EAV Parque Lage

PARQUINHO LAGE FICA EM CASA – COLEÇÃO INVENTADA

PARQUINHO LAGE FICA EM CASA – COLEÇÃO INVENTADA

Coleção Inventada [diário de bordo]
Para crianças e suas famílias
Materiais sugeridos: coisas variadas, sucatas e tudo que for interessante para compor a sua coleção


PARQUINHO LAGE FICA EM CASA

O parquinho lage convida as crianças a realizarem um diário de bordo sobre suas vivências dentro do universo que estarão imersos durante os próximos dias. Além de criar um arquivo de memória com suas experiências, a ideia é que as crianças também possam expandir e vivenciar seus espaços cotidianos de formas diferentes, redescobri-los e reinventá-los.

Vamos propor atividades que provoquem encontros virtuais, pelos quais será possível conhecer o que se passa nos lugares onde está cada criança, e formar uma rede de comunicação e aprendizado.

Compartilhe a sua experiência com fotos ou vídeos no feed do instagram com a hashtag #ParquinhoLageficaemcasa ou marque @parquelage nos stories. Adoraríamos conferir como está o seu diário de bordo.

Neste momento consideramos que nada é mais importante que a saúde e a segurança de nossa comunidade. A reclusão é um ato de responsabilidade de todas e todos. Alinhados ao nosso papel educativo, na formação de artistas e públicos da cultura, durante toda a semana compartilharemos conteúdos digitais especialmente selecionados para que essa quarentena seja mais leve e acolhedora, com informações sobre artes visuais e cultura.


ATIVIDADE 11: COLEÇÃO INVENTADA
Para crianças e suas famílias
Materiais sugeridos: coisas variadas, sucatas e tudo que for interessante para compor a sua coleção

Você já fez alguma coleção? Com figurinhas, pedras, adesivos, papéis ou tampinhas? Uma coleção é um conjunto de objetos organizados a partir de uma característica, uma ideia ou categoria em comum. Podemos colecionar coisas vermelhas, objetos transparentes, coisas valiosas ou raras. Existem também coleções invisíveis como uma coleção de pensamentos. Cada pessoa define como será a sua coleção, que objetos reunir e como organizá-los.

O que acha de inventar uma coleção?

– Decida qual será o ponto de partida da sua coleção. Que tipos de objetos você vai juntar? Quais serão as características em comum entre eles?

– Crie uma categoria que ajude você a identificar e organizar os objetos, por exemplo: tudo que é peludo, coisas transparentes, objetos gelados, coisas de uma cor só, antigas ou que voam. Se inspire nas categorias acima e crie outras.

– Busque na sua casa todas as coisas que você achar interessante para fazer parte dessa coleção: brinquedos, sucatas, pedras, papéis, livros, roupas, chaves, moedas, imagens, móveis, etc. Você também pode inventar objetos ou criar coisas invisíveis.

– Caso falte algum item na sua coleção, você pode usar as sucatas para criar novos objetos para completá-la: pintando, cortando, colando, costurando, etc.

– Escolha um lugar na casa ou um espaço onde você vai organizar esses objetos em categorias e pense as várias maneiras que você poderá inventar para organizá-los: um em cima do outro, dentro de uma caixa, em uma prateleira, em cima de uma mesa, pendurados na parede, espalhados no chão, enfileirados, em círculo, etc.

– Quando terminar de organizar todos os objetos, se achar necessário, dê um nome para a sua coleção.

– Se quiser, você pode presentear pessoas com os objetos da sua coleção ou trocar objetos com alguém que tenha outra coleção.

As coleções as vezes se parecem com obras de arte e alguns trabalhos de arte às vezes se parecem com coleções. Descubra os trabalhos: Parede da memória,1994- 2015 (Rosana Paulino), Pisando em ovos, 1981(Anna Maria Maiolino), Desvio para o vermelho, 1967-1984 (Cildo Meireles), True Rouge, 1997 (Tunga) e Suar a camisa, 2015 (Jonathas de Andrade).

Compartilhe a sua experiência com fotos ou vídeos no feed do instagram com a hashtag #ParquinhoLageficaemcasa ou marque @parquelage nos stories. Adoraríamos conferir como está o seu diário de bordo.