EAV Parque Lage

PARQUINHO LAGE FICA EM CASA – CONSTRUIR UM BRINQUEDO

PARQUINHO LAGE FICA EM CASA – CONSTRUIR UM BRINQUEDO

Construir um brinquedo [diário de bordo]
Para crianças e suas famílias
Materiais sugeridos: madeiras, galhos de árvore, pedras, barbantes, tecidos, sucatas, tinta e objetos diversos


PARQUINHO LAGE FICA EM CASA

O parquinho lage convida as crianças a realizarem um diário de bordo sobre suas vivências dentro do universo que estarão imersos durante os próximos dias. Além de criar um arquivo de memória com suas experiências, a ideia é que as crianças também possam expandir e vivenciar seus espaços cotidianos de formas diferentes, redescobri-los e reinventá-los.

Vamos propor atividades que provoquem encontros virtuais, pelos quais será possível conhecer o que se passa nos lugares onde está cada criança, e formar uma rede de comunicação e aprendizado.

Convidamos crianças e famílias a compartilharem suas experiências através da hashtag #parquinholageficaemcasa – canal onde criaremos nossa rede de experiências e comunicação.

Neste momento consideramos que nada é mais importante que a saúde e a segurança de nossa comunidade. A reclusão é um ato de responsabilidade de todas e todos. Alinhados ao nosso papel educativo, na formação de artistas e públicos da cultura, durante toda a semana compartilharemos conteúdos digitais especialmente selecionados para que essa quarentena seja mais leve e acolhedora, com informações sobre artes visuais e cultura.


ATIVIDADE 17: CONSTRUIR UM BRINQUEDO
Para crianças e suas famílias
Materiais sugeridos: madeiras, galhos de árvore, pedras, barbantes, tecidos, sucatas, tinta e objetos diversos

Brinquedos são objetos que contém a magia de se transformar naquilo que a gente quiser, quando a gente quiser, como a gente quiser. O artista e educador Guilherme Teixeira propõe a participação do público em seus trabalhos através de jogos e brincadeiras. No trabalho “Construção infinita”, Guilherme convida os participantes a criarem juntos lugares imaginários, utilizando peças de montar com formas, cores e tamanhos diferentes, feitas de madeira, troncos e galhos de árvore, pedras, barbantes, etc.

Podemos criar peças para jogos com os objetos e materiais que encontramos na nossa casa. Vamos criar um brinquedo de montar e inventar estruturas como fez o Guilherme?

Busque na sua casa materiais para criar as peças do seu brinquedo: madeiras, galhos, pedras, barbantes, tecidos, sucatas, tampas, tinta e objetos diversos. A ideia é colocar as peças juntas de diversas maneiras, criando caminhos, estruturas, personagens, cenários…

Peça a ajuda de um adulto caso seja necessário cortar, lixar e pregar os materiais escolhidos para o seu jogo.

• Use a sua imaginação e procure todos os tipos de materiais que encontrar na sua casa para construir as peças do seu brinquedo de montar: madeiras, galhos de árvore, pedras, barbantes, tecidos, sucatas, tinta, objetos diversos etc.

• Leve os materiais que você recolheu para um lugar da casa que em possa manuseá- los, prepará-los e brincar com eles.

• Organize os materiais no espaço como quiser, de maneira que eles fiquem acessíveis para você prepará-los, selecioná-los e usá-los na sua construção.

• Veja se há materiais que você gostaria de cortar em formas diferentes: triângulos, quadrados, círculos, etc. Procure lixar as peças que tenham áreas ásperas que possam te machucar, deixe-as bem lisas e limpas. Peça para um adulto te ajudar nesse momento.

• Você pode pintar algumas peças que você achar necessário. Deixe secar antes de usá-las. Procure deixar alguns na cor natural para criar diversidades e um efeito divertido quando construir o seu lugar imaginário.

• Já imaginou como será esse lugar inventado? Quando todas as peças do seu brinquedo estiverem prontas, imagine os lugares que você pode construir.

• O que tem nesse lugar? Rios, pontes, ruas, casas, montanhas, praia, árvores, seres vivos…

• Convide as pessoas da sua casa para construírem juntos um lugar imaginado por vocês. Monte as peças do seu brinquedo colocando-as uma a uma até formar todos os elementos do lugar como imaginou e, quando terminarem, inventem um nome para o lugar que construíram. São muitas as possibilidades de usar as peças colocando elas em infinitas posições. Experimente desfazer e fazer diversos lugares diferentes!

• Existem muitas formas de transformar objetos e materiais do nosso cotidiano em brinquedos. Procure na sua casa todo tipo material e sucata e imagine o que você pode construir com eles: engenhocas, marionetes, personagens, binóculos, telefone sem fio, jogo de boliche, bilboquê, robôs, etc.

Procure saber mais sobre o artista: Guilherme Teixeira.
Conheça também outros artistas que fazem brinquedos e jogos: Abraham Palatnik, Alexander Calder, Getúlio Damado, Guto Lacaz e Prili.

Compartilhe a sua experiência com fotos ou vídeos no feed do instagram com a hashtag #ParquinhoLageficaemcasa ou marque @parquelage nos stories. Adoraríamos conferir como está o seu diário de bordo.