EAV Parque Lage

PARQUINHO LAGE FICA EM CASA – CASAS

PARQUINHO LAGE FICA EM CASA – CASAS

Casas [diário de bordo]
Para crianças e suas famílias
Materiais sugeridos: celular


PARQUINHO LAGE FICA EM CASA

O parquinho lage convida as crianças a realizarem um diário de bordo sobre suas vivências dentro do universo que estarão imersos durante os próximos dias. Além de criar um arquivo de memória com suas experiências, a ideia é que as crianças também possam expandir e vivenciar seus espaços cotidianos de formas diferentes, redescobri-los e reinventá-los.

Vamos propor atividades que provoquem encontros virtuais, pelos quais será possível conhecer o que se passa nos lugares onde está cada criança, e formar uma rede de comunicação e aprendizado.

Convidamos crianças e famílias a compartilharem suas experiências através da hashtag #parquinholageficaemcasa – canal onde criaremos nossa rede de experiências e comunicação.

Neste momento consideramos que nada é mais importante que a saúde e a segurança de nossa comunidade. A reclusão é um ato de responsabilidade de todas e todos. Alinhados ao nosso papel educativo, na formação de artistas e públicos da cultura, durante toda a semana compartilharemos conteúdos digitais especialmente selecionados para que essa quarentena seja mais leve e acolhedora, com informações sobre artes visuais e cultura.


ATIVIDADE 22: CASAS
Para crianças e suas famílias
Materiais sugeridos: celular

O que é uma casa pra você?

Existem muitas formas de casa, pequenas, grandes, frágeis ou resistentes. A casa de um inseto e a de um ser humano. As vezes é bom estar dentro dela e às vezes não é. Ela pode ser um lugar que contém muitos universos dentro de si, onde buscamos nos sentir seguros, vivemos várias experiências, convivemos com outras pessoas e cuidamos da gente. Um lugar que podemos conhecer muito, mas que terá sempre coisas novas para descobrir.

Quantas casas existem dentro de uma casa? O que faz com que a gente chame um lugar de casa?

Vamos fazer um vídeo mostrando o que é uma casa pra você?

– Pegue emprestado o celular de um adulto para fazer o seu vídeo.

– Filme imagens e narre com a sua voz o que você acha ser uma casa e quantas possibilidades de casa e universos existem dentro dela.

– Que imagens seriam legais para filmar e descrever o que é uma casa para você?

– Compartilhe o seu filme com amigos e familiares e convide-os para fazer também um filme sobre o que é uma casa para eles e enviar para você.

– Se você quiser saber mais sobre como fazer um filme, você pode consultar a atividade Filme de casa e tirar algumas ideias de lá: eavparquelage.rj.gov.br/parquinho-lage-fica-em-casa-filme-de-casa/

Nós e as outras crianças participantes dessa atividade também adoraríamos conferir o que você fez. Compartilhe a sua experiência com a gente postando o vídeo no feed do instagram com a hashtag #ParquinhoLageficaemcasa, marcando @parquelage nos stories ou enviando para a gente pelo parquinholage@gmail.com.