O jardim secreto: oficina de impressão botânica

Professora: Susana Spadaccini

Férias 2019
14, 15 e 16 de janeiro
10:00–13:00
(valor já inclui os materiais que serão utilizados)

O objetivo da oficina é praticar a ecoprint no papel, aprender o básico sobre mordentes e fibras e saber reconhecer na natureza as plantas com potencial para impressão, além de propor um espaço onde através das práticas seja possível abordar temas como a composição e a capacidade de observação. O método se vale do transporte dos taninos naturais das folhas para criar imagens impressas em papel com resultados únicos. Busca-se promover uma experiência sensorial e revitalizadora a partir do contato com o vivo e da reconexão das pessoas com a natureza. Por meio dessa técnica, são elaboradas de forma sustentável composições para inúmeras finalidades, usando materiais acessíveis e de baixa toxidade no descarte. Composta por três aulas, a oficina destina-se a todos que desejem explorar o potencial dessa nova dinâmica de reprodutibilidade.

Susana Spadaccini
Laureada em gravura pela UFRJ. Curso de extensão em desenho pela UFMG. Estudos adicionais na EAV, Parque Lage. Curso de pós-graduação em restauração do Palazzo Spinelli, Itália. Residências e cursos de especialização no âmbito da gravura não tóxica. Lecionou nas oficinas gráficas do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, onde participou de vários projetos. Vem expondo em diversas mostras e bienais em seu país e no exterior. É professora na EAV, onde ministra o curso “A gravura em outras bases e em todos os níveis”, e trabalha como artista visual, em seu ateliê no Rio de Janeiro, com procedimentos gráficos e outras mídias. Dedica-se ao ensino, à orientação e à pesquisa de técnicas de impressão tanto tradicionais quanto experimentais, com ênfase em métodos sustentáveis e ecológicos.