Oficina de argila

Oficina de argila

foto: Luana Vieira Gonçalves

Oficina de argila
Professora: Zoé Gruni
21 e 23 de janeiro, 13:00 às 15:00
28 e 30 de janeiro, 15:30 às 17:30
Idade: 6 a 12 anos

Sobre a oficina
A oficina propõe a construção de objetos-esculturas realizados com argila e materiais reciclados, tendo como objetivo criar estímulos sensoriais, brincadeiras, exercícios de observação, experimentação e apresentação de artistas e obras de arte.

A principal inspiração da atividade é o artista plástico italiano Bruno Munari e seu trabalho de ampliar e transformar as formas de olhar e sentir o mundo, incentivando a criatividade de cada um e a liberdade na criação.

A intenção deste encontro com as crianças, é de trazer aos participantes diversas maneiras de compreender a escultura e outras linguagens artísticas, fazendo da construção em argila um exercício de concentração, comunicação, expressão e forma de encontro com a vida.
A programação do Arte em família é destinada a crianças acompanhadas de seus responsáveis, incentivando a imaginação coletiva e a participação da família nas escolas.

Professora
Zoè Gruni
Zoè Gruni (Pistoia, Itália, 1982). Vive e trabalha no Rio de Janeiro. Graduada em Pintura na Accademia di Belle Arti di Firenze, Itália, dedica-se a arte contemporânea e cerâmica desde 2001. Expôs em diversas exposições na Itália, França, Inglaterra, Bulgária, Alemanha, Estados Unidos e Brasil. Entre outras: Intervenções Bradesco Artrio, Museu da República (Rio de Janeiro, 2016), La Torre di Babele, Centro Pecci Prato (Itália, 2016), Premio Fondazione VAF – Posizioni attuali dell’arte italiana, Palazzo della Penna, Perugia; Schauwerk, Sindelfingen (Stuttgart); Stadtgalerie, Kiel (Itália-Alemanha, 2014-2015), Sur Biennal, Torrance Art Museum, CA (U.S., 2013), MexiCali Biennial, Vincent Price Museum, Los Angeles (U.S., 2013), 54° Biennale di Venezia; Biennale Giovani Monza (Itália, 2011). Foi artista residente na FAAP (São Paulo,2013) e em Raid Projects – Estside International (Los Angeles, 2011). Trabalhou na Galeria Progetti no Rio de Janeiro. Atualmente colabora com a Galerie Depardieu de Nice na França e tem seu trabalho representado na Itália pela Galleria Il Ponte de Florença.