O que fazer com o[s] meu[s] cadernos? - módulo 2 - [escrita artística e processos de subjetivação ou escritas processuais e subjetividades artísticas]

O que fazer com o[s] meu[s] cadernos? - módulo 2 - [escrita artística e processos de subjetivação ou escritas processuais e subjetividades artísticas]

Professora: Ana Kiffer
08 de março a 26 de abril
Quarta das 19h às 22h
R$ 380,00/mês

O curso visa ao longo de dois meses o desenvolvimento de uma pesquisa supervisionada pela professora acerca das escritas processuais, da própria noção de escrita no debate artístico contemporâneo, assim como das possíveis ‘formas’ cadernos em suas relações com as configurações dos ambientes (subjetivos e [micro]políticos) que transitam do pessoal ao impessoal.

Para tanto o curso divide-se em dois momentos: no primeiro deles as discussões, os conceitos e a pesquisa sobre cadernos de artistas se desenvolverão. No segundo momento cada participante escolherá caderno(s) de um artista e em diálogo com ele desenvolverá questões pertinentes ao desenvolvimento de sua própria pesquisa estética e escriturária e do seu próprio ‘projeto’ de caderno.

OBS.: O módulo 2 do curso não indica nenhum pré-requisito, mas apenas o esclarecimento para os alunos que frequentaram o curso sobre Cadernos em 2016.2 que a proposta atual é diferente da primeira, tanto em sua abordagem quanto em sua proposta bibliográfica.

Bibliografia
ARTAUD, Antonin. 50 dessins pour assassiner la magie. Paris, Gallimard, 2013.
_________. Van Gogh o suicida da sociedade. Rio de Janeiro, José Olympio, 2003. (trad. Ferreira Gullar).
BECKETT, S. Como é. Trad. Ana Helena Souza. São Paulo, Iluminuras, 2003.
DELEUZE, G. & PARNET, C. Diálogos. Portugal, Relógio d’Água, 2004.
DURAS, M. A Vida Material. SP, Difel, 1994.
GARRAMUNO, F & KIFFER, A. Expansões contemporâneas, literatura e outras formas. Belo Horizonte, UFMG, 2014.
LEVAILLANT, F. (org.) Les écrits d’artistes depuis 1940. Paris/Grenoble: IMEC, 2004.
KIFFER, Ana. Antonin Artaud. Rio de Janeiro, EDUERJ, 2016.
__________. Em torno de uma noção crítica e clínica da cultura. In: OLINTO, H & SCHOLLHAMMER, K. O Papel da Crítica, Rio de Janeiro, no prelo.
PELBART, P. Subjetivação e dessubjetivação. In: ROCHA, M & GUIMARAENS, F. Reinvenções do Foucault. Rio de Janeiro, no prelo.

Revistas online
Revista Polichinello
Revista DR
Revista VERA K
Revista Pessoa

Regulamento de bolsas ➝