE:
Excepcionalmente neste dia, para maior comodidade das famílias, realizaremos as inscrições em frente às Cavalariças (espaço onde ocorre a exposição Arte Naif: Nenhum museu a menos).

Sobre a oficina
Criança em exposições de arte já causa espanto para muitas pessoas. Bebês então! Venha descobrir que exposições, arte e bebês são uma combinação não só possível, mas um programa delicioso para toda a família.

O projeto batizado como Naïf para Nenéns é dirigido aos pequenos a partir de três meses e “engatinhantes” até ‘caminhantes’ de até 3 anos acompanhados por um adulto durante a visita. Inspirado nas propostas da arte educadora e artista dinamarquesa, Anna Marie Holm (autora do livro Baby-Art- Os Primeiros Passos com a Arte), adultos e nenéns participam de atividades de estimulação sensório-motora, por meio de músicas, objetos, instrumentos e brinquedos.

Iniciamos a atividade antes da abertura da exposição e preparamos o espaço de forma que as famílias se sintam a vontade para explorar e ocupar o local com tranquilidade. Bebês, crianças, adultos e idosos, todxs serão bem vindos!

Como acontece a visitação com os bebês
Tudo começa no tapetão estendido na área em frente as Cavalariças onde os participantes vão ser recebidos pelas educadoras. Ali mesmo os pequenos já podem interagir com objetos diversos enquanto as famílias conhecem a proposta da visitação. Em seguida serão apresentadas as 3 salas expositivas e a linha curatorial da mostra. Após a visita, acontece uma atividade sensorial para famílias e bebês buscando aproximar os bebês das obras através da exploração tátil. A atividade mediada leva cerca de 30 minutos.

Educadoras convidadas

Todo primeiro sábado do mês o parquinho lage convida um artistx, professxr ou criança de fora da escola para propor uma atividade dentro da programação do Arte em Família. Neste sábado, acompanhando a programação da exposição Arte naif – nenhum museu a menos, convidamos algumas das educadoras que fizeram parte e idealizarem o educativo do Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil – MIAN, onde se realizavam visitas especialmente pensadas para bebês e suas famílias.

Tatiana Levy é pedagoga, especialista em educação infantil e mestre em educação. Arte, literatura e dança são suas paixões. Começou a carreira como bailarina e desde os 18 anos atua, ora em instituições culturais, ora em instituições educativas, sempre com crianças buscando fazer a conexão entre arte e educação. Uma das idealizadoras do projeto Naif para Nenéns, teve o prazer de receber em torno de 3000 bebês e suas famílias nas exposições do MIAN/Museu naif entre 2012 e 2016.

Maria Matina é arte educadora, artista plástica e arteterapeuta. Formada em Gravura e Belas Artes na Universidade Federal do Rio de Janeiro, vive entre o Brasil e Portugal desde 2016. Ministrou cursos de gravura, desenho, desenho com modelo vivo, pintura, livre expressão em arte e oficinas e workshops de diversas técnicas no Brasil e em Portugal. Uma verdadeira encantadora de bebês, atuou no Naif para Nenéns de 2014 a 2016.

Licia Gomes é arte educadora e professora de artes formada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, atriz bailarina e cientista política formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Integrou o setor arte educativo do MIAN entre 2013 e 2016.

Fernanda Paixão é palhaça, arte-educadora do Instituto de Artes Tear. Atuou como arte educadora no MIAN/Museu Naif. Atualmente é mestranda da UERJ e integra o grupo de pesquisas em práticas perfomativas contemporâneas com ênfase em performance relacional e bebês.