OFICINA DE PESQUISA DE LINGUAGENS DO ESPAÇO E TEMPO

Professor: FABIANA ÉBOLI SANTOS

Cursos semestrais

02 de agosto a 22 de novembro. Segundas, de 20h30 às 23h.
R$ 1.520,00 ou 4 x de R$ R$ 380,00

butao_matriculabutao_matriculabolsa

A matricula online não oferece desconto. A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

Curso prático-conceitual direcionado para a prática artística e o desenvolvimento de pesquisa em arte contemporânea. Na atividade prática: experimentação em escultura, objeto, instalação e demais ações em espaços públicos, externos ou internos; linguagens híbridas objeto-imagem, com vídeo e foto; elaboração de projetos. Nas atividades teóricas: discussão de conceitos, além da leitura de textos de artistas e teóricos referenciais nos temas pesquisados. Os encontros terão exibição de imagens e filmes de obras e artistas referenciais e debates em aula.

As diversas linguagens de vanguarda do séc XX dentro do campo da escultura, do objeto e suas derivações; poema-objeto; instalação, intervenção, ação; ação no ambiente (land art) e desdobramentos; espaço real, espaço presente, tempo; observação de obras e artistas referenciais nestas linguagens; examinar as pesquisas neo-concretas e partir de referências artísticas deste período como base para processos de experimentação; examinar práticas contemporâneas híbridas; realizar exercícios e elaborar objetos e projetos.

Aula expositiva em videoconferência; Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula; Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula; Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula.

Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento; Não exige conhecimentos prévios.

02 de agosto a 22 de novembro. Segundas, de 20h30 às 23h.

VALOR
R$ 1.520,00 ou 4 x de R$ R$ 380,00

REFERÊNCIAS
AMARAL, Aracy. Projeto Construtivo Brasileiro na Arte. São Paulo: Pinacoteca do Estado de SP, 1977.
ARTE & ENSAIOS. Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da EBA-UFRJ. Diversos números.
BEUYS, Joseph. Cada homem um artista. Porto: Editora 7NÓS, 2010.
BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro. Rio de Janeiro: Cosac & Naify Edições, 1999.
CASTRO, Amílcar de. Repetição e Síntese. Belo Horizonte: CCBB 2013.
CONCINNITAS. Revista do Instituto de Artes da UERJ. Diversos números.
FABRO, Luciano. Luciano Fabro [catálogo da exposição]. Rio de Janeiro: Centro de Arte Hélio Oiticica, 1997.
FELIX, Nelson. Nelson Felix. Rio de Janeiro: Casa da Palavra/Canal Contemporâneo, 2001.
FELIX, Nelson. Trilogias – conversas entre Nelson Félix e Glória Ferreira 1999-2004. Rio de Janeiro: Edições Pinakotheke, 2005.
FELIX, Nelson. Camiri/4 cantos/Cavalariças. Rio de Janeiro: Ed. do artista, 2011.
FERREIRA, Glória e COTRIM, Cecilia. Escritos de Artistas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.
KWON, Miwou. One place after another. PDF. Tradução na Revista Arte & Ensaios nº 17.
MAIA, Carmen. Cildo Meireles. Coleção Fala do Artista. Rio de Janeiro: Funarte, 2009.
MATOS, Diego e WISNIK, Guilherme. CILDO estudos, espaços, tempo. Rio de Janeiro: Ubu Editora, 2017.
OITICICA, Hélio. Catálogo. Org. Centro de Arte Hélio Oiticica. Rio de Janeiro, 1996.
PAPE, Lygia. Gávea de Tocaia. Rio de Janeiro: Cosac & Naify Ed., 2000.
TOSTES, Celeida. Rio de Janeiro, Aeroplano editora, s/d.
Filmes:
Gordon Matta-Clark – diversos
Joseph Beuys – diversos
Lygia Clark – Memória do Corpo
Nelson Félix – O oco
Meireles, Cildo – A Obra de Arte. Direção Marcos Ribeiro; Cildo, de Katia Maciel
Rui Chafes – Comer o Coração
Coleção RIOARTE de vídeos. Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Secretaria das Culturas. s/d.

Acesso à internet; Computador ou celular com câmera

Todos os cursos online e presenciais emitem certificados. A política de bolsas só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

FABIANA ÉBOLI SANTOS
Artista visual, Mestre em Linguagens Visuais na EBA-UFRJ com orientação de Lygia Pape e Paulo Venâncio Filho. Graduada em Sociologia e Política, pós-graduada em Relações Internacionais na PUC-RJ. Expôs individualmente entre os anos de 1997 e 2004, participa de mostras coletivas, oferece oficinas, escreve, é curadora de exposições e organiza livros de Arte. Organizou: “Toyota conversa com o universo” lançado na SP Arte em 2019, e “Mario Carneiro Trânsitos” em 2013. Projeto de curadoria aprovado no Paço Imperial para 2021. Entre 2011 e 2016 colaborou com curadorias e textos no Projeto Vitrine Efêmera, RJ, dirigido por Julio Castro. Curadorias entre 2005 e 2015 no Rio de Janeiro e em Recife. Professora de Plástica na EBA-UFRJ em 2011 e 2012. Premiada no Edital Pró-cultura do MinC com o livro Mario Carneiro Trânsitos em 2012. Em 2001 foi premiada com Bolsa de Pesquisa em Escultura da Faperj e no Projeto Interferências Urbanas RJ, realizando instalação no espaço público.