O artista antecede o psicanalista

Quando Todos Calam, 2009 – Berna Reale

Professores da Escola Lacaniana de Psicanálise – RJ
04 de agosto a 10 de novembro
Sextas-feiras, 10:00–12:00
R$ 380,00/mês
R$ 100,00/aula avulsa

Público-alvo
Estudantes e profissionais de qualquer área de conhecimento, artistas, psicanalistas, psicólogos e demais interessados na articulação da psicanálise com o campo das artes.

Objetivos
Esse curso, ministrado por um grupo de psicanalistas membros da Escola Lacaniana de Psicanálise – RJ, sob forma de palestras, pretende fazer uma abordagem da experiência do inconsciente e sua presença nas diversas manifestações da cultura, especialmente as artes visuais, como uma abordagem do humano e seus limites.

Será apresentada uma relação de temas, que vem sendo alvo de pesquisa e discussão, não só entre os psicanalistas da Escola Lacaniana de Psicanálise -RJ, como nas diversas instituições voltadas ao avanço da psicanálise, a partir do texto freudiano e o retorno de Lacan com suas contribuições.

agosto
04/08 – Freud e seus artistas – Maria Teresa Saraiva Melloni e Marysol Ruiz Lacarra
11/08 – Tintas da Fantasia – Ana Benjó
18/08 – O olhar e a voz na Arquitetura do sujeito – Teresa Palazzo Nazar
25/08 – Os limites da letra – Flávia Chiapetta de Azevedo

setembro
01/09 – Construções em torno de um vazio:  a questão da sublimação – Luiz Alberto pinheiro de Freitas
08/09 – A cena obscena em Shakespeare: análise cênica da dimensão obscena em Shakespeare – Celina Sodré
22/09 – A Arte Bruta – Plínio Leite Jr.
29/09 – Espaço, Tempo e re-presentação – Maria Cecília Bretas

outubro
06/10 – O que é um quadro? – Elisabeth Bittencourt
13/10 – A questão da autoria – Maria Emília Lobato Lucindo
20/10 – A música do corpo – Abílio Ribeiro Alves

novembro
10/11 – Cinema: uma história? Relações entre o cinema e a ficção quotidiana – Ana Paula Gomes

Maria Teresa Saraiva Melloni

Colaboração
Ana Benjó
Teresa Palazzo Nazar

Palestrantes
Abílio Ribeiro Alves: Psicólogo; Psicanalista, Membro da ELP-RJ; Autor do romance Siboney.
Ana Benjó: Psicóloga; Psicanalista; Membro da ELP-RJ.
Ana Paula Gomes: Psicóloga; psicanalista; Membro da ELP-RJ; Mestre em Teoria Psicanalítica – UFRJ.
Celina Sodré – Diretora do Studio Stanislavski e do Instituto do Ator; Doutora em Artes Cênicas; Profª de Direção Artística da UFF; Membro da ELP-RJ.
Elisabeth Bittencourt: Psicóloga; Psicanalista; Membro da ELP-RJ; Membro do Núcleo de Direito e Psicanálise do programa de pós-graduação em direito da Universidade Federal do Paraná; Autora dos livros A Vaidade no feminino e Rumores internos… Entre o mal estar, o direito e a psicanálise.
Flávia Chiapetta de Azevedo – Psicóloga; psicanalista; Membro da ELP-RJ; Doutora em Teoria Psicanalítica – UFRJ; Autora do livro o lugar do psicanalista na direção do tratamento com autistas.
Luiz Alberto Pinheiro de Freitas – Psicanalista; Membro da ELP-RJ, Pós-Doutorado em Ciência da Literatura – UFRJ; Doutor em Psicologia Clínica – PUC-RJ; Psicanalista; Autor de Freud e Machado de Assis e coautor do livro Cidade de Deus – A história de Ailton Batata, o sobrevivente.
Maria Cecília Brêtas: Jornalista; Psicanalista; Membro da ELP-RJ.
Maria Emília Lobato Lucindo: Psicóloga; Psicanalista; Membro da ELP-RJ; Diretora executiva da ONG Ser Cidadão.
Teresa Palazzo Nazar: Médica; Psicanalista; Membro da ELP-RJ; autora dos Livros O Sujeito e Seu texto e Você tem fome de quê?; Idealizadora e diretora da Ciranda de Psicanálise e Arte (Que já está em sua XIV edição e já faz parte da agenda cultural da cidade do Rio de Janeiro).
Maria Teresa Saraiva Melloni: Psicóloga; Psicanalista; Membro da ELP-RJ; Mestre em Ciências da Saúde COC/Fiocruz; Profª titular de Fundamentos em Psicanálise (1990/2010 – IBMR); Autora dos livros A Perda d’Ele em Mim: um trabalho de luto e Rio de Janeiro: uma psicanálise possível.
Marysol Ruiz Lacarra: Graduada em Música e Letras – UFRJ; Mestre em Literatura Espanhola – Teatro do Século de Ouro – UFRJ; Ouvinte da ELP-RJ.
Plínio Leite Jr. – Psicólogo; Psicanalista; Membro da ELP-RJ.

Escola Lacaniana
Uma parceria entre a Escola de Artes Visuais do Parque Lage