OFICINA DE TRANSFORMAÇÃO DE MATERIAIS

Turma 2: 04 de agosto a 24 de novembro. Quartas, 14h às 17h
R$ 1.520,00 ou 4 x de R$ R$ 380,00

butao_matriculabutao_matriculabolsa

A matricula online não oferece desconto. A política de descontos só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

A oficina será desenvolvida como atividade contínua da Oficina 3D, concebida como um lugar de experimentação e execução de projetos escultóricos, objetos e exercícios tridimensionais. O propósito é promover o acolhimento conceitual e físico do aluno no desenvolvimento de projetos, através do acompanhamento individual e de discussões sobre a melhor forma de conceber/projetar/executar o trabalho – e a partir de quais materiais e técnicas de intervenção e transformação. As atividades serão desenvolvidas buscando o aprimoramento das práticas de uso da oficina, observando normas de segurança, tais como uso de equipamentos de proteção individual, o conhecimento do maquinário e das ferramentas.

As intervenções tridimensionais e a percepção do processo de interferência no espaço; possibilidades e usos de diferentes materiais, objetos e maquinário no processo de transformação da forma e sua permanência/impermanência no espaço; os modos de trabalho e o aprimoramento de técnicas para intervenção e construção de objetos (esculturas, construção, assemblage); o lidar com as especificidades das diferentes matérias; as normas de segurança, equipamentos de segurança, manutenção básica no uso de equipamentos e maquinários, comportamento e disciplina em oficina de trabalho. O curso propicia um espaço de trabalho contínuo, assim como meios e elementos para reflexões voltadas para o processo desenvolvido por cada aluno. A ênfase recai sobre a prática das experimentações e o aprimoramento do seu desempenho na operação de maquinários necessários à execução do seu projeto. As atividades são conduzidas a partir da experiência prática individual, lugar híbrido de ação/reflexão, onde emergem questões e enfrentamentos a partir das especificidades de cada material. O processo de  envolvimento material e a qualidade dessa intervenção trazem consigo  significações e sentidos.  A oficina contemporânea abriga a ‘mão inteligente’ e a sociabilidade compartilhada do lidar com as alternativas do interferir e transformar enquadramentos mais ou menos rígidos de espaço-tempo. Novas percepções guiam o desejo de interferir no espaço, e os encontros com materiais resgatam inúmeras possibilidades de sentir, produzir movimento e mudança. O “tocar com as mãos”, a fissura entre o pensar e o fazer, a extensão da consciência sobre o objeto e sua materialização, são tópicos de escuta e  diálogo acerca do campo dos fazeres e das integrações híbridas com ferramentas, maquinários e ideias.

Acompanhamentos individuais com debates coletivos em aula

Indicado para pessoas interessadas em conhecer e/ou pesquisar o tema; Indicado para pessoas interessadas em desenvolver processos artísticos e para pessoas com processos artísticos em andamento; Não exige conhecimentos prévios.

REFERÊNCIAS
SERRA, Richard. Escritos e entrevistas (1967-2013). SP: IMS, 2014.
DUARTE, Paulo Sérgio. Do experimental à dispersão imperativa. In: DUARTE, Paulo Sérgio. Arte Brasileira Contemporânea – um prelúdio. OPUS, s/d.
FRIEDMAN, Terry & GOLDSWORTHY, Andy. Hand to Heart: Andy Goldsworthy Sculpture. England: The Henry Moore Centre for the Study of Sculpture, 1990.

Nenhum

Todos os cursos online e presenciais emitem certificados. A política de bolsas só é oferecida na matrícula com pagamento via boleto bancário.

MARCOS DUARTE
Iniciou seus estudos em arte contemporânea em 2009, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, sob orientação do Prof. João Carlos Goldberg. Suas obras integram o acervo do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC-Niterói), João Satamini e Hélio Porto Carrero, dentre outros colecionadores. Realizou exposição individual no Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC-Niterói) em 2014, apresentou trabalhos na SP Arte em 2017, e na ARTRIO em 2015, 2016 e 2017, onde expôs trabalhos ao ar livre. Atualmente, Marcos Duarte é representado no Rio de Janeiro pela C Galeria (http://www.cgaleria.com/artista/marcos-duarte/). Desde março de 2013, é assistente de ensino do Prof. João Carlos Goldberg e, a partir de 2015, assumiu a coordenação da Oficina 3D. Andy Goldsworthy, Giuseppe Penone, Constantin Brancusi, Franz Krajcberg e Richard Long, que compartilham e percorrem territórios de criação onde prevalece a potência emanada da natureza, são artistas que o influenciam. As questões que coloca, seja através de sua narrativa escultórica, seja na forma como vincula o criar e o conservar nessa ‘esfera-mundo da cultura-natureza’, como descreveu Guilherme Vergara (2014), fluem em um diálogo aberto, global e transparente. Portfólio: www.mardua1967.wixsite.com/portfolio.