Observação e Desenho - Oficina para Jovens

12 de março a 25 de junho
Terça-feira, 17:15-19:15
R$ 355,00 + taxa de material de R$30,00

Destinado a jovens a partir de 12/13 anos, o curso é prático e tem como objetivo desenvolver a percepção visual, o olhar sobre o espaço, o desenvolvimento de ideias e a habilidade em resolver questões por meio da prática do desenho. Serão propostos exercícios abordando questões como espaço, superfície, linha, composição e escala. Além de estimular o prazer das descobertas, a observação e a invenção, o curso propõe a experiência visual do desenho como possibilidade de desenvolvimento de uma linguagem atemporal.

Objetivos
Através de exercícios e a criação de repertório próprio o curso tem como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência no campo do desenho e suas reverberações e aproximações com o pensamento da arte.

Prática do desenho e reflexão do fazer a partir da produção dos alunos e de estudos de artistas trazidos pelas artistas professoras.

Dinâmica/Metodologia
A partir do reconhecimento do interesse dos alunos, são propostos exercícios. Serão discutidas questões do desenho, apresentando artistas cujo trabalho esteja relacionado às pesquisas e questionamentos da turma. Com essa prática são elaborados os portfólios, a criação de projetos individuais e coletivos e a reflexão sobre o processo de trabalho.

Bibliografia
Cesar de Almeida. Sketchbooks, as páginas desconhecidas do processo criativo. Editora Ipsis, 2010
Vitamina D. New perspectives in drawing I e II, PHAIDON
Virgilio Neto. Desenhos. A Bolha editora, 2012
Veronica Roberts. Org. Converging lines Eva Hesse and Sol Lewitt. Blanton Museum of Art in association with Yale University Press. New Haven and London, 2014

Bia Amaral
Graduada em Projeto Gráfico na Escola de Belas Artes da UFRJ, cursou desenho e teoria no MAM, RJ, litografia, serigrafia, fotografia e pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage e gravura em metal na PUC-Rio. A partir dos anos 80 participa de diversos salões e coletivas no Brasil e exterior. Mostra seu trabalho em exposição individual em 1988, em Curitiba, e 1991 e 2004 no Rio de Janeiro. Recebeu o prêmio Estágio de Gravura no Salão de Arte Contemporânea de Pernambuco em 1987. Ministrou cursos de gravura no MAM, RJ, no Sesc-Tijuca, na Mostra Rio Gravura em 99. Desde 93 é professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e faz parte da equipe que em 1998 implantou o NAT_EAV.

Jacqueline Siano é artista-pesquisadora. Doutora e mestre em Artes na linha de Processos Artísticos Contemporâneos pelo PPGArtes-UERJ. Inicia sua formação em artes na década de 1990 na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV-Parque Lage), onde atua como professora desde 2005. A artista vive e trabalha na cidade do Rio de Janeiro, e tem participado de exposições individuais e coletivas regularmente dentre as quais se destacam a individual Coleções Marítimas (CCJF, 2015) e as coletivas Políticas Incendiárias (Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, 2017)e Planos de Contingência (Galeria Candido Portinari, 2017). A artista desenvolve pesquisa sobre as relações entre arte e cultura contemporânea, destacadamente acerca do lugar do artista viajante urbano.