O caminho revelado: oficina de Ecoprint - Impressão botânica

O caminho revelado: oficina de Ecoprint - Impressão botânica

Susana Spadaccini. O caminho revelado, 2019.

_
Professora: Susana Spadaccini

Férias de Inverno 2019
08 a 10 de julho
[Dias 08, 09, 10 de julho]
Segunda, terça e quarta-feira, 10:00–13:00
Quinta-feira, dia 11 de julho – Workshop de encadernação (opcional)
R$380,00 (apenas a oficina) ou R$450,00 (oficina + workshop)
*Número máximo de alunos-12

O objetivo da oficina é praticar a técnica de Ecoprint no papel, aprender o básico sobre mordentes e fibras e saber reconhecer na natureza as plantas com potencial para impressão, além de propor um espaço onde por meio das práticas seja possível abordar temas como a composição e a capacidade de observação. O método se vale do transporte dos taninos naturais de folhas, flores, sementes e raízes para criar imagens impressas em papel com resultados únicos. Busca-se promover uma experiência sensorial revitalizadora, a partir do contato com o vivo e da reconexão das pessoas com a natureza. Por meio dessa técnica, são elaboradas de forma sustentável composições para inúmeras finalidades, usando materiais acessíveis e de baixa toxidade no descarte. Composta por três aulas, a oficina destina-se a todos que desejem explorar o potencial dessa nova dinâmica de reprodutibilidade. No quarto dia, haverá um workshop de encadernação, opcional, utilizando as imagens produzidas.

Conteúdo
Apresentação da Ecoprint e sua breve história. Privilégios da técnica. Plantas que podem ser utilizadas no processo. Experimentação do processo em duas fórmulas diferentes de impressão e fixação em papel. Análise e reflexão sobre a técnica e o material produzido por cada aluno. Caminhada pelo Parque Lage.
Aos interessados, será oferecido um workshop de encadernação de um dia, como atividade opcional, no qual o participante utilizará as imagens por ele produzidas na oficina para a confecção de um livro individual.

Dinâmica
Aulas práticas com acompanhamento individual do trabalho de cada participante.

Referências
CFLINT, India. Second Skin. Murdoch Books, 2011.
FLINT, India. Eco Colour: Botanical dyes for beautiful textiles. Murdoch Books, 2008.
UPSHALL, Louise. The Leaf Guide.
UPSHALL, Louise. Plant Poetry. Eco-printing on paper.

Susana Spadaccini
Laureada em gravura pela UFRJ. Curso de extensão em desenho pela UFMG. Estudos adicionais na EAV, Parque Lage. Curso de pós-graduação em restauração do Palazzo Spinelli, Itália. Residências e cursos de especialização no âmbito da gravura não tóxica e de técnicas de impressão botânica com tingimentos naturais. Lecionou nas oficinas gráficas do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde participou de vários projetos. Vem expondo em diversas mostras e bienais em seu país e no exterior. É professora na EAV, onde ministra o curso “A gravura em outras bases e em todos os níveis”, e trabalha como artista visual, em seu ateliê no Rio de Janeiro, com procedimentos gráficos e outras mídias. Dedica-se ao ensino, à orientação e à pesquisa de técnicas de impressão tanto tradicionais quanto experimentais, com ênfase em métodos sustentáveis e ecológicos.