EAV Parque Lage

Jardim Secreto: oficina de Ecoprint - impressão botânica

Jardim Secreto: oficina de Ecoprint - impressão botânica

Professora: Susana Spadaccini

Férias de Verão 2020
Turma 1: 28 a 30 de janeiro
Terça, quarta e quinta-feira, 10:00 – 13:00

Turma 2: 11 a 13 de fevereiro
Terça, quarta e quinta-feira, 10:00 – 13:00

R$380,00 (parcela única)

 

O objetivo da oficina é praticar a técnica de Ecoprint no papel, aprender o básico sobre mordentes e fibras e saber reconhecer na natureza as plantas com potencial para impressão, além de propor um espaço onde por meio das práticas seja possível abordar temas como a composição e a capacidade de observação. O método se vale do transporte dos taninos naturais de folhas, flores, sementes e raízes para criar imagens impressas em papel com resultados únicos. Busca-se promover uma experiência sensorial revitalizadora, a partir do contato com o vivo e da reconexão das pessoas com a natureza. Por meio dessa técnica, são elaboradas de forma sustentável composições para inúmeras finalidades, usando materiais acessíveis e de baixa toxidade no descarte. Composta por três aulas, a oficina destina-se a todos que desejem explorar o potencial dessa nova dinâmica de reprodutibilidade.

Conteúdo
Apresentação da Ecoprint e sua breve história. Privilégios da técnica. Plantas que podem ser utilizadas no processo. Experimentação do processo em duas fórmulas diferentes de impressão e fixação em papel. Análise e reflexão sobre a técnica e o material produzido por cada aluno. Caminhada pelo Parque Lage.

Dinâmica
Aulas práticas com acompanhamento individual do trabalho de cada participante.

Referências
FLINT, India. Second Skin. Murdoch Books, 2011.
FLINT, India. Eco Colour: Botanical dyes for beautiful textiles. Murdoch Books, 2008.
UPSHALL, Louise. The Leaf Guide.
UPSHALL, Louise. Plant Poetry. Eco-printing on paper.

Susana Spadaccini
Laureada em gravura pela UFRJ. Curso de extensão em desenho pela UFMG. Estudos adicionais na EAV, Parque Lage. Curso de pós-graduação em restauração do Palazzo Spinelli, Itália. Residências e cursos de especialização no âmbito da gravura não tóxica e de técnicas de impressão botânica com tingimentos naturais. Lecionou nas oficinas gráficas do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde participou de vários projetos. Vem expondo em diversas mostras e bienais em seu país e no exterior. É professora na EAV, onde ministra o curso “A gravura em outras bases e em todos os níveis”, e trabalha como artista visual, em seu ateliê no Rio de Janeiro, com procedimentos gráficos e outras mídias. Dedica-se ao ensino, à orientação e à pesquisa de técnicas de impressão tanto tradicionais quanto experimentais, com ênfase em métodos sustentáveis e ecológicos.