EAV Parque Lage

PARQUINHO LAGE FICA EM CASA – COMI MEU RETRATO

PARQUINHO LAGE FICA EM CASA – COMI MEU RETRATO

Comi meu retrato [diário de bordo]
Para crianças e suas famílias
Materiais sugeridos: espelho, alimentos crus ou cozidos que fizerem parte ou forem fazer parte da sua refeição


PARQUINHO LAGE FICA EM CASA

O parquinho lage convida as crianças a realizarem um diário de bordo sobre suas vivências dentro do universo que estarão imersos durante os próximos dias. Além de criar um arquivo de memória com suas experiências, a ideia é que as crianças também possam expandir e vivenciar seus espaços cotidianos de formas diferentes, redescobri-los e reinventá-los.

Vamos propor atividades que provoquem encontros virtuais, pelos quais será possível conhecer o que se passa nos lugares onde está cada criança, e formar uma rede de comunicação e aprendizado.

Compartilhe a sua experiência com fotos ou vídeos no feed do instagram com a hashtag #ParquinhoLageficaemcasa ou marque @parquelage nos stories. Adoraríamos conferir como está o seu diário de bordo.

Neste momento consideramos que nada é mais importante que a saúde e a segurança de nossa comunidade. A reclusão é um ato de responsabilidade de todas e todos. Alinhados ao nosso papel educativo, na formação de artistas e públicos da cultura, durante toda a semana compartilharemos conteúdos digitais especialmente selecionados para que essa quarentena seja mais leve e acolhedora, com informações sobre artes visuais e cultura.


ATIVIDADE 4: COMI MEU RETRATO
Para crianças e suas famílias
Materiais sugeridos: espelho, alimentos crus ou cozidos que fizerem parte ou forem fazer parte da sua refeição

Você já fez arte com a comida? Já imaginou fazer um retrato seu com os alimentos que você irá comer no café da manhã, almoço, lanche ou jantar? Alguns artistas fizeram trabalhos a partir de ingredientes comestíveis, como o Vik Muniz, a Rivane Neuenschwander e o Giuseppe Arcimboldo.

Como seria fazer as formas do seu rosto com coisas de comer? Que gosto teria? Em uma das refeições que você fará hoje, organize a comida em um prato de maneira que os alimentos formem a imagem do seu rosto.

Antes de criar o auto-retrato, não esqueça de lavar bem as mãos e usar talheres ou utensílios limpos.

Qual refeição você vai fazer agora?

– Observe todos os alimentos que fazem parte da sua refeição nesse momento e tente imaginar como esses ingredientes podem compor um auto- retrato seu.

– Pegue um espelho para você se observar melhor.

– Pense nos cheiros e sabores que podem ter os cabelos, pele, olhos, orelhas, boca, nariz e todos os detalhes que farão parte de você nesse retrato. Lembre- se de deixar o retrato bem apetitoso para comê-lo no final.

– Pegue o prato que você costuma fazer as suas refeições e monte o seu retrato colocando os alimentos um de cada vez até formar a imagem que você imaginou.

– Use também os alimento que você não gosta muito, ou nunca comeu, e transforme eles nos detalhes menores do seu corpo: sobrancelhas, pintinhas, sinais, umbigo, etc.

– Você também pode fazer o retrato com os ingredientes crus e comê-los depois de preparados.

– Observe se falta algum detalhe no seu retrato, faça os retoques que achar necessário e quando terminar estará pronto para comer.

– Faça um registro do seu auto- retrato antes de comê-lo.

Como ficou o seu retrato? Será que está gostoso? Agora é hora de comer!

Pesquise sobre artistas que citamos acima e descubra como são os trabalhos deles feitos com alimentos.

#PARQUINHOLAGEFICAEMCASA

O Alexandre tem compartilhado alguns retratos de comer com a Pérola e a Débora, veja aqui o que eles tem feito.

Compartilhe também a sua experiência com fotos ou vídeos no feed do instagram com a hashtag #ParquinhoLageficaemcasa ou marque @parquelage nos stories. Adoraríamos conferir como está o seu diário de bordo.