Oficina de pesquisa em escultura, objeto e derivações na arte contemporânea

Mira Schendel – Droguinha, 1964-66. ©2019 Estate of Mira Schendel

Professora: Fabiana Éboli

Semestral 2020.2
03 de agosto a 07 de dezembro
Segundas, de 20h30 às 23h
R$ 1710,00 ou 5x de R$ 342,00

botao_venda

A matricula online não oferece desconto. A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

PRÁTICA ARTÍSTICA, ARTE MODERNA, ARTE CONTEMPORÂNEA

Curso prático e conceitual direcionado para a prática artística e o desenvolvimento de pesquisa em arte contemporânea. A vertente da prática artística é voltada para a criação de objetos e o desenvolvimento de projetos individuais. A vertente conceitual se baseia na leitura de textos relacionados à prática do artista e debate em aula.

O curso se organiza a partir de temas como: processos e práticas de construção, assemblage, reciclagem, apropriação e re-significação, no campo da escultura, objeto, instalação, ambiente, poema-objeto e linguagens híbridas. Dentro deste universo serão compartilhadas leituras e compreensões de textos relacionados à prática do artista, à experimentação e suas transformações até hoje.

O enfoque do curso parte da virada dos anos 50 para os anos 60 nas artes visuais brasileiras, com foco no conceito de “vontade construtiva” do artista Hélio Oiticica, nas pesquisas do neoconcretismo e nas experiências da “nova objetividade”, observando suas reverberações em diferentes pesquisas na arte contemporânea ao longo dos anos. Serão vistas também referências internacionais como linguagens de vanguarda e diferentes pesquisas e abordagens contemporâneas.

Aula por videoconferência
Exercícios semanais com acompanhamento coletivo em aula
Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula
Compartilhamento de referências semanais com debates coletivos em aula

Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e pessoas com processos artísticos em andamento.

REFERÊNCIAS

AMARAL, Aracy. Projeto Construtivo Brasileiro na Arte. São Paulo: Pinacoteca do Estado de SP, 1977.

ARTE & ENSAIOS. Revista do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da EBA-UFRJ. Diversos números.

BEUYS, Joseph. Cada homem um artista. Porto. Editora 7NÓS, 2010.

BRITO, Ronaldo. Neoconcretismo vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro. Rio de Janeiro: Cosac & Naify Edições, 1999.

CONCINNITAS. Revista do Instituto de Artes da UERJ. Diversos números.

FERREIRA, Glória e COTRIM, Cecília. Escritos de Artistas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.

MAIA, Carmen. Cildo Meireles. Coleção Fala do Artista. Rio de Janeiro: Funarte, 2009.

OITICICA, Hélio. Catálogo. Org. Centro de Arte Hélio Oiticica. Rio de Janeiro, 1996.

PAPE, Lygia. Gávea de Tocaia. Rio de Janeiro: Cosac & Naify Ed., 2000.

SCHENDEL, Mira. Catálogo da exposição Mira Schendel. Org. Tate Modern, Pinacoteca de SP, Fundação Serralves. 2014

TOSTES, Celeida. Rio de Janeiro, Aeroplano editora, s/d.

FILMES / VIDEOS

Gordon Matta-Clark – diversos

Joseph Beuys – diversos

Coleção RIOARTE de vídeos. Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Secretaria das Culturas. s/d.

Acesso à internet
Computador ou celular com câmera

– Todos os cursos online emitem certificado.
– A matrícula online não oferece desconto.
– A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

FABIANA ÉBOLI
Artista visual, Mestre em Linguagens Visuais na EBA-UFRJ com orientação de Lygia Pape e Paulo Venâncio Filho. Graduada em Sociologia e Política, pós-graduada em Relações Internacionais na PUC-RJ. Expôs, individualmente, entre os anos de 1998 e 2004, participa de mostras coletivas, oferece oficinas, escreve, é curadora de exposições e, desde 2103, organiza livros de arte. Em 2019, lançou “Toyota conversa com o universo” na SP-ARTE, em 2018 “Y Poemas”, de Pedro Garcia com desenhos do autor, e, em 2013 “Mario Carneiro Trânsitos”, com o Prêmio Procultura do MinC. Foi professora de Plástica na EBA-UFRJ em 2011 e 2012. Entre 2011 e 2016 colaborou com curadorias e textos no Projeto Vitrine Efêmera, RJ, dirigido por Julio Castro. Premiada em 2001 com a Bolsa de Pesquisa em Escultura da Faperj, e no Projeto Interferências Urbanas RJ, realizando instalação no espaço público. Ofereceu oficina “Pesquisa de Linguagem Tridimensional” no SESC-RJ no início dos anos 2000. Fez curadorias entre 2005 e 2015 no Rio de Janeiro e em Recife, e teve projeto de curadoria aprovado no Programa de exposições do Paço Imperial para 2020.