EAV Parque Lage

O Processo Criativo

O Processo Criativo

Professor: Charles Watson

Semestral 2020.2
10 de agosto a 02 de dezembro
Segundas e Quartas, 19h30 – 21h30
R$ 2800,00 ou 4x de R$ 700,00

botao_venda

*Leia atentamente todas as normas de matrícula antes de se inscrever. Clique aqui.
A matricula online não oferece desconto. A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.


PROCESSO CRIATIVO, PENSAMENTO ARTÍSTICO, PENSAMENTO CIENTÍFICO, PROCESSOS ARTÍSTICOS, ESTRATÉGIAS, PROVOCAÇÃO

SOBRE
Ao contrário do que o senso comum sugere, a criatividade não é uma qualidade livre e autônoma, que pode ser dissociada do envolvimento verticalizado com uma atividade ou linguagem específica. Quem não investe não lucra ou, como dizem os físicos: “Não há boca livre no universo”.

Assim sendo,“estratégias” ou “técnicas” criativas só se tornam eficazes na presença de forte comprometimento ao longo de um tempo mínimo necessário para internalizar as regras do jogo. Alcançar o desempenho criativo em seu nível máximo requer, além de tempo de investimento, paixão, curiosidade, persistência, tolerância, ambiguidade e coragem para aceitar que muitos erros virão pela frente – erros não são apenas permitidos, são uma pré-condição para a criação.

O curso explora o limiar entre entre pensamento artístico (divergente) e, seu aparente antagonista, pensamento científico (convergente); argumentando que a diferença entre processos cognitivos é parcialmente ilusória. Em outras palavras, há semelhanças consideráveis entre o que realmente faz a diferença em ambas as atividades.

A abrangência das experiências do educador tem resultado em palestras únicas, provocativas e, às vezes, desconcertantes, abordando temas aparentemente tão distintos quanto evolução, sistemas complexos, ecologia e arte contemporânea, sempre com uma pitada de humor britânico.

CONTEÚDO
Parte de uma vasta pesquisa, com uma bibliografia considerável composta por mais de 100 livros e o conteúdo de inúmeras entrevistas realizadas em seus projetos internacionais com artistas e criadores de diversas disciplinas, o workshop completo O Processo Criativo consiste em uma série de palestras escolhidas a partir de um repertório de 74 temas envolvidos nesta pesquisa – a escolha escolha dos temas será efetuada de acordo com as particularidades da composição de cada grupo.

DINÂMICA
Aula expositiva por videoconferência.

PÚBLICO
Indicado para pessoas interessadas investigar e desvendar as práticas criativas.

REFERÊNCIAS

Vídeos:

Muhammad Ali – Aos Olhos do Mundo (2001). Dir: Phil Grabsky

Chuck Close – A Portrait in Progress (1997). Dir: Marion Cajori

No Ordinary Genius: The Illustrated Richard Feynman Christofer Sykes, 1994

Leonard Cohen – I’m Your Man (1988).

Livros:

DAWKINS, Richard. The Blind Watchmaker, Norton and Company, 1986.

DAWKINS, Richard. The Selfish Gene, Penguin. Londres, 1976

HOFSTADTER, Douglas. Metamagical Themas. Estados Unidos, Basic Books. 1986

KOESTLER, Arthur. The Act of Creation. Reino Unido: Hutchinson, Macmillan Inc. 1964

CSIKSZENTMIHALYI, Isabella; CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Optmal Experience. Cambridge University. 1988

RECURSOS NECESSÁRIOS
Acesso à internet
Computador ou celular com câmera

SECRETARIA
– Todos os cursos online emitem certificado.
– A matrícula online não oferece desconto.
– A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

CHARLES WATSON
Educador e palestrante, especializado no Processo Criativo / Problem Finding e Desempenho Otimizado. Formado pela Bath University (Inglaterra), ministra o workshop O Processo Criativo na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. De centros culturais pelo Brasil à empresas como Coca-Cola, Natura, Procter&Gamble, Globo, Vale, 3M, Concremat, Shell, PetroRio, realiza palestras desde a década de 1990. Sua pesquisa interdisciplinar, constantemente atualizada, investiga fatores que influenciam processos de inovação e criação.

Diretor e fundador do workshop Dynamic Encounters. Desde 1992 leva grupos de brasileiros a destinos no Brasil e no exterior. Com mais de 50 viagens internacionais e 80 nacionais já realizadas em museus, galerias, eventos de arte e ateliês de artistas, resultando em um acervo audiovisual de aproximadamente 1.500 horas de entrevistas com profissionais da indústria criativa.
Seu workshop intensivo de desenho e conceitualização Procedência & Propriedade é um marco em educação visual e o Grupo de Estudos uma referência de produção prática e análise crítica. Além dessas atividades educacionais, Charles é construtor de barcos e ensina physical thinking através do workshop de marcenaria e construção naval Wet Dream.

A abrangência de suas experiências tem resultado em palestras únicas, provocativas e, às vezes, desconcertantes, abordando temas aparentemente tão distintos quanto evolução, sistemas complexos, ecologia, arte contemporânea e esportes radicais, sempre com uma pitada de humor britânico.